Contato

Manchete

Secretaria de Saúde mantém as ações do projeto De Qorpo & Alma em 2021

A Secretaria de Saúde, através do Sistema de Saúde Mental, mantém as ações do projeto “De Qorpo & Alma”, todas as quartas-feiras, em turno integral, no Espaço de Cuidados em Saúde Mental, na localidade do Passo Novo. Devido à pandemia, as atividades estão sendo restritas, seguindo todos os protocolos de segurança.

As atividades envolvem corte de cabelo, esmaltação de unhas, benzeduras, atenção básica de promoção da saúde física e mental. O objetivo principal é promover a saúde preventiva, importante mecanismo de apoio contra as doenças mentais, assim como dar assistência aos idosos que residem, de forma independe, na localidade.

Nádia Mileto, diretora da Saúde Mental, uma das idealizadoras do projeto, explica que este trabalho envolve muito mais que cuidados estéticos, pois ajuda a manter em dia a saúde, a autoestima, o bem estar e a capacidade lógica e cognitiva, tanto de quem é beneficiado, quanto os voluntários que atuam nas ações.

Batizado inicialmente como Maluco Beleza, o projeto foi fundado em março de 2016 com o objetivo de atender não só os vulneráveis e idosos, mas mobilizar os pacientes e familiares da saúde mental. Em 2019 o projeto mudou de nome, passando a ser chamado de “De Qorpo e Alma”, atendendo várias localidades do município e adjacências.

Cada encontro envolve um time, composto por parceiros da área estética e voluntários da Associação de Usuários e Familiares e Militantes da Saúde Mental – ALFAMISMA.

Devido ao coronavírus e a falta de voluntários, as atividades estão acontecendo somente na localidade do Passo Novo.

Para as pessoas que gostariam de atuar como voluntárias ou serem parceiras oferecendo serviços de salão de beleza e estética, entre em contato pelo telefone: (55) 99155 – 3363 e (55) 99974 – 2921.

Informações: Prefeitura de Alegrete

Publicidade
Comentários

Manchete

Condenação para acusado de matar por ciúmes em Alegrete

Rafael Echevarria Borba sentencia Pedro Cesar Fonseca a 23 anos de prisão após homicídio durante transmissão de futebol

Pedro Cesar Fonseca foi condenado a 23 anos e 4 meses de prisão por matar um homem a facadas em Alegrete, no dia 19 de novembro. O crime, ocorrido em 8 de outubro de 2023, foi motivado por ciúmes, segundo o Ministério Público.

A vítima foi atacada numa loja de conveniência durante a transmissão de um jogo de futebol. O juiz Rafael Echevarria Borba determinou o cumprimento imediato da pena e manteve Fonseca em prisão preventiva.

A decisão reflete a gravidade do ato e a importância da justiça em casos de violência.

 

Continue lendo

Manchete

Juíz determina remoção de presos de Alegrete devido à superlotação

O Juiz de Direito Rafael Echevarria Borba, da Vara Adjunta de Execuções Criminais da Comarca de Alegrete, determinou, nesta segunda-feira (18/11), que a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) faça as remoções de presos do Presídio Estadual de Alegrete necessárias para o cumprimento do teto de 110 pessoas recolhidas no local.

Em inspeção judicial, realizada nesta segunda-feira (18/11), foi constatada a presença de 147 presos. Segundo o magistrado, o presídio foi projetado para receber 59 pessoas, com limite de 110, que é o número de camas existentes.  Durante a enchente, devido à situação de calamidade pública, temporariamente, o teto havia sido relativizado para 140 presos.

“No que diz respeito ao Presídio Estadual de Alegrete, a situação estrutural dele é caótica. Não foram reformadas as celas nem foi feita a reforma da parte elétrica. É urgente, nesse passo, a tomada de medidas drásticas para que sejam obedecidas as decisões judiciais.  O calor na fronteira oeste está absurdo, é absolutamente insalubre dentro das celas superlotadas e, não tendo sido reformada a parte elétrica, o risco de incêndio com a utilização de ventiladores é real”, pontua o magistrado.

Continue lendo

Manchete

Alegrete em destaque na final do ENART com o Grupo Ibirapuitã

Através do chamamé, o grupo Ibirapuitã visa celebrar a diversidade e riqueza cultural gaúcha em Santa Cruz do Sul

O Grupo Nativista Ibirapuitã garantiu lugar na final do ENART, marcada para este domingo em Santa Cruz do Sul. Destacaram-se com a história do chamamé, ritmo latino influenciado por imigrações europeias.

A preparação envolveu ensaios rigorosos e coreografias de Rafael Machado e Taiara Carus, visando capturar a essência cultural do chamamé.

O ENART reúne grupos de dança tradicional gaúcha, e o Ibirapuitã busca impressionar jurados e público com sua performance. A final promete ser um momento de celebração da cultura gaúcha, com diversidade e riqueza cultural em destaque.

 

Continue lendo

Facebook

Previsão do tempo

 

 

Popular