Educação
Segundo módulo da oficina gratuita de Educação em Direitos para conselheiros tutelares do Estado já está com inscrições abertas
Porto Alegre (RS) – O segundo módulo da oficina gratuita que vai capacitar e qualificar conselheiros tutelares do Estado do Rio Grande do Sul nas áreas do Direito das Famílias e da Infância e Juventude já está com inscrições abertas. Promovida pela Defensoria Pública, por meio dos Núcleos de Defesa da Criança e do Adolescente (Nudeca) e de Defesa dos Direitos das Famílias (Nudefam), a capacitação é virtual e gratuita.
O primeiro módulo aconteceu no dia 28 de agosto e, quem não conseguiu acompanhar, pode conferir o vídeo neste link. Já o segundo módulo está previsto para o dia 4 de setembro, das 14h às 18h. As inscrições podem ser feitas até 2 de setembro neste link, com a senha oficinaCT20202.
O módulo I abordou o histórico do sistema de garantia de direitos, sistema familiar, comunicação não violenta, divórcio, poder familiar, tipos de guarda e direito de convivência, alimentos, violência doméstica e como resolver questões legais. A capacitação teve como palestrante convidada a presidente do Conselho Estadual da Criança e do Adolescente (Cedica), Lúcia Flesch e a defensora pública dirigente do Nudefam, Patricia Pithan Pagnussatt Fan, que também coordena o Centro de Referência em Mediação e Conciliação da Defensoria Pública. A coordenação da oficina foi da defensora pública dirigente do Nudeca, Andreia Paz Rodrigues, e do defensor público membro do Nudeca, Raphael Varella Coelho.
O módulo II vai tratar sobre a neurociência e o processo de desenvolvimento do ser humano nas diversas fases da vida, a primeira infância: uma grande oportunidade, violência contra crianças e adolescentes, alienação parental, convivência familiar e comunitária, família natural e extensa, família substituta e acolhimento institucional e como a Defensoria Pública pode auxiliar. Os palestrantes serão os defensores públicos Andreia Paz Rodrigues e Raphael Varella Coelho, e, como convidados especiais, participarão a advogada e coordenadora-geral do Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte do Rio Grande do Sul (PPCAAM), Wanessa Buarque, e a assistente social chefe da Coordenadoria da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça do RS (CIJ), Marleci Hoffmeister. A coordenação será da defensora pública Patricia Pithan Pagnussatt Fan.
A Associação dos Conselheiros e Ex-Conselheiros Tutelares (ACONTURS) é apoiadora do evento.
POR CAMILA SCHÄFER – ASCOM DPE/RS
Educação
Prefeitura de Alegrete recebe ônibus escolar do Governo Estadual
O prefeito em exercício de Alegrete, Jesse Trindade, esteve em Porto Alegre, na quinta-feira (21), onde participou do ato de entrega de 46 ônibus escolares, através do Programa Caminho da Escola. O município foi contemplado com 01 veículo, adquirido com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
O ônibus comporta 44 alunos sentados e possui uma plataforma para receber estudantes cadeirantes, ideal para o transporte na zona rural.
O evento contou com a presença do governador Eduardo Leite, dos secretários da Educação, Faisal Karam, e de Planejamento, Governança e Gestão, Claudio Gastal e do deputado federal Carlos Gomes, um dos articuladores do recurso junto ao Ministério da Educação.
O governador Eduardo Leite agradeceu a parceria do FNDE e disse que a segurança na educação também vem do transporte escolar.
O prefeito em exercício destaca que uma das maiores preocupações da gestão do prefeito Márcio Amaral é proporcionar uma educação de qualidade. “O município vem buscando fazer a sua parte, mas é importante o auxílio dos governos estadual e federal, pois estes recursos possibilitam oferecer uma melhor estrutura de transporte e segurança para os alunos”.
Educação
Deputado Luiz Marenco destina cem mil para a Escola Lauro Dornelles
Na quarta-feira (20), estiveram em agenda no município, os assessores do Deputado Estadual Luiz Marenco (PDT), Edvar Junior e Marconi Barbosa que foram acompanhados pelo ex-vereador Rudi Pinto e por Julio Rocha.
Na oportunidade, os representantes do parlamentar visitaram na Câmara de Vereadores onde foram recepcionados pela presidente da Casa, Firmina Soares (PDT) e pelos vereadores da bancada do PDT, Eder Fioravante, Moisés Fontoura e Dileusa Alves. “Foi uma ótima conversa onde colocamos o gabinete do Deputado Marenco a disposição dos vereadores e também do povo Alegretense.
Queremos, cada vez mais, estar presentes no município, sabemos o quanto a metade sul, e principalmente, a Fronteira-oeste, é carente de recursos e de políticas públicas que requerem força política, e o deputado Marenco está pronto para brigar por está terra” disse Júnior.
Já a Presidente do Legislativo, Firmina Soares, em sua fala deixou claro que Alegrete precisa que mais deputados somem esforços para ajudar no desenvolvimento do município. “Esta Casa está sempre aberta para quem quer ajudar o Alegrete. Vocês são sempre bem-vindos porque vêm trazer recursos e apoio ao nosso município”, disse.
EMENDA PARLAMENTAR – A tarde, a comitiva política esteve junto a Escola Estadual Dr. Lauro Dornelles para ratificar o compromisso de uma emenda parlamentar impositiva no valor de 100 mil, destinada aquele educandário.
Estavam presentes a diretora Mirza Nunes e parte do seu corpo de gestão que fizeram uma extensa explanação das dificuldades que a escola enfrenta, mas também, da ótima prestação de serviço oferecida pela mesma que atende alunos das séries iniciais, ensino fundamental, médio e pós-médio além de uma constante preocupação em incentivar a cultura através da premiada Banda Musical Dr Lauro Dornelles e do Espaço qualificado (Sala de Dança) muito bem equipada e moderna, uma forma de manter os alunos voltados para a arte, música e a cultura.
“Esta emenda vem em boa hora. Estamos realmente precisando de recursos para ajudar a tocar a escola e o Deputado Marenco demonstrou que é muito preocupado com a Educação”, finalizou Junior.
Já no final da tarde, o grupo participou do programa na Rádio Web Tendências, Tô na Rádio, onde puderam conversar sobre os mais diversos assuntos de interesses da comunidade Alegretense e, com participação especial do Deputado Luiz Marenco de modo virtual, que comunicou com o apresentador Rudi Pinto.
PARCERIA – O Deputado Luiz Marenco tem como principais plataformas de trabalho a defesa da música, da cultura, da educação e da saúde, não esquecendo os trabalhadores e servidores públicos.
Neste sentido, Rudi Pinto, à época vereador, procurou o parlamentar e propôs um projeto para instituir Alegrete a Capital Estadual da Linguiça Tradicional Campeira. Luiz Marenco, então, protocolou o PL 312/2019 que foi aprovado pelos demais pares do Legislativo gaúcho.
De lá para cá, foram inúmeras ações conjuntas como o Seminário + Turismo RS realizado aqui no Alegrete, apoio ao Turismo Farroupilha, emendas parlamentares e, agora, com a possibilidade de uma assessoria de gabinete que se consolida pela representação regional de Julio Rocha a partir do mês de fevereiro.
Educação
Secretaria de Educação Esporte e Lazer empossa os diretores da rede municipal de educação
A Prefeitura de Alegrete, através da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer – SECEL, realizou a posse dos novos diretores e vice-diretores da rede municipal de educação. Ao todo são 34 novos diretores e 27 vice-diretores, que permanecerão por dois anos.
Angela Viero, secretária da SECEL, acredita que a Secretaria de Educação, ao longo da sua trajetória, assumiu sua responsabilidade pela construção da história, deixando marcas que justificam a existência e motivam novas buscas. “Quando os objetivos são compartilhados, os profissionais envolvidos se dispõem a contribuir para a concretização dos objetivos. Com isso, a administração realizou a posse dos diretores e vice-diretores das escolas da rede municipal de ensino, onde teve a oportunidade de salientar a importância da responsabilidade, dedicação, dinamismo, criatividade quanto ao trabalho a ser desenvolvido frente às escolas”, conclui.
As equipes terão um grande desafio onde deverão criar vínculos com a comunidade escolar, dar foco ao aprendizado, para que possam direcionar o trabalho de forma democrática, bem como foram realizadas as escolhas de cada diretor e vice-diretor, priorizando a formação, currículo e capacidade de gestão.
Abaixo, confira a relação das escolas com os novos diretores e vice-diretores:
EMEB FRANCISCO CARLOS
Diretora: Daniela Ferreira Antunes
Vice-Diretora: Rosicler da Cunha Cenci
EMEI GUTO PEREIRA
Diretora: Marione Jaques da Silva
Vice-Diretora: Silvana Cardona Peres
EMEB PRINCESA IZABEL
Diretora: Cenilse Reolon Anibale
Vice-diretora: Ana Paula Durrewald Cassol Brandli
EMEI MARIO QUINTANA
Diretora: Luciele Dorneles Krug da Silveira
Vice-Diretora: Terezinha Nunes Carneiro
EMEB VILAVERDE
Diretora: Ana Cláudia De Gregori Ramos
Vice-Diretora: Letícia Trindade Stadulni De Mendonça
EMEB LUIZA DE FREITAS VALLE ARANHA
Diretora: Sônia Mariza da Silva Dotto
Vice-Diretora: Marla Marion Farias Barreto de Oliveira
EMEB MARCELO FARACO
Diretora: Jane Maria Carvalho Perosa
Vice – diretora diurno: Ariane Gonçalves Machado
Vice- diretora noturno: Cátia Simone dos Santos Braga
EMEB EURÍPEDES BRASIL MILANO
Diretora: Marta Terezinha da Costa Silva
Vice-Diretora: Mariele Vieira de Araújo
EMEB HONÓRIO LEMES
Diretor: Carlos Augusto Goulart Dorneles
Vice-Diretora: Clariani Souza Rocha
EMEB LIONS CLUBE
Diretor: Daltro Fernandes Silva
Vice-diretor: Batista Gardineli Alvarenga Alves
Vice-diretora: Karim Glauce Rodrigues Marques
EMEB WALDEMAR BORGES
Diretora: Elenice Carvalho Alves
Vice-Diretora: Ângela Rossi
Vice-Diretor: Luiz Roberto Mafaldo D. Júnior
EMEB ALCY CHEUICHE
Diretora: Liana Arrussul Severo
Vice-Diretora: Elenir Silveira Marques
EMEB FERNANDO FERRARI
Diretora: Adriana Dotta Garcez Almirão
Vice-Diretora: Irene de Oliveira Rubim
EMEB COSTA LEITE
Diretor: Benhur Soares Leal
EMEB JOÃO CADORE
Diretora: Quelen Goulart de Oliveira Zacarias
Vice-diretora: Eliane Almeida dos Santos
EMEB MURILLO NUNES
Diretor: Sandro Guterres Barúa
Vice – diretora: Patricia de Souza Botelho
EMEB CONSTANTINO DE SOUZA NUNES
Diretor: Luiz Demilvão Irala Abreu
EMEB FRANCISCO MAFALDO
Diretor: Carlos Inar Quadros Dorneles
EMEB ALFREDO SOARES LEÃES
Diretora: Maria Zeli Ferreira Liscano Medeiros
Vice-diretora: Giane Luisa do Nascimento Silva
EMEB SILVESTRE GONÇALVES
Diretora: Cimara Rocha Severo
EMEI ARNALDO DA COSTA PAZ
Diretora: Talís da Silva Vargas
Vice-diretora: Graciele Ramos de Ramos
EMEI IBIRAPUITÃ
Diretora: Tatiana Uhlmann Praia
Vice-Diretora: Marisabel Peccin
EMEI MANOEL ESTIVALLET
Diretora: Catiane de Campos Panziera Sobrosa
EMEI GENTE MIÚDA
Diretora: Idelcina Noetzold da Silva
Vice-diretora: Elizete Borges Vargas
EMEI TENENTE SALUSTIANO PRATES
Diretora: Ivana Dalcin Bortolás
Vice-diretora: Eliza Araújo Machado
EMEI NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS
Diretora: Eliana Pedroso Marques
EMEI EUCLIDES LISBOA
Diretora: Cristiane dos Santos Alvarenga
Vice – diretora: Priscila Paim Martins
EMEI PALMIRA PALMA DE OLIVEIRA
Diretora: Jocelaine Dias de Freitas
EMEI DR. ROMÁRIO
Diretora: Milênica Rodrigues Dutra
EMEI ALDA CRESPO
Diretora: Tanise Bilher Rodrigues
EMEI MENINO DEUS
Diretora: Márcia Siqueira da Silva
Vice-diretora: Vandréia Almeida Rodrigues de Oliveira
EMEB JOÃO ANDRÉ FIGUEIRA
Diretora: Anna Luiza Gaiaralde Peres
Vice-diretor: Leandro Morais de Almeida
EMEB Saint Pastous
Diterora: Cristiane Rodrigues Pereira
Vice-diretora: Elisangela Lemes da Silva
ESCOLA PROFISSIONALIZANTE NEYTA RAMOS
Diretora: Ana Claudia Pires Flores Vaz
-
Cidade4 meses atrás
Cavalarianos desfilam pelas ruas do Alegrete em homenagem ao 20 de Setembro
-
Polícia2 meses atrás
Racismo em Alegrete. Idosa é gravada xingando com injúria racial
-
Polícia4 meses atrás
Atualizado. Carro com placas de Alegrete é esmagado por Scânia em Eldorado
-
Canal Em Questão5 meses atrás
Catadora de latinhas em Alegrete, Jenifer muda sua história e vira Lojista e youtuber na Capital
-
Manchete3 meses atrás
Rivalidade entre facções resulta em mais uma vítima nesta madrugada
-
Cidade1 ano atrás
Mais de 60 crianças desfilaram na escolha da Corte Mirim da UABA
-
Manchete3 meses atrás
Alegretense encontrado morto boiando dentro do lago em Guarapuava PR
-
Política2 meses atrás
Corrigido.Fenômeno eleitoral de Alegrete, o Bocão, gastou só R$ 360,00