Manchete
Prefeito Márcio Amaral decreta Estado de Emergência devido à estiagem
Após reunião de avaliação da situação da estiagem no interior do município com as entidades representativas do setor produtivo rural de Alegrete, na manhã de sexta-feira (14/02), o prefeito de Alegrete, Márcio Fonseca do Amaral, assinou o Decreto nº 133/2020, que declara em “Situação de Emergência” as áreas rurais afetadas por estiagem.
Entre as considerações que embasaram o documento e levaram à decisão do Executivo Municipal, estão a situação de diminuição considerável da capacidade de exploração e armazenamento da água, que está causando perdas nas lavouras de soja, milho, na horticultura, na apicultura e na pecuária de corte e leite, e os relatórios apresentados na reunião de sexta.
Após leitura atenta dos relatórios da EMATER e da Secretaria da Agricultura e Pecuária, que informam as perdas ocorridas na agropecuária, o prefeito solicitou que se editasse o decreto observando a legislação pertinente e de acordo com a Resolução nº 03 do Conselho Nacional de Defesa Civil – CONDEC.
“Confirma-se assim a mobilização do Sistema Nacional de Defesa Civil, no âmbito do Município, sob a Coordenação Municipal de Defesa Civil de Alegrete e autoriza-se o desencadeamento do Plano Emergencial de Resposta aos Desastres, após adaptado à situação real deste evento, que no caso é a estiagem”, explica o prefeito Márcio Fonseca do Amaral.
Conforme o decreto, está previsto a convocação de voluntários para reforçar as ações de resposta à situação de emergência e a realização de campanhas de arrecadação de recursos, junto à comunidade, com o objetivo de facilitar as ações de assistência à população afetada pela estiagem.
De acordo com o Gabinete do prefeito, as atividades serão coordenadas pela Secretaria Executiva da Coordenação Municipal da Defesa Civil de Alegrete – COMDEC.
O secretário de Agricultura e Pecuária, Daniel Gindri, relata que já existem registros de perdas nas lavouras de soja, em algumas localidades, que atingem entre 30% a 40% da produção, além de perdas na produção de hortaliças e de melancias.
Conforme as últimas informações coletadas pela secretaria, há relatos que produtores de gado estão soltando seus animais nas estradas e corredores do interior para que se alimentem, já que os campos estão ainda secos.
A precipitação pluviométrica ocorrida nos últimos dias não resolveu a situação, apenas mitigou alguns danos como a qualidade da pastagem, mas não sendo suficiente para colocar os níveis de reservas hídricas nos seus patamares normais.
Corona Vírus
Primeira remessa de 50 mil seringas já chegaram em Alegrete
Corona Vírus
Alegrete registra mais de 100 de casos de Covid-19 nesta Segunda Feira
Corona Vírus
Confirmado o 43° óbito em decorrência da Covid-19 em Alegrete
-
Cidade4 meses atrás
Cavalarianos desfilam pelas ruas do Alegrete em homenagem ao 20 de Setembro
-
Polícia2 meses atrás
Racismo em Alegrete. Idosa é gravada xingando com injúria racial
-
Polícia4 meses atrás
Atualizado. Carro com placas de Alegrete é esmagado por Scânia em Eldorado
-
Canal Em Questão5 meses atrás
Catadora de latinhas em Alegrete, Jenifer muda sua história e vira Lojista e youtuber na Capital
-
Manchete3 meses atrás
Rivalidade entre facções resulta em mais uma vítima nesta madrugada
-
Cidade1 ano atrás
Mais de 60 crianças desfilaram na escolha da Corte Mirim da UABA
-
Manchete3 meses atrás
Alegretense encontrado morto boiando dentro do lago em Guarapuava PR
-
Política2 meses atrás
Corrigido.Fenômeno eleitoral de Alegrete, o Bocão, gastou só R$ 360,00