Contato

Educação

Escolas Vilaverde Moura e Fernando Ferrari, completam 46 anos de História

A Escola Municipal de Educação Básica José Antônio Vilaverde Moura, localizada no bairro Piola, zona sul da cidade, completa neste 27 de agosto seus 46 anos de existência. Com uma matrícula de 206 alunos e corpo de 36 professores e funcionários, ministra o ensino fundamental completo e a educação infantil níveis A e B.
A escola mantém diversos projetos integrando alunos e a comunidade, dentre os quais sobre o meio ambiente, abrangendo a reciclagem, plantio, fabricação de sabão artesanal, bolsas e papel reciclado.
Projeto Metamorfose: transição harmônica do 5° para o 6° ano, com participação de professores dos anos finais;
Projeto Prova Brasil: visando a preparação dos alunos e ampliação do IDEB da escola;
Projeto Bullying: diálogos de respeito e convivência;
PSE: saúde na escola/alimentação saudável; Programas Novo Mais Educação e Novo Mais Alfabetização;
Projeto Trocando Ideias: palestras direcionadas aos jovens da escola. E mais um projeto foi incorporado que é o PIBID à distância, com a UERGS, como suporte pedagógico.
O aniversário da Escola não tem
comemoração devido à pandemia do Coronavírus que atingiu inclusive os projetos da escola, mas, conforme palavras do diretor professor Jonas Guerra, “a alegria e a esperança no futuro se renovam”.
A equipe diretiva da Escola Vilaverde Moura é composta pelo diretor Jonas, vice diretora Ana Cláudia Degregori, orientadora educacional Onira Souza e coordenadora pedagógica Cíntia Felipeto.
Na busca cada vez mais de qualificar a forma de ensinar, superando os desafios, a Escola José Antônio Vilaverde Moura na maturidade de seus 46 anos, é polo integrador de todas as comunidades da zona sul da cidade.
ESCOLA FERNANDO FERRARI TAMBÉM ANIVERSARIA HOJE
A Escola Municipal de Educação Básica Fernando Ferrari, localizada no bairro Capão do Angico, também comemora nesta data seus 46 anos de atividades em favor da educação. Atendendo mais de 370 alunos, a escola tem um qualificado corpo docente de 26 professores, sete funcionários e 6 profissionais de apoio.
A Escola possui sala de recursos multifuncionais que é atendido por profissional capacitado e acolhe alunos deficientes, incluídos em classes regulares, respeitando suas diversidades, primando pela qualidade no ensino e desenvolvimento global do aluno.
Destaque na Prova Brasil que é aplicada de dois em dois anos para alunos que frequentam o 5º e o 6º ano, com a melhor nota no IDEB entre as escolas municipais. A Escola Fernando Ferrari prepara-se para receber a sua quadra coberta que está sendo construída e que será novo espaço para abrigar as múltiplas atividades quer pedagógicas, quer recreativas.
Publicidade
Comentários

Educação

Escola Marquês de Alegrete vence Mostra Científica com projeto sobre energia solar

Alunos dos Anos Iniciais conquistam 1º lugar em Uruguaiana com estudo focado em sustentabilidade

Em 7 de novembro, a Escola Marquês de Alegrete ganhou destaque ao conquistar o 1º lugar na Etapa Regional da Mostra Científica das Escolas Públicas Estaduais, em Uruguaiana. O projeto vencedor, “Conhecendo a Energia Solar: Aprendendo sobre sustentabilidade desde cedo”, foi desenvolvido por alunos dos Anos Iniciais, sob a orientação das professoras Clarisse Nunes e Márcia Valério. Felipe Ribeiro, Diogo Santos e Renata Pereira apresentaram uma maquete e explicaram a importância da energia solar como alternativa sustentável.

O projeto visa ensinar o conceito de energia solar aos alunos, ressaltando sua importância para o uso responsável da energia e a preservação do meio ambiente. As professoras Clarisse Nunes e Márcia Valério destacaram a necessidade de conscientizar as crianças sobre sustentabilidade e o uso consciente dos recursos naturais, considerando o aumento da população e a demanda por esses recursos. A energia solar é apresentada como uma solução vital nesse cenário.

A iniciativa busca preparar as futuras gerações para enfrentar desafios ecológicos, promovendo o conhecimento sobre tecnologias sustentáveis e a conservação ambiental. Aprender sobre energia solar desde cedo é visto como essencial para formar indivíduos conscientes e agentes de mudança para um desenvolvimento equilibrado com a natureza.

O evento, que ocorreu em Uruguaiana, reuniu projetos de várias escolas públicas estaduais da região. O trabalho da Escola Marquês de Alegrete se destacou, mostrando o empenho e a dedicação dos alunos e professores envolvidos.

Continue lendo

Educação

Escola de Alegrete brilha em mostra científica em Uruguaiana

Ecobag, Cubo Mágico e Bombas de Semente destacam-se por suas contribuições à educação e ecologia

Recentemente, Uruguaiana foi palco de uma Mostra Científica, promovida pela 10ª Coordenadoria Regional de Educação. O evento, que reuniu estudantes, professores e membros da comunidade, teve como foco a disseminação de conhecimentos em ciência, tecnologia e sustentabilidade.

Dentre os diversos projetos apresentados pela Escola Dr. Romário Araújo de Oliveira, três se destacaram por suas propostas voltadas à solução de problemas ambientais e sociais: Ecobag, Cubo Mágico e Bombas de Semente.

O projeto Ecobag, intitulado “Mais que uma ideia, uma atitude”, é uma iniciativa das professoras Catiusia Carvalho e Mariana dos Santos, juntamente com os alunos Benjamin Ramos, Isabelli Oliveira e Yasmin Palau. O objetivo é diminuir o uso de sacolas plásticas, incentivando o uso de alternativas ecológicas.

A proposta visa promover um consumo mais consciente e sustentável, reduzindo assim o impacto negativo no meio ambiente.

Por outro lado, o projeto Cubo Mágico, liderado pelo professor Giliardi Dorneles e pelos alunos Victória Alves, Lauane Lee e Manuella Dornelles, utiliza o conhecido quebra-cabeça como uma ferramenta educacional.

O foco é no desenvolvimento cognitivo e motor de crianças e jovens, através da integração de conceitos matemáticos e lógicos, além de estimular habilidades como concentração, raciocínio espacial e resolução de problemas.

Já as Bombas de Semente, sob orientação da professora Luciane Palau e com a colaboração das alunas Fernanda Linck, Manuela Cruz e Nadine Teixeira, propõem uma técnica inovadora para o reflorestamento e recuperação de áreas degradadas.

Compostas por argila, terra e sementes, essas “bombas” permitem um plantio rápido e eficaz, contribuindo significativamente para a revitalização ambiental.

 

Continue lendo

Educação

Alunos promovem conscientização ambiental com jogos recicláveis

Estudantes da EMEB Saint Pastous criam atividades educativas usando materiais reutilizados para ensinar sobre sustentabilidade

Alunos da EMEB Saint Pastous, na Zona Leste, realizaram uma atividade de conscientização sobre reciclagem e cuidado ambiental em 08 de novembro de 2024. Estudantes dos 8º e 9º anos do ensino fundamental desenvolveram jogos educativos com materiais recicláveis para os alunos dos anos iniciais.

A professora de educação física Márcia Viana coordenou o projeto, visando promover aprendizado lúdico e enfatizar a importância da sustentabilidade.

Os jogos, criados a partir de garrafas PET, caixas de papelão e tampas plásticas, incluíram atividades como jogo da memória, pebolim e basquete. Essas atividades não só proporcionaram diversão, mas também educaram sobre práticas sustentáveis.

Márcia Viana destacou a ação como uma oportunidade de aprendizado diferenciado, reforçando a colaboração e os valores de sustentabilidade entre os estudantes de diferentes faixas etárias. “A iniciativa uniu conscientização ambiental e integração entre as turmas”, afirmou.

Através dessa experiência, os alunos mais velhos demonstraram como reutilizar materiais descartáveis em recursos pedagógicos, incentivando reflexões sobre consumo e descarte responsáveis.

O projeto exemplifica a integração da educação ambiental ao currículo escolar de forma interativa, aumentando a conscientização sobre questões ambientais.

 

Continue lendo

Popular