Corona Vírus
Estado registra primeiro óbito por síndrome inflamatória em criança associada ao coronavírus
A Secretaria da Saúde (SES) divulgou no boletim epidemiológico da Covid-19 desta semana o primeiro óbito no Estado por Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica (SIM-P). Trata-se de um menino de 7 anos residente em Alto Feliz, na Serra. A doença está associada ao coronavírus, com manifestações tardias após a infecção, podendo ou não a criança ter apresentado sintomas respiratórios de Covid-19. No Rio Grande do Sul, desde agosto, quando iniciou a investigação dessa síndrome no país, já foram confirmados 25 casos, dos quais 24 já tiveram a evolução de alta hospitalar. As idades variam de 0 a 15 anos.
A doença é caracterizada por febre persistente acompanhada de sintomas que podem incluir gastrointestinais (dor abdominal), conjuntivite, exantema (manchas vermelhas na pele), erupções cutâneas, dentre outros. Os sintomas respiratórios não estão presentes em todos os casos.
O caso do menino de Alto Feliz iniciou com uma internação em 1º de janeiro com quadro clínico inicialmente suspeito de apendicite. Contudo, exames descartaram essa e outras possíveis causas, tendo a comprovação para a SIM-P após exames de sangue específicos (que apontaram marcadores inflamatórios característicos), além de teste positivo para o coronavírus, mesmo sem nenhum sintoma respiratório prévio ou no momento na internação. A criança recebeu tratamento com imunoglobulina, precisou de internação em UTI, vindo a óbito em 11 de janeiro.
Perfil dos casos no RS
Sexo
Feminino: 8
Masculino: 17
Idades
Menores de 1 ano: 3
Entre 1 e 5 anos: 7
Entre 6 e 10 anos: 11
Entre 11 e 15 anos: 4
Municípios de residência
Alto Feliz: 1
Alvorada: 1
Cachoeirinha: 1
Canoas: 1
Encantado: 1
Gravataí: 1
Guaporé: 1
Miraguaí: 1
Nova Petrópolis: 1
Parobé: 2
Porto Alegre: 9
Santa Maria: 1
Santo Antônio da Patrulha: 1
São Leopoldo: 1
Tramandaí: 1
Viamão: 1
Histórico
Durante pico da pandemia da Covid-19 na Europa, em abril de 2020, houve alertas sobre a identificação de uma nova apresentação clínica em crianças, possivelmente associada à infecção pelo Sars-CoV-2 (vírus causador da Covid-19). Posteriormente, foi definida Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica (SIM-P). Diante da emergência, em julho do ano passado, o Ministério da Saúde, implantou o monitoramento nacional da ocorrência da SIM-P temporalmente associada à Covid-19.
Embora tenha o quadro clínico bastante semelhante à Síndrome de Kawasaki, a SIM-P geralmente ocorre em crianças mais velhas, com alterações evidentes dos marcadores inflamatórios e disfunção cardíaca. A maioria dos casos relatados apresentam exames laboratoriais que indicam infecção atual ou recente pelo Sars-CoV-2 (por biologia molecular ou sorologia) ou vínculo epidemiológico com caso confirmado para Covid-19.
Até a última atualização por parte do Ministério da Saúde (em 24 de outubro), já eram 511 casos no país com 35 óbitos entre eles.
Corona Vírus
Neste sábado foram registrados 54 casos positivos
Neste sábado (27) foram registrados 54 casos positivos, 27 mulheres e 27 homens, com idades entre 02 e 89 anos. Também foram registrados 35 recuperados.
Há 08 pacientes na UTI Covid e 18 no Hospital de Campanha, sendo 10 positivos e 08 aguardando resultado de exames.
Hoje foi registrado o óbito de uma mulher de 46 anos em decorrência de complicações da Covid-19.
Atualmente são 5.022 casos confirmados, com 4.305 recuperados, 652 ativos (634 estão ativos em isolamento domiciliar e 18 hospitalizados positivos de Alegrete) e 65 óbitos.
Foram realizados 19.901 testes, sendo 14.662 negativos, 5.022 positivos e 217 aguardando resultado. Em observação com síndrome gripal são 953 pessoas.
Corona Vírus
Mulher de 26 anos, sem comorbidades morre de Covid
Nesta sexta-feira (26) foram registrados 68 casos positivos, 44 mulheres e 24 homens, com idades entre 07 e 95 anos. Também foram registrados 34 recuperados. Há 07 pacientes na UTI Covid e 04 no Hospital de Campanha. Hoje foi registrado o óbito de uma mulher de 26 anos, sem comorbidades, em decorrência de complicações da Covid-19.
Atualmente são 4.968 casos confirmados, com 4.270 recuperados, 634 ativos (623 estão ativos em isolamento domiciliar e 11 hospitalizados positivos de Alegrete) e 64 óbitos.
Foram realizados 19.740 testes, sendo 14.530 negativos, 4.968 positivos e 242 aguardando resultado. Em observação com síndrome gripal são 953 pessoas.
Corona Vírus
Vacinação de idosos movimenta o PAM
Praticamente todas unidades de ESFs da cidade estão vacinando idosos acima de 81 anos nesta manhã.
No PAM, que também concentra a administração da Secretaria da Saúde, o movimento está intenso, com vacinação dos idosos, que recebem a dose sem precisar descer do automóvel.
No início da manhã, longas filas veículos se formaram, mas por volta das 10h a situacão já estava se normalizando.
De outro lado, a Defesa Civil está convidando voluntários para atuarem num gripário que estará sendo montado no ginásio do IEEOA. Estas equipes serão devidamente treinadas para se juntarem ao mutirão de combate à maior crise da pandemia até agora.
-
Cidade5 meses atrás
Cavalarianos desfilam pelas ruas do Alegrete em homenagem ao 20 de Setembro
-
Polícia3 meses atrás
Racismo em Alegrete. Idosa é gravada xingando com injúria racial
-
Polícia5 meses atrás
Atualizado. Carro com placas de Alegrete é esmagado por Scânia em Eldorado
-
Canal Em Questão6 meses atrás
Catadora de latinhas em Alegrete, Jenifer muda sua história e vira Lojista e youtuber na Capital
-
Manchete5 meses atrás
Rivalidade entre facções resulta em mais uma vítima nesta madrugada
-
Cidade1 ano atrás
Mais de 60 crianças desfilaram na escolha da Corte Mirim da UABA
-
Manchete4 meses atrás
Alegretense encontrado morto boiando dentro do lago em Guarapuava PR
-
Política3 meses atrás
Corrigido.Fenômeno eleitoral de Alegrete, o Bocão, gastou só R$ 360,00