Manchete
Calorão de 40º pode provocar forte temporal com vendaval no estado
Alerta emitido pela MetSul aponta que sexta-feira pode marcar chegada de temporal com vendaval, forte chuva e queda de raios do Rio Grande do Sul
Na noite desta quinta-feira, 24 de setembro, a MetSul Meteorologia emitiu um alerta para complexo cenário sexta-feira e domingo. Segundo a publicação, cenário trará calor muito intenso para parte do Rio Grande do Sul, vento forte a intenso e risco de registro de temporais, alguns fortes a severos, com potencial de vendavais e granizo em perigoso cenário de tempo severo.
Ainda de acordo com a MetSul, as mudanças do tempo já devem ocorrer a partir desta sexta, mas não em todo o Estado, devendo a instabilidade afetar todas as regiões gaúchas ao longo do fim de semana, especialmente no domingo.
Em Camaquã, a temperatura mais alta deve ser registrada no sábado, dia 26: 27ºC na parte da tarde. Na sequência, a região terá pancadas de chuva esparsas, até a chegada do temporal, entre sábado e domingo.
Em vídeo, a meteorologista Estael Sias trouxe o alerta para todo o Estado. Assista:
Segundo a MetSul, uma massa de ar muito quente está ingressando no Rio Grande do Sul a partir do Norte da Argentina e elevou a temperatura para 32,3ºC nesta quinta-feira em Santa Rosa, Noroeste gaúcho. O fluxo de ar quente para o Estado vai aumentar entre esta sexta e, sobretudo, o sábado à medida que uma corrente de jato em baixos níveis, transportando ar quente, tende a se intensificar e atuar sobre o território gaúcho. Esta corrente de vento a cerca de 1.500 metros de altitude ganha força a partir do sábado e, especialmente, no domingo sobre o Estado.
As projeções dos modelos indicam esta corrente de jato com intensidade atipicamente forte com vento de até 120 km/h a cerca de 1.500 metros de altitude.
Com isso, há risco de vento Norte com rajadas fortes a ocasionalmente até intensas de vento do quadrante Norte durante o fim de semana, especialmente na região de Santa Maria, nos vales e na Metade Norte gaúcha. Há risco de forte vento do quadrante Norte ainda nos estados de Santa Catarina e do Paraná, especialmente no Oeste, assim como no Mato Grosso do Sul e no Paraná no domingo.
A MetSul Meteorologia alerta para complexo cenário meteorológico entre esta sexta-feira e o domingo que trará calor muito intenso para parte do Rio Grande do Sul, vento forte a intenso e risco de registro de temporais, alguns fortes a severos, com potencial de vendavais e granizo em perigoso cenário de tempo severo. As mudanças do tempo já devem ocorrer a partir desta sexta, mas não em todo o Estado, devendo a instabilidade afetar todas as regiões gaúchas ao longo do fim de semana, especialmente no domingo.
Confira detalhadamente com os mapas do tempo no estado da
Met Sul Meteorologia .
Ar muito quente está ingressando no Rio Grande do Sul a partir do Norte da Argentina e elevou a temperatura para 32,3ºC nesta quinta-feira em Santa Rosa, Noroeste gaúcho. O fluxo de ar quente para o Estado vai aumentar entre esta sexta e, sobretudo, o sábado à medida que uma corrente de jato em baixos níveis, transportando ar quente, tende a se intensificar e atuar sobre o território gaúcho. Esta corrente de vento a cerca de 1.500 metros de altitude ganha força a partir do sábado e, especialmente, no domingo sobre o Estado.
As projeções dos modelos indicam esta corrente de jato com intensidade atipicamente forte com vento de até 120 km/h a cerca de 1.500 metros de altitude. Com isso, há risco de vento Norte com rajadas fortes a ocasionalmente até intensas de vento do quadrante Norte durante o fim de semana, especialmente na região de Santa Maria, nos vales e na Metade Norte gaúcha. Há risco de forte vento do quadrante Norte ainda nos estados de Santa Catarina e do Paraná, especialmente no Oeste, assim como no Mato Grosso do Sul e no Paraná no domingo.
Projeção de vento a 1.500 metros de altitude do modelo GFS para sábado à noite
Projeção de vento a 1.500 metros de altitude do modelo GFS para madrugada do domingo
Projeção de vento a 1.500 metros de altitude do modelo GFS para meio-dia de domingo
A influência deste corredor de vento na baixa troposfera deverá se dar igualmente com a temperatura. Ar muito quente invade o Estado e traz calor muito intenso, em jornada mais típica de muito calor de verão, especialmente no Norte e no Noroeste gaúcho. São esperadas marcas de 37ºC a 38ºC na Fronteira Oeste e no Noroeste, não se descartando mesmo registros perto de 40ºC em alguns pontos. Em cidades do Norte, mesmo de maior altitude, como do Planalto Médio e Alto Jacuí, as máximas podem alcançar entre 32ºC e 34ºC no sábado.
Projeção de temperatura do modelo WRF para a tarde de sábado
No Sul e no Leste do Rio Grande do Sul, por instabilidade, não se espera aquecimento com tal magnitude e em algumas cidades sequer faz calor. Por conta da atuação muito forte do jato, a madrugada e a manhã do domingo pode anotar temperatura atipicamente alta em diversas cidades do Centro e o Norte do Rio Grande do Sul, até ao redor de 30ºC em vales e encostas da Serra.
Esta instabilidade é o ponto mais difícil do prognóstico. O modelo de alta resolução regional WRF, em projeção que não é acompanhada pelos modelos globais, indica que entre a tarde e noite desta sexta-feira se formaria uma frente quente no Rio Grande do Sul. Sinaliza chance de instabilidade isolada entre o Oeste e o Centro gaúcho depois atingir o Sul e o Leste gaúcho no final do dia e no começo do sábado.
Projeção de instabilidade do modelo WRF para 0h de sábado
As frentes quentes, por regra, trazem chuva forte isolada, raios e granizo isolado, risco que não está descartado no Sul e no Leste gaúcho no final da sexta e durante o sábado, quando este sistema deve se intensificar nestas regiões.
O dia crítico para tempo severo no Rio Grande do Sul será o domingo, quando uma frente fria vai avançar pelo Estado, encontrando massa de ar muito quente com valores de pressão atmosféricos baixos e ainda sob a presença de intensa corrente de jato em baixos níveis. Esta frente fria começa a ingressar pelo Oeste a partir da madrugada e na primeira metade do domingo já alcança grande parte do território gaúcho. Conforme os dados analisados pela MetSul, há a possibilidade de formação de linha de tempestades, o que agrava o risco de vendavais.
Projeção de instabilidade do modelo WRF para 3h do domingo
Projeção de instabilidade do modelo WRF para 9h de domingo
A MetSul Meteorologia adverte que no deslocamento desta frente fria pelo Rio Grande do Sul durante o domingo se espera chuva em todas as regiões, sem volumes altos na maioria das localidades, mas com ocorrências de chuva localmente forte a intensa por conta de temporais. Algumas tempestades podem ser fortes a severas com potencial de granizo e vento.
Se nos últimos episódios de tempo severo no estado gaúcho, a MetSul indicou granizo como o maior risco, desta vez a maior preocupação é com vento. Há um alto risco de vendavais no deslocamento deste sistema e que, isoladamente, podem ser muito fortes e com potencial de danos. Ante a presença da corrente de jato em baixos níveis muito intensa, o cenário pode se tornar propício a atividade tornádica. Porto Alegre e a região metropolitana estão entre as áreas de risco de tempo severo, assim como grande parte do Rio Grande do Sul.
Com a instabilidade associada à frente fria, a temperatura declina e as cidades que tiveram muito calor no sábado à tarde terão marcas muito menores no mesmo horário no domingo. Ar mais frio ingressa no começo da semana na sequência da frente fria, mas não se trata de uma massa de ar frio de maior intensidade e o resfriamento será modesto na maioria das áreas com mais frio na madrugada da terça no Sul gaúcho e fronteira com o Uruguai.
Créditos : Met Sul Meteorologia ( Previsão completa do tempo no Rs)
Manchete
Pontilhão sobre o arroio Capivari em recuperação
A Câmara Municipal de Alegrete realizou uma reunião institucional com o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER) para reivindicar melhorias para a situação da Ponte do Capivari. O encontro ocorreu no começo deste mês e foi articulado pelo vereador Cléo Trindade.
Durante a reunião, o superintendente da 9ª Superintendência Regional do DAER, engenheiro Paulo de Tarso Meister, informou que a ponte segue em processo de recuperação provisória. Segundo o engenheiro, a próxima etapa da obra depende da entrega do madeiramento que será utilizado nas guias de transporte e da melhoria das condições climáticas, já que o período de chuvas tem dificultado a execução dos serviços e a trafegabilidade na região.
O superintendente também informou que está prevista a instalação de estruturas para limitar a altura e a largura dos veículos que utilizam a ponte. A medida tem como objetivo restringir o tráfego até a realização da recuperação definitiva.
Além do vereador Cléo Trindade, o vereador Leandro Meneghetti também acompanha o andamento dos serviços e os encaminhamentos junto ao DAER.
A Câmara Municipal seguirá acompanhando as intervenções e cobrando do órgão estadual a continuidade das obras e medidas que garantam mais segurança e melhores condições de circulação na Ponte do Capivari.
Manchete
BAGRE FAGUNDES MORRE AOS 86 ANOS E DEIXA O RIO GRANDE DO SUL EM LUTO
A VOZ DO “CANTO ALEGRETENSE” SE CALA, MAS O LEGADO PERMANECE
O Rio Grande do Sul perdeu neste domingo (2) um de seus maiores símbolos culturais. Morreu, aos 86 anos, em Porto Alegre, o tradicionalista, cantor e compositor Euclides Fagundes Filho, o Bagre Fagundes, coautor de um dos maiores hinos da identidade gaúcha, Canto Alegretense. O artista estava internado desde maio, após sofrer uma parada cardiorrespiratória provocada por um engasgo, e seu estado de saúde inspirava cuidados desde então.
Patriarca da família Os Fagundes, Bagre dedicou décadas à valorização da cultura regional, levando a música nativista a diferentes gerações. Sua obra ajudou a fortalecer o sentimento de pertencimento do povo gaúcho e projetou Alegrete para todo o país.
A notícia provocou uma onda de homenagens. Artistas, lideranças culturais e autoridades destacaram sua generosidade, seu compromisso com a tradição e a influência decisiva na formação de novos talentos. O governador do Estado anunciou que o velório será realizado no Palácio Piratini, uma homenagem reservada a personalidades de extraordinária relevância para a história gaúcha.
Mais do que um músico, Bagre Fagundes tornou-se um guardião da memória cultural do Rio Grande do Sul. Sua partida encerra um capítulo da música nativista, mas suas canções seguirão ecoando em festivais, CTGs, escolas e rodas de chimarrão, mantendo viva a essência do povo gaúcho.
O LEGADO DE BAGRE FAGUNDES
Quem foi Bagre Fagundes?
• Nome: Euclides Fagundes Filho.
• Morreu aos 86 anos, em Porto Alegre.
• Coautor do clássico Canto Alegretense, ao lado de Nico Fagundes.
• Patriarca do grupo Os Fagundes.
• Referência da música nativista e do tradicionalismo gaúcho.
• Incentivou gerações de artistas e defensores da cultura regional.
• Receberá homenagem oficial com velório no Palácio Piratini.
• Seu legado ultrapassa a música e integra o patrimônio cultural do Rio Grande do Sul.
• Canções como Canto Alegretense seguem como símbolos da identidade gaúcha.
• A despedida mobiliza milhares de admiradores em todo o Estado.
• A cultura gaúcha perde uma de suas vozes mais emblemáticas.
• A história de Bagre Fagundes permanecerá viva na memória e no coração dos gaúchos.
Manchete
Preso em Alegrete fugitivo por tentativa de feminicídio em Porto Alegre
O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), localizou na terça-feira, 15 de julho, um homem de 67 anos condenado por tentativa de feminicídio em Porto Alegre.
A captura ocorreu em Alegrete, após troca de informações entre o GAECO e as agências Local de Inteligência do 6º Batalhão de Polícia de Choque e Regional do Delta do Jacuí (CRPM-DJ) da Brigada Militar (BM). O condenado estava foragido desde 2022.
O crime ocorreu em 17 de dezembro de 2016, no bairro Vila João Pessoa, na Capital. Conforme a investigação, durante uma discussão em família, o homem atacou a então companheira, que tinha 58 anos na época, com uma faca de cozinha, causando ferimentos na região do pescoço. A agressão foi interrompida após a intervenção de familiares e a vítima foi socorrida e encaminhada para atendimento médico.
A prisão foi realizada por policiais militares após o repasse de informações do GAECO. O homem possuía mandado de prisão decorrente de condenação transitada em julgado, ou seja, sem possibilidade de recurso, e foi encaminhado para os procedimentos legais e o cumprimento da pena em regime fechado.
PROJETO PROTETOR
O Projeto Protetor é uma iniciativa do MPRS com coordenação do GAECO e tem como objetivo localizar e prender foragidos investigados ou condenados por crimes praticados no contexto de violência doméstica e familiar contra a mulher.
A ação, que iniciou este ano, reúne esforços do GAECO e de órgãos de segurança pública para dar efetividade às decisões judiciais, ampliar a proteção das vítimas e combater a impunidade em casos de violência de gênero.
-
Cidade6 anos atrás
Cavalarianos desfilam pelas ruas do Alegrete em homenagem ao 20 de Setembro
-
Cidade7 anos atrás
Folia e diversão no enterro dos ossos da descida dos blocos 2020
-
Polícia6 anos atrás
Racismo em Alegrete. Idosa é gravada xingando com injúria racial
-
Manchete5 anos atrás
Jovem médica alegretense morre em acidente na 290
-
Polícia2 anos atrás
Acidente fatal faz vítima fatal mulher jovem de 28 anos
-
Polícia3 anos atrás
Advogada é surpreendida por depoimento de Emerson Leonardi
-
Esportes4 anos atrás
Pauleira em baile viraliza nas redes sociais
-
Esportes7 anos atrás
Fluminense vence o Grêmio de Goleada na Categoria Master dos jogos da LAF











