Contato

Educação

Uruguaiana diz que não retomará aulas presenciais conforme determinado pelo governo estadual

A Secretaria de Educação de Uruguaiana divulgou, nesta quarta, que o município não irá cumprir o calendário de retomada de aulas presenciais proposto pelo Governo do Estado. O Executivo municipal, em reunião com o Ministério Público Estadual (MPE), compartilhou informações importantes, entre elas o déficit de servidores (idade, doenças pré-existentes e outros itens incluídos no grupo de risco) em razão da pandemia. “Índice expressivo no universo de professores e servidores da rede de ensino”, diz Maria Helena Bairros Machado. Além disso, o município teme pela segurança da saúde das crianças devido a vulnerabilidade social.

Nesta quinta-feira, o Centro de Operações de Emergência (COE) do município estará reunido no modo on-line para tratar do futuro calendário escolar como também sobre a maneira com que o Centro questionará o Governo do RS sobre o retorno dos alunos das escolas estaduais, já que o transporte dos estudantes é encargo da prefeitura.
Por: Fred Marcovici/Correio do Povo
Continue lendo
Publicidade
Comentários

Educação

Prefeitura de Alegrete recebe ônibus escolar do Governo Estadual

O prefeito em exercício de Alegrete, Jesse Trindade, esteve em Porto Alegre, na quinta-feira (21), onde participou do ato de entrega de 46 ônibus escolares, através do Programa Caminho da Escola. O município foi contemplado com 01 veículo, adquirido com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

O ônibus comporta 44 alunos sentados e possui uma plataforma para receber estudantes cadeirantes, ideal para o transporte na zona rural.

O evento contou com a presença do governador Eduardo Leite, dos secretários da Educação, Faisal Karam, e de Planejamento, Governança e Gestão, Claudio Gastal e do deputado federal Carlos Gomes, um dos articuladores do recurso junto ao Ministério da Educação.

O governador Eduardo Leite agradeceu a parceria do FNDE e disse que a segurança na educação também vem do transporte escolar.

O prefeito em exercício destaca que uma das maiores preocupações da gestão do prefeito Márcio Amaral é proporcionar uma educação de qualidade. “O município vem buscando fazer a sua parte, mas é importante o auxílio dos governos estadual e federal, pois estes recursos possibilitam oferecer uma melhor estrutura de transporte e segurança para os alunos”.

Continue lendo

Educação

Deputado Luiz Marenco destina cem mil para a Escola Lauro Dornelles

Na quarta-feira (20), estiveram em agenda no município, os assessores do Deputado Estadual Luiz Marenco (PDT), Edvar Junior e Marconi Barbosa que foram acompanhados pelo ex-vereador Rudi Pinto e por Julio Rocha.

Na oportunidade, os representantes do parlamentar visitaram na Câmara de Vereadores onde foram recepcionados pela presidente da Casa, Firmina Soares (PDT) e pelos vereadores da bancada do PDT, Eder Fioravante, Moisés Fontoura e Dileusa Alves. “Foi uma ótima conversa onde colocamos o gabinete do Deputado Marenco a disposição dos vereadores e também do povo Alegretense.

Queremos, cada vez mais, estar presentes no município, sabemos o quanto a metade sul, e principalmente, a Fronteira-oeste, é carente de recursos e de políticas públicas que requerem força política, e o deputado Marenco está pronto para brigar por está terra” disse Júnior.

Já a Presidente do Legislativo, Firmina Soares, em sua fala deixou claro que Alegrete precisa que mais deputados somem esforços para ajudar no desenvolvimento do município. “Esta Casa está sempre aberta para quem quer ajudar o Alegrete. Vocês são sempre bem-vindos porque vêm trazer recursos e apoio ao nosso município”, disse.

EMENDA PARLAMENTAR – A tarde, a comitiva política esteve junto a Escola Estadual Dr. Lauro Dornelles para ratificar o compromisso de uma emenda parlamentar impositiva no valor de 100 mil, destinada aquele educandário.

Estavam presentes a diretora Mirza Nunes e parte do seu corpo de gestão que fizeram uma extensa explanação das dificuldades que a escola enfrenta, mas também, da ótima prestação de serviço oferecida pela mesma que atende alunos das séries iniciais, ensino fundamental, médio e pós-médio além de uma constante preocupação em incentivar a cultura através da premiada Banda Musical Dr Lauro Dornelles e do Espaço qualificado (Sala de Dança) muito bem equipada e moderna, uma forma de manter os alunos voltados para a arte, música e a cultura.
“Esta emenda vem em boa hora. Estamos realmente precisando de recursos para ajudar a tocar a escola e o Deputado Marenco demonstrou que é muito preocupado com a Educação”, finalizou Junior.

Já no final da tarde, o grupo participou do programa na Rádio Web Tendências, Tô na Rádio, onde puderam conversar sobre os mais diversos assuntos de interesses da comunidade Alegretense e, com participação especial do Deputado Luiz Marenco de modo virtual, que comunicou com o apresentador Rudi Pinto.

PARCERIA – O Deputado Luiz Marenco tem como principais plataformas de trabalho a defesa da música, da cultura, da educação e da saúde, não esquecendo os trabalhadores e servidores públicos.

Neste sentido, Rudi Pinto, à época vereador, procurou o parlamentar e propôs um projeto para instituir Alegrete a Capital Estadual da Linguiça Tradicional Campeira. Luiz Marenco, então, protocolou o PL 312/2019 que foi aprovado pelos demais pares do Legislativo gaúcho.

De lá para cá, foram inúmeras ações conjuntas como o Seminário + Turismo RS realizado aqui no Alegrete, apoio ao Turismo Farroupilha, emendas parlamentares e, agora, com a possibilidade de uma assessoria de gabinete que se consolida pela representação regional de Julio Rocha a partir do mês de fevereiro.

Continue lendo

Educação

Secretaria de Educação Esporte e Lazer empossa os diretores da rede municipal de educação

A Prefeitura de Alegrete, através da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer – SECEL, realizou a posse dos novos diretores e vice-diretores da rede municipal de educação. Ao todo são 34 novos diretores e 27 vice-diretores, que permanecerão por dois anos.

Angela Viero, secretária da SECEL, acredita que a Secretaria de Educação, ao longo da sua trajetória, assumiu sua responsabilidade pela construção da história, deixando marcas que justificam a existência e motivam novas buscas. “Quando os objetivos são compartilhados, os profissionais envolvidos se dispõem a contribuir para a concretização dos objetivos. Com isso, a administração realizou a posse dos diretores e vice-diretores das escolas da rede municipal de ensino, onde teve a oportunidade de salientar a importância da responsabilidade, dedicação, dinamismo, criatividade quanto ao trabalho a ser desenvolvido frente às escolas”, conclui.

As equipes terão um grande desafio onde deverão criar vínculos com a comunidade escolar, dar foco ao aprendizado, para que possam direcionar o trabalho de forma democrática, bem como foram realizadas as escolhas de cada diretor e vice-diretor, priorizando a formação, currículo e capacidade de gestão.

Abaixo, confira a relação das escolas com os novos diretores e vice-diretores:

EMEB FRANCISCO CARLOS
Diretora: Daniela Ferreira Antunes
Vice-Diretora: Rosicler da Cunha Cenci

EMEI GUTO PEREIRA
Diretora: Marione Jaques da Silva
Vice-Diretora: Silvana Cardona Peres

EMEB PRINCESA IZABEL
Diretora: Cenilse Reolon Anibale
Vice-diretora: Ana Paula Durrewald Cassol Brandli

EMEI MARIO QUINTANA
Diretora: Luciele Dorneles Krug da Silveira
Vice-Diretora: Terezinha Nunes Carneiro

EMEB VILAVERDE
Diretora: Ana Cláudia De Gregori Ramos
Vice-Diretora: Letícia Trindade Stadulni De Mendonça

EMEB LUIZA DE FREITAS VALLE ARANHA
Diretora: Sônia Mariza da Silva Dotto
Vice-Diretora: Marla Marion Farias Barreto de Oliveira

EMEB MARCELO FARACO
Diretora: Jane Maria Carvalho Perosa
Vice – diretora diurno: Ariane Gonçalves Machado
Vice- diretora noturno: Cátia Simone dos Santos Braga

EMEB EURÍPEDES BRASIL MILANO
Diretora: Marta Terezinha da Costa Silva
Vice-Diretora: Mariele Vieira de Araújo

EMEB HONÓRIO LEMES
Diretor: Carlos Augusto Goulart Dorneles
Vice-Diretora: Clariani Souza Rocha

EMEB LIONS CLUBE
Diretor: Daltro Fernandes Silva
Vice-diretor: Batista Gardineli Alvarenga Alves
Vice-diretora: Karim Glauce Rodrigues Marques

EMEB WALDEMAR BORGES
Diretora: Elenice Carvalho Alves
Vice-Diretora: Ângela Rossi
Vice-Diretor: Luiz Roberto Mafaldo D. Júnior

EMEB ALCY CHEUICHE
Diretora: Liana Arrussul Severo
Vice-Diretora: Elenir Silveira Marques

EMEB FERNANDO FERRARI
Diretora: Adriana Dotta Garcez Almirão
Vice-Diretora: Irene de Oliveira Rubim

EMEB COSTA LEITE
Diretor: Benhur Soares Leal

EMEB JOÃO CADORE
Diretora: Quelen Goulart de Oliveira Zacarias
Vice-diretora: Eliane Almeida dos Santos

EMEB MURILLO NUNES
Diretor: Sandro Guterres Barúa
Vice – diretora: Patricia de Souza Botelho

EMEB CONSTANTINO DE SOUZA NUNES
Diretor: Luiz Demilvão Irala Abreu

EMEB FRANCISCO MAFALDO
Diretor: Carlos Inar Quadros Dorneles

EMEB ALFREDO SOARES LEÃES
Diretora: Maria Zeli Ferreira Liscano Medeiros
Vice-diretora: Giane Luisa do Nascimento Silva

EMEB SILVESTRE GONÇALVES
Diretora: Cimara Rocha Severo

EMEI ARNALDO DA COSTA PAZ
Diretora: Talís da Silva Vargas
Vice-diretora: Graciele Ramos de Ramos

EMEI IBIRAPUITÃ
Diretora: Tatiana Uhlmann Praia
Vice-Diretora: Marisabel Peccin

EMEI MANOEL ESTIVALLET
Diretora: Catiane de Campos Panziera Sobrosa

EMEI GENTE MIÚDA
Diretora: Idelcina Noetzold da Silva
Vice-diretora: Elizete Borges Vargas

EMEI TENENTE SALUSTIANO PRATES
Diretora: Ivana Dalcin Bortolás
Vice-diretora: Eliza Araújo Machado

EMEI NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS
Diretora: Eliana Pedroso Marques

EMEI EUCLIDES LISBOA
Diretora: Cristiane dos Santos Alvarenga
Vice – diretora: Priscila Paim Martins

EMEI PALMIRA PALMA DE OLIVEIRA
Diretora: Jocelaine Dias de Freitas

EMEI DR. ROMÁRIO
Diretora: Milênica Rodrigues Dutra

EMEI ALDA CRESPO
Diretora: Tanise Bilher Rodrigues

EMEI MENINO DEUS
Diretora: Márcia Siqueira da Silva
Vice-diretora: Vandréia Almeida Rodrigues de Oliveira

EMEB JOÃO ANDRÉ FIGUEIRA
Diretora: Anna Luiza Gaiaralde Peres
Vice-diretor: Leandro Morais de Almeida

EMEB Saint Pastous
Diterora: Cristiane Rodrigues Pereira
Vice-diretora: Elisangela Lemes da Silva

ESCOLA PROFISSIONALIZANTE NEYTA RAMOS
Diretora: Ana Claudia Pires Flores Vaz

Continue lendo

Ler edição online

Facebook

Previsão do tempo

 

 

Popular