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Educação

Pessoas com mais de 60 anos podem ingressar em regime especial na Unipampa

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) oferece a oportunidade a pessoas com mais de 60 anos cursarem até duas disciplinas de um de seus cursos de Graduação, matriculados em regime especial. A iniciativa faz parte do programa Universidade Aberta à Pessoa Idosa (Unapi).

Para participar, o interessado deve verificar com a secretaria acadêmica do campus de seu interesse a disponibilidade de componentes curriculares para matrícula nessa modalidade. Os endereços e formas de contato com cada secretaria acadêmica pode ser encontrado no site do campus (confira abaixo).

As matrículas ocorrem de 16 a 20 de março de 2020.

Sobre a matrícula em regime especial

Conforme Art.85 da Resolução 260/2019 da Unipampa, a matrícula no Regime Especial é permitida em três casos : (1) aos Portadores de Diploma de Curso Superior, (2) aos discentes de outra Instituição de Ensino Superior e (3) aos portadores de Certificado de Conclusão de Ensino Médio com idade acima de 60 anos respeitada a existência de vagas e a obtenção de parecer favorável da Coordenação Acadêmica. 

As solicitações de inscrição de discente em regime especial de graduação são recebidas pela Secretaria Acadêmica do campus, acompanhadas da seguinte documentação:

  • a) documento de identidade com foto (RG – Carteira de identidade, CNH – Carteira Nacional de Habilitação, CTPS – Carteira de Trabalho e Previdência Social, Passaporte, Carteira de Conselho Profissional ou Carteira de identidade Militar);
  • b) certificado de alistamento militar ou quitação dos serviços militares – para candidatos brasileiros do sexo masculino entre 18 e 45 anos (conforme Lei no 4375/64) – dispensável nos casos de portadores de Certificado de Conclusão de Ensino Médio com idade acima de 60 (sessenta) anos;
  • c) foto 3×4 atual;
  • d) documento de conclusão do ensino médio ou equivalente ou diploma de graduação;

Além da documentação citada, para matrícula, o CPF e a comprovação de quitação eleitoral do candidato deverão estar em situação regular.

Secretarias Acadêmicas da Unipampa

Secretaria Acadêmica – Campus Alegrete

   Endereço: Av. Tiarajú, 810 – Bairro Ibirapuitã – Alegrete – RS

   CEP: 97546-550

   Fone: (55) 3422-8400 – Ramal 2018

   Email: [email protected]unipampa.edu.br

 

 Secretaria Acadêmica – Campus Bagé

   Endereço: Travessa 45, 1650 – Bairro Malafaia – Bagé – RS

   CEP: 96413-170

   Fone: (53) 3240-3601 – Ramal: 2054

   Email: [email protected]br

 

 Secretaria Acadêmica – Campus Caçapava do Sul

   Endereço: Av. Pedro Anunciação, s/nº – Vila Batista – Caçapava do Sul – RS

   CEP: 96570-000

   Fone: (55) 3281-9000 – Ramal 2082

   Email: [email protected]br

 

 Secretaria Acadêmica – Campus Dom Pedrito

   Endereço: Rua 21 de Abril, 80 – Bairro São Gregório – Dom Pedrito – RS

   CEP: 96450-000

   Fone: (53) 3243-7302 – Ramal 2109 

   Email: [email protected]unipampa.edu.br

 

 Secretaria Acadêmica – Campus Itaqui

   Endereço: Rua Luiz Joaquim de Sá Britto, s/n – Bairro Promorar – Itaqui – RS

   CEP: 97650-000   

   Fone: (55) 3432-1854 – Ramal 2138

   Email: [email protected]unipampa.edu.br

 

 Secretaria Acadêmica – Campus Jaguarão

   Endereço: Rua Conselheiro Diana, 650. – Bairro Kennedy – Jaguarão – RS

   CEP: 96300-000

   Fone: (53) 3266-9402 – Ramal 2163

   Email: [email protected]unipampa.edu.br

 

 Secretaria Acadêmica – Campus Santana do Livramento

   Endereço: Rua Barão do Triunfo, 1048 – Centro – Santana do Livramento – RS

   CEP: 97573-590

   Fone: (55) 3967-1704 – Ramal 2193

   Email: [email protected]unipampa.edu.br

 

 Secretaria Acadêmica – Campus São Borja

   Endereço: Rua Ver. Alberto Benevenuto, 3200 – Bairro do Passo – São Borja – RS

   CEP: 97670-000

   Fone: (55) 3430-9854 – Ramal 2219

   Email: [email protected]unipampa.edu.br

 

 Secretaria Acadêmica – Campus São Gabriel

   Endereço: Av. Antônio Trilha, 1847 – São Gabriel – RS

   CEP: 97300-000

   Fone: (55) 3237-0850 – Ramal 7457

   Email: [email protected]unipampa.edu.br

 

 Secretaria Acadêmica – Campus Uruguaiana

   Endereço: BR 472 – Km 592 – Caixa Postal 118 – Uruguaiana – RS

   CEP: 97500-970

   Fone: (55) 3911-0201 – Ramal 2272

   Email: [email protected]unipampa.edu.br

Imagem aérea: Ronaldo Estevam/Unipampa

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Educação

Em decisão inédita, Conselho Superior da DPE/RS aumenta para 30% o percentual de reservas de vagas para cotistas

Porto Alegre (RS) – Pela primeira vez na história da Instituição, o Conselho Superior da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul aumentou de 20% para 30% o percentual de reserva de vagas para candidatos cotistas (negros e índios).

A medida já passa a valer para o próximo concurso de defensores(as) públicos(as), que será aberto nos próximos meses. A decisão do Conselho foi tomada durante sessão ocorrida na última quinta-feira (24).

No encontro, os Conselheiros também decidiram pela exclusão do ponto de corte para cotistas em todas as fases do concurso para carreira.

Foi aprovada ainda a redução da nota mínima de aprovação para classificação na segunda fase do certamente, já que, historicamente nos concursos públicos, é na primeira prova que ocorre o maior parte da reprovação.

O conselho definiu ainda pela exclusão, em todas as fases, da limitação de número de aprovados para os candidatos que concorrerem às vagas destinadas às pessoas com deficiência, aos negros e aos indígenas. Além disso, foi aprovada a Inclusão dos Direitos das Famílias como disciplina específica dentre as matérias da Primeira Fase do Concurso.

Participaram da sessão: Rafaela Consalter (Presidente em exercício), Alexandre Brandão Rodrigues (Subdefensor Institucional em exercício), Aline Corrêa Lovatto, Marcelo Bartmann de Oliveira, Neusa Maria Albrecht, Alessandro Genaro Soares Lema, Marcelo Martins Piton, Walter Luchese Willig, Daniel Vargas de Farias (Ouvidor-Geral) e Juliana Coelho de Lavigne (presidente da Adpergs).

A reunião teve ainda a participação de Alcindo Strelow (Presidente da Comissão do VI Concurso de Defensor) e Gizane Mendina Rodrigues (integrante do Grupo de Trabalho Permanente para Elaboração de Políticas de Combate à Discriminação Étnico-Racial).

POR FELIPE DAROIT – ASCOM DPE/RS

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Educação

Volta às aulas presenciais no RS à partir de terça-feira

Cronograma apresentado tem datas diferentes para a retomada facultativa das atividades conforme as idades dos estudantes

O decreto tão esperado pela comunidade escolar e municípios sobre a retomada das aulas presenciais no Rio Grande do Sul foi publicado pelo governo gaúcho. O texto oficializa o cronograma que o governador Eduardo Leite e o secretário estadual da Educação, Faisal Karam, haviam apresentado no último dia 1º de setembro. Com isso, o retorno gradual das aulas em solo gaúcho está permitido a partir da próxima terça-feira, dia 8 de setembro.

A publicação do decreto de número 55.465 estava prevista para sexta-feira, dia 4, o que acabou não se confirmando. O texto que estava sob análise da Procuradoria-Geral do Estado do Rio Grande do Sul (PGE-RS) foi publicado no início da noite deste sábado, dia 5.

Agora, com o decreto, os municípios e as instituições e estabelecimentos de ensino podem optar pelo retorno ou não das atividades presenciais, seguindo o calendário estabelecido pelo Palácio Piratini. As atividades presenciais só podem ser retomadas em regiões que não estejam classificadas com a bandeira final vermelha ou preta. O cronograma é detalhado no artigo 4º do texto e estabelece as seguintes datas:

I – Ensino infantil: 08 de setembro de 2020;
II – Ensino Superior e Ensino Médio: 21 de setembro de 2020;
III – Ensino Fundamental/anos finais: 28 de outubro de 2020; e
IV – Ensino Fundamental/anos iniciais: 12 de novembro de 2020.
O decreto 55.465 veda, ainda, em qualquer circunstância, a realização de atividades coletivas que envolvam aglomeração ou contato físico nas instituições de ensino. E permite a adoção de modelo híbrido de ensino nas instituições públicas e privadas que optarem por realizar atividades presenciais nos termos do decreto. Além disso, relaciona a volta, facultativa, da realização de atividades presenciais de ensino, de apoio pedagógico ou de cuidados a crianças e a adolescentes desde que preenchidos todos os requisitos estabelecidos no decreto e em portaria conjunta da Secretaria Estadual da Saúde e da Secretaria Estadual da Educação

Por JornalNH

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Educação

Uruguaiana diz que não retomará aulas presenciais conforme determinado pelo governo estadual

A Secretaria de Educação de Uruguaiana divulgou, nesta quarta, que o município não irá cumprir o calendário de retomada de aulas presenciais proposto pelo Governo do Estado. O Executivo municipal, em reunião com o Ministério Público Estadual (MPE), compartilhou informações importantes, entre elas o déficit de servidores (idade, doenças pré-existentes e outros itens incluídos no grupo de risco) em razão da pandemia. “Índice expressivo no universo de professores e servidores da rede de ensino”, diz Maria Helena Bairros Machado. Além disso, o município teme pela segurança da saúde das crianças devido a vulnerabilidade social.

Nesta quinta-feira, o Centro de Operações de Emergência (COE) do município estará reunido no modo on-line para tratar do futuro calendário escolar como também sobre a maneira com que o Centro questionará o Governo do RS sobre o retorno dos alunos das escolas estaduais, já que o transporte dos estudantes é encargo da prefeitura.
Por: Fred Marcovici/Correio do Povo
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