Contato

Manchete

General Morão recebe Certificado e Medalha do Instituto do Câncer Infantil

Evento marcou celebração da lei a partir de projeto do deputado Tenente-Coronel Zucco

“Doença se enfrenta com solidariedade. Aqueles que têm mais devem ajudar a quem tem menos”. A frase é do Vice-Presidente da República, Hamilton Mourão, durante solenidade realizada hoje (21/8) no Instituto do Câncer Infantil (ICI) e que marcou a celebração da lei de autoria do deputado estadual Tenente-Coronel Zucco que institui a política de atenção à oncologia pediatria no RS.


Mourão recebeu a Medalha da Coragem e o Certificado de Sócio Benemérito do ICI que materializam a força e a coragem dos pacientes oncológicos. “A grandeza de um povo se vê nestes momentos como de dificuldades como enfrentamos atualmente e onde os profissionais de saúde que estão na linha de frente no combate à pandemia se superarm a cada dia, a quem cumprimento”, acrescentou.

O deputado Zucco destacou a construção coletiva que resultou na elaboração do projeto transformado em lei. Citou o apoio decisivo do ICI e de outras instituições e da parceria com o governador Eduardo Lei que sancionou o texto na íntegra. “A pequena Emanuele Mader dos Santos foi a nossa inspiração, a partir do contato que tivemos no Hospital São Vicente de Paulo, em Passo Fundo, onde era assistida”, lembrou. Disse, ainda, que a partir dali se empenhou integralmente à causa da oncologia infanto-juvenil.


Já o governador Eduardo Leite destacou que a criação da Lei 15.503 permitirá uma ampla mobilização para o diagnóstico precoce e o atendimento em uma rede de assistência para salvar vidas. O superintendente do ICI, Algemir Brunetto, lembrou que o câncer é a principal causa de morte em doença até 19 anos no Brasil. “Agradecemos o presente que o deputado Zucco nos deu, através da formulação desta lei, que será muito importante para nossos pacientes”, agregou.

Participaram ainda do evento o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ernani Polo; o deputado estadual Vilmar Lourenço, e o deputado Federal Bibo Nunes, entre outras autoridades e convidados

 

Continue lendo
Publicidade
Comentários

Corona Vírus

Boletim epidemiológico: 47° óbito em decorrência da Covid-19

Nesta sexta-feira, 22, foi confirmado o 47° óbito em decorrência da Covid-19. A paciente, mulher, de 70 anos, estava internada desde o dia 07/01.
Hoje foram registrados 36 casos positivos, sendo 21 mulheres, 14 homens e uma criança do sexo feminino, entre 06 e 82 anos. São 52 recuperados, 06 pacientes estão na UTI covid e 03 no hospital de campanha.
São 3.761 casos confirmados, com 2.906 recuperados, 808 estão ativos (799 em isolamento domiciliar e 09 hospitalizados positivos de Alegrete) e 47 óbitos.
Foram realizados 16.084 testes, sendo 12.180 negativos, 3.761 positivos e 143 aguardando resultado. Em observação com síndrome gripal são 1.086 pessoas.
Continue lendo

Cidade

Prefeitura entrega ao governador Eduardo Leite projeto de finalização das obras do aeroporto de Alegrete

O prefeito em exercício, Jesse Trindade, entregou em mãos ao governador Eduardo Leite, na manhã de quinta-feira (21/01), no Palácio Piratini, documento com uma das mais importantes demandas estruturais de Alegrete: as obras do aeroporto Regional Gaudêncio Ramos.

O prefeito em exercício entregou um documento detalhado a respeito da necessidade de finalização da obra. “Esmiuçamos o processo todo ao governador e vejo com muita clareza que o projeto precisa ser levado adiante pela obstinação da nossa gestão e do prefeito Márcio Amaral”, diz Jesse.

  Para Jesse, o aeroporto tem grande importância, não só para a cidade e para a região, mas para todo o Estado. “Temos o apoio de 16 municípios e de nove universidades em um projeto que atinge cerca de 650 mil pessoas. “A expectativa é de que circulem milhares de passageiros por ano e o município gere empregos, diretos e indiretos”, vislumbra .

O principal objetivo do encontro foi reforçar o diálogo com o Estado para viabilizar verdadeiras demandas estruturais do aeroporto nos aspectos de asfalto, acesso ao local, recapeamento da atual pista, iluminação para pousos noturnos, melhorias no cercamento de toda área e reparos no hangar construído em 1993. “É fundamental a parceria com o Governo do Estado, no sentido de nos apoiar junto ao Governo Federal, e dividir conosco essa obra”,

Continue lendo

Educação

Prefeitura de Alegrete recebe ônibus escolar do Governo Estadual

O prefeito em exercício de Alegrete, Jesse Trindade, esteve em Porto Alegre, na quinta-feira (21), onde participou do ato de entrega de 46 ônibus escolares, através do Programa Caminho da Escola. O município foi contemplado com 01 veículo, adquirido com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

O ônibus comporta 44 alunos sentados e possui uma plataforma para receber estudantes cadeirantes, ideal para o transporte na zona rural.

O evento contou com a presença do governador Eduardo Leite, dos secretários da Educação, Faisal Karam, e de Planejamento, Governança e Gestão, Claudio Gastal e do deputado federal Carlos Gomes, um dos articuladores do recurso junto ao Ministério da Educação.

O governador Eduardo Leite agradeceu a parceria do FNDE e disse que a segurança na educação também vem do transporte escolar.

O prefeito em exercício destaca que uma das maiores preocupações da gestão do prefeito Márcio Amaral é proporcionar uma educação de qualidade. “O município vem buscando fazer a sua parte, mas é importante o auxílio dos governos estadual e federal, pois estes recursos possibilitam oferecer uma melhor estrutura de transporte e segurança para os alunos”.

Continue lendo

Popular