Contato

Manchete

Inquérito da Polícia Civil indicia PMs que espancaram equipe do Em Questão

https://youtu.be/wcbH5KbP7fQ

O Delegado de Polícia disse hoje, que os dois PMs que agrediram a equipe de jornalismo do EQ, no dia 18 de junho, foram indiciados por agressão e abuso de autoridade. A aspirante do Exército, que deu causa para intempestiva ação policial, também foi indiciada por omissão de socorro.

O repórter Alex Stanrlei o diretor do jornal, jornalista Paulo de Tarso Pereira, foram agredidos depois da filmagem de um caminhão boiadeiro do Exército, que estava envolvido num controverso flagrante de abigeato no interior do município.

Segundo o Delegado Valeriano Garcia Neto, que presidiu o Inquérito Policial, todas as partes foram ouvidas, as versões checadas e a conclusão que indiciou as trêes pessoas agora seguirá para o Ministério Público em Alegrete.

Paralelamente, a Brigada Militar também instaurou um Inquérito Militar e, se for apurada a responsabilidade dos PMs, nas agressões da equipe de jornalismo, o caso vai para a Corregedoria da instituição.

Segundo o Delegado Valeriano Garcia Neto a pena neste caso pode implicar até mesmo com o afastamento dos PMs de suas funções.

Para entender o caso

O repórter free lancer foi fazer o registro do fato e foi impedido por um militar à mando de uma oficial veterinária do Exército. Segundo ela, era proibido produzir imagem de viatura do Exército.

O repórter, então, realizou uma live, registrando o fato, sem mostrar o caminhão e destacando a ação da BM de Rosário do Sul.

Em seguida foi interpelado por um PM de Rosário do Sul. Sem motivo algum foi subjugado a ficar sentado no chão em situação humilhante.

O diretor do jornal ao ser informado do caso e foi até a DPPA. Ao chegar e se identificar também foi constrangido. Então resolveu gravar. Daí foi agredido por um segundo PM. A dupla de PMs também agrediu o repórter.

As duas vitimas sofreram lesões corporais, tiveram cerceado o direito ao exercício profissional e posteriormente o diretor Paulo de Tarso sofreu injúrias pelas redes sociais pelo comando da PM de Rosário do Sul, que está rendendo outros dois inquéritos: um no âmbito da BM e outro na Polícia Civil.

O caso ganhou repercussão nacional tendo sido noticiado nos grandes meios de comunicação do Brasil, que repudiaram às agressões contra a equipe de jornalismo.

As principais instituições que congregam jornais e jornalistas do RS e Brasil, Adjori (Associação dos Diários do Interior), a ARI (Associação Riograndense de Imprensa) além da ANJ (Associação Nacional de Jornais) da ABI (Associação Brasileira de Imprensa) e ABRAJI ( Associação Brasileira de Jornalistas Investigativos) também se solidarizaram às vítimas da truculência dos dois PMs e pediram profunda investigação, punição aos agressores e repúdio ao ato que afronta o pleno exercício do jornalismo garantido na Constituição.

 

Continue lendo
Publicidade
Comentários

Corona Vírus

São 132 recuperados de Covid-19 nesta segunda feira

Nesta segunda-feira, 25, foram registrados 71 casos positivos, sendo 45 mulheres, 25 homens e uma criança entre 03 e 89 anos. São 132 recuperados, 07 pacientes que estão na UTI covid e 08 no hospital de campanha.

São 3.861 casos confirmados, com 3.038 recuperados, 776 estão ativos (761 em isolamento domiciliar e 15 hospitalizados positivos de Alegrete) e 47 óbitos.

Foram realizados 16.409 testes, sendo 12.447 negativos, 3.861 positivos e 101 aguardando resultado. Em observação com síndrome gripal são 1.057 pessoas.

Continue lendo

Cidade

Prefeitura Municipal lança edital para concessão do Quiosque da Praça Getúlio Vargas

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Administração – Diretoria de Suprimentos e Gestão de Materiais, tornou público o edital de licitação, na modalidade de pregão, referente a concessão do Quiosque, localizado na Praça Getúlio Vargas de Alegrete.

O pregão presencial está previsto para o dia 05/02, a partir das 10h com o credenciamento, na Divisão de Abastecimento da Prefeitura Municipal. A abertura da sessão está prevista para às 11h.

As informações e documentações necessárias para participar do processo licitatório estão dispostos no site da prefeitura. Para baixar o edital, basta seguir o passo a passo:

1) Acesse o site da prefeitura www.alegrete.rs.gov.br;
2) Clique no link “LICITAÇÕES”;
3) Acesse o link do documento “concessão de uso do Quiosque da Praça Getúlio Vargas”;
4) Clicar no link “Edital de Abertura”;
5) Ao abrir a aba, preencha os dados necessários. Ao finalizar clique em “enviar”;
6) Após será aberta uma nova guia disponibilizando o edital para baixar.

O Contrato prevê a concessão de 5 anos (60 meses), com o valor mínimo de R$ 4.500,00, podendo ser estendida por mais cinco, totalizando 10 anos (120 meses).

Assim que for emitido o edital pela internet, é necessário preencher o “recibo de retirada de edital pela internet” e enviar pelo fax (55) 3961-1684 ou [email protected]

Continue lendo

Corona Vírus

Alegrete recebe 600 doses da vacina AstraZeneca/Oxford nessa segunda

Nesta segunda-feira, 25, a Prefeitura de Alegrete, por meio da Secretaria da Saúde, irá receber a segunda leva de imunização no combate a pandemia da Covid-19. As novas doses são referentes à vacina AstraZeneca/Oxford, que serão produzidas no Brasil numa parceria entre a Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz e o laboratório AstraZeneca.

Segundo a secretária de saúde Haracelli Fontoura, a cidade receberá a remessa de 600 doses destinadas aos profissionais da área da saúde, que não foram vacinados na primeira leva da Coronavac, e estão na linha de frente de combate ao Coronavírus.

Alegrete possui hoje 2.033 profissionais da área da saúde ativos e a perspectiva é entre 60% e 70% desse público sejam vacinados, ou seja, aproximadamente 1.200 a 1.400 pessoas.

O prefeito em exercício Jesse Trindade, acredita que “é importante dar continuidade na vacinação dos profissionais que estão atuando na linha da frente. Esperamos, em breve, poder noticiar o início da imunização da população em geral, mas, mesmo assim, não podemos deixar de cumprir as medidas de enfrentamento à pandemia, mantendo os protocolos sanitários e o distanciamento social”.

A previsão da chegada das novas doses da AstraZeneca na cidade será pela parte da tarde desta segunda-feira. O transporte será realizado pela 10ª CRS para receber as doses encaminhadas pelo governo do estado até Santa Maria.

Continue lendo

Popular