Contato

Manchete

Prefeito Márcio Amaral decreta Estado de Emergência devido à estiagem

 

Após reunião de avaliação da situação da estiagem no interior do município com as entidades representativas do setor produtivo rural de Alegrete, na manhã de sexta-feira (14/02), o prefeito de Alegrete, Márcio Fonseca do Amaral, assinou o Decreto nº 133/2020, que declara em “Situação de Emergência” as áreas rurais afetadas por estiagem.

Entre as considerações que embasaram o documento e levaram à decisão do Executivo Municipal, estão a situação de diminuição considerável da capacidade de exploração e armazenamento da água, que está causando perdas nas lavouras de soja, milho, na horticultura, na apicultura e na pecuária de corte e leite, e os relatórios apresentados na reunião de sexta.

Após leitura atenta dos relatórios da EMATER e da Secretaria da Agricultura e Pecuária, que informam as perdas ocorridas na agropecuária, o prefeito solicitou que se editasse o decreto observando a legislação pertinente e de acordo com a Resolução nº 03 do Conselho Nacional de Defesa Civil – CONDEC.

“Confirma-se assim a mobilização do Sistema Nacional de Defesa Civil, no âmbito do Município, sob a Coordenação Municipal de Defesa Civil de Alegrete e autoriza-se o desencadeamento do Plano Emergencial de Resposta aos Desastres, após adaptado à situação real deste evento, que no caso é a estiagem”, explica o prefeito Márcio Fonseca do Amaral.

Conforme o decreto, está previsto a convocação de voluntários para reforçar as ações de resposta à situação de emergência e a realização de campanhas de arrecadação de recursos, junto à comunidade, com o objetivo de facilitar as ações de assistência à população afetada pela estiagem. 
De acordo com o Gabinete do prefeito, as atividades serão coordenadas pela Secretaria Executiva da Coordenação Municipal da Defesa Civil de Alegrete – COMDEC.

O secretário de Agricultura e Pecuária, Daniel Gindri, relata que já existem registros de perdas nas lavouras de soja, em algumas localidades, que atingem entre 30% a 40% da produção, além de perdas na produção de hortaliças e de melancias.

Conforme as últimas informações coletadas pela secretaria, há relatos que produtores de gado estão soltando seus animais nas estradas e corredores do interior para que se alimentem, já que os campos estão ainda secos.

A precipitação pluviométrica ocorrida nos últimos dias não resolveu a situação, apenas mitigou alguns danos como a qualidade da pastagem, mas não sendo suficiente para colocar os níveis de reservas hídricas nos seus patamares normais.

Continue lendo
Publicidade
Comentários

Corona Vírus

Primeira remessa de 50 mil seringas já chegaram em Alegrete

ALEGRETE começa a fazer história nesta terça-feira, 19, no combate ao coronavírus!
Depois de o país ter a primeira pessoa vacinada contra a Covid-19, no domingo (17), em São Paulo, após aprovação do uso emergencial pela Anvisa, agora chegou a nossa vez. 
Nossa logística está pronta para que os alegretenses comecem a receber as doses de acordo com o Plano Nacional de Imunização, do Ministério da Saúde.
Hoje, às 17 horas faremos a transmissão da chegada das  vacinas e  19h fará a transmissão das três primeiras pessoas a serem vacinadas em nossa cidade.
Nesta primeira remessa teremos 850 doses que serão destinadas aos profissionais da saúde, residentes e funcionários das Instituições de Longa Permanência para Idosos – ILPIs.
 É importante lembrar que neste primeiro momento, será vacinado quem faz parte da linha de frente e atuam diretamente no combate à Covid-19 e os mais vulneráveis. 
50 mil seringas já chegaram em Alegrete
Daqui a 15 dias teremos a segunda dose para os primeiros imunizados e em breve a população em geral. Viva a ciência! Viva o SUS!
Continue lendo

Corona Vírus

Alegrete registra mais de 100 de casos de Covid-19 nesta Segunda Feira

BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO
Nesta segunda-feira, 18, foram registrados 104 casos positivos da Covid-19 e 85 recuperados. Os positivos são 54 mulheres, 47 homens e três crianças do sexo feminino, entre 01 e 90 anos. 13 pacientes estão internados, 06 na UTI covid e 07 no hospital de campanha.
São 3.530 casos confirmados, com 2.643 recuperados, 843 ativos (830 em isolamento domiciliar e 13 hospitalizados positivos de Alegrete) e 44 óbitos.
Foram realizados 15.360 testes, sendo 11.726 negativos, 3.530 positivos e 104 aguardando resultado. Em observação com síndrome gripal são 907 pessoas.
Continue lendo

Corona Vírus

Confirmado o 43° óbito em decorrência da Covid-19 em Alegrete

Neste sábado, 16, foi confirmado o 43° óbito em decorrência da Covid-19. O paciente, homem, de 69 anos estava internado desde o dia 06/01.
Hoje foram registrados 14 casos positivos, sendo 07 mulheres, 06 homens e uma criança do sexo masculino, entre 07 e 88 anos. 07 pacientes estão na UTI covid e 13 no hospital de campanha.
São 3.409 casos confirmados, com 2.558 recuperados, 808 estão ativos (782 em isolamento domiciliar e 20 hospitalizados positivos de Alegrete) e 43 óbitos.
Foram realizados 15.196 testes, sendo 11.627 negativos, 3.409 positivos e 160 aguardando resultado. Em observação com síndrome gripal são 874 pessoas.
Continue lendo

Popular