Contato

Cidade

Turismo Rural na Cascata e Ponte de Pedra redescobre as belezas naturais de Alegrete

O primeiro domingo de junho foi marcado pela realização do passeio turístico rural de Alegrete “Buscando as Próprias Origens”, organizado pela Givi Tur e o apoio da Prefeitura, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo e o Conselho Municipal de Turismo. Foi um dia convidativo para um passeio que ficou marcado na mente e no coração de cada um dos 44 integrantes da excursão.

Em ônibus fretado, o grupo, cedo da manhã, pegou a estrada rumo à Fazenda da Cascata, com uma parada na Lagoa do Parové conhecida pela lenda que fala de seus encantos. Logo em seguida, a chegada na aprazível fazenda onde o grupo foi acolhido pelo proprietário José Paulo Dornelles Fernandes e família.

Os visitantes conheceram as instalações da fazenda que é uma referência histórica na região. Os campos da Cascata formavam a antiga Sesmaria do Parové, sendo adquiridos por Clarimundo e Filhos no ano de 1897 de Luiza Freitas Valle, sendo denominada de Fazenda do Parové. Conforme consta, o atual proprietário adquiriu por compra e herança dos pais Paulino Dornelles Fernandes, casado com Feliciana Dornelles Fernandes. A sede da fazenda foi construída em 1903.

O passeio na fazenda foi inesquecível. Além de conhecerem a cascata existente próximo à sede, considerada a maior queda de água na região, com cerca de 10 metros, o grupo deslumbrou-se com as formações rochosas nos campos da fazenda, conhecidas com as torres de pedra, além de avistarem a rica fauna e a flora da região. Uma lagoa em forma de coração emoldura a paisagem. Convivendo praticamente no pátio da fazenda, um rebanho de capivaras pastava sem se incomodar com o alarido.

Após o almoço, especialmente preparado com a marca da culinária campeira, com direito a sobremesa somente de doces caseiros, os visitantes percorreram as dependências da fazenda, conheceram lareira gigante onde dá para sentir o calor do fogo sentando no seu interior.

O Museu da Cascata

Uma das atrações da fazenda é o Museu da Cascata que teve início com o proprietário juntando peças e ferramentas antigas e depois a vizinhança começou a doar outros objetos ligados à atividade do campo e hoje é um museu com um acervo valioso sobre o que marcou a atividade no campo em tempos passados.

Fundado em 2010, o museu já recebeu a visita de mais de mil pessoas, inclusive de estrangeiros como professores alemães e norte-americanos. O proprietário da fazenda quer ampliar as instalações do museu que já não comporta todo o acervo. Além de documentos com a história da propriedade, o museu tem peças que chamam a atenção: arados de madeira, um baú do século XIX, plantadeiras manuais, material de uso veterinário, ferramenta para construção de cercas, uma das primeiras máquinas fotográficas e utensílios antigos de casa, tudo muito bem conservado. José Paulo, idealizador do Museu, narrou fatos históricos da fazenda, com pitadas de humor que divertiram muito os visitantes.

A Escalada até a Ponte de Pedra

Após uma visita à Casa do Produtor, às margens da BR 290, a excursão seguiu para a última etapa do giro turístico rural, rumo ao Cerro do Tigre onde está a ponte de pedra, mais belo monumento construído pela natureza. Embora o proprietário dos campos onde se situa a ponte de pedra, Caio Nemitz, tenha preparado um melhor acesso da estrada ao pé do morro, a escalada até o topo é íngrime, exigindo muito cuidado e esforço. Mas se torna gratificante pela beleza do local e a oportunidade de contemplar, do alto, a bela paisagem dos campos entrecortados por lavouras e as formações rochosas da região do Tigre. Há sinais de erosão ao redor, mas a ponte de pedra se mantém intacta deslumbrante aos olhos de todos. Um cenário que fica gravado na retina de cada visitante e a ponta de orgulho pela beleza indescritível do lugar. O grupo aproveitou ao máximo para registrar em fotos a verdadeira tomada da ponte de pedra.

É bom lembrar que no ano de 2014 Alegrete teve a experiência de um passeio turístico rural que foi realizado pela agência Orelhana.

Foi um Domingo Espetacular

Para os organizadores do passeio, só satisfação pelo sucesso alcançado. As diretoras da Givi Tur, Gicela Dornelles e Vitória Leal, afirmaram que o giro superou as expectativas. O médico Antônio Roberto Nunes classificou o passeio como maravilhoso. O prefeito Márcio Amaral foi com a família no ônibus, gostou muito do passeio e afirmou que a ideia deve ser ampliada e Alegrete pode explorar turisticamente bem mais as suas riquezas naturais. O secretário Jesse Trindade não perdeu um só momento do passeio registrando em sua câmera as melhores imagens. Quer tocar esses projetos de exploração turística daquilo que Alegrete oferece com as parcerias. O presidente do Conselho Municipal do Turismo, Adão Ramos, resumiu o passeio com uma frase: foi um domingo espetacular.

DPCom PMA
Alair Almeida
Publicidade
Comentários

Cidade

FREDERICO ANTUNES DESTINA EMENDA PARLAMENTAR A APAE ALEGRETE

Trata-se de uma Instituição beneficente de apoio, prevenção e promoção de bem estar às Pessoas com Deficiência e do Transtorno do Espectro Autista (TEA).

 

Na quarta-feira (2/4), Dia Mundial de Conscientização do Autismo, a SJCDH firmou um termo de colaboração destinando recursos de emenda parlamentar, do Deputado Estadual Frederico Antunes, para a APAE Alegrete/RS. 

No total, foram direcionados R$ 75 mil para a Associação. Os recursos serão aplicados na contratação de serviços e multiprofissionais, como neuropsicopedagoga, psicólogo, assistente social, entre outros. A entidade atende em média 426 pessoas.

“É o nosso reconhecimento ao trabalho de excelência que é realizado pela nossa APAE Alegrete, que é uma referência regional”, destacou Frederico.

As Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais são instituições que prestam serviços educacionais e de apoio às pessoas com deficiência intelectual ou múltipla. No total, existem 206 APAEs no Rio Grande do Sul.

O secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Fabrício Peruchin; o Deputado Estadual, Frederico Antunes e a diretora-administrativa da Federação das APAEs do Rio Grande do Sul (FEAPAES), Lúcia Centena, participaram do ato de assinatura no Centro Administrativo do Estado (CAFF).

📸 Cristiano Guerra

Continue lendo

Cidade

Obra particular rompe rede e cinco bairros estão sem água.

Obra particular rompe rede de água, e abastecimento em cinco bairros deve retornar durante a madrugada

Uma obra particular rompeu uma rede de água na Rua Olegário Vitor Antônio José de Vargas, em Alegrete, na noite desta quarta-feira, 26, e o abastecimento foi interrompido na região da Coxilha e nos bairros Fronteira Oeste, Maria do Carmo, Novo Lar e Vila Inês.

A Corsan está realizando o reparos, com previsão de que o retorno do fornecimento de água ocorra durante a madrugada desta quinta-feira, 27, de forma gradual.

Para mais informações, podem ser usados os canais de relacionamento da Corsan com o cliente: app Corsan, site www.corsan.com.br (na Unidade de Atendimento Virtual), WhatsApp (51) 99704-6644 e ligações gratuitas pelo 0800.646.6444.

A Corsan está permanentemente disponível nesses canais e recomenda que a população utilize esses meios de contato com a Companhia para solicitações, pedidos de informação ou para fazer comunicados. Isso agiliza a tomada de providências e a mobilização das equipes de serviço.

Continue lendo

Cidade

MP consegue condenar a 30 anos autor de feminicídio em Alegrete

Após denúncia do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), o Tribunal do Júri em Alegrete condenou nesta terça-feira, 25 de março, a 30 anos de reclusão, homem que agrediu sua companheira até a morte no ano de 2023.

Na madrugada do dia 20 de novembro, após uma discussão com a companheira, o denunciado a espancou com diversos golpes pela cabeça e pelo corpo, fugindo logo após e deixando a vítima inconsciente e agonizando por horas, até ser encontrada por uma vizinha e socorrida pelo SAMU.

A mulher foi encaminhada ao hospital, mas não resistiu à gravidade dos ferimentos, indo a óbito no dia seguinte.

O crime foi praticado por meio cruel, uma vez que o denunciado agiu com brutalidade desmedida ao espancar a vítima na região da cabeça, o que acarretou fratura do crânio e hemorragia cerebral, causando-lhe sofrimento desnecessário, e por razões da condição de sexo feminino (feminicídio).

“Os jurados foram chamados à responsabilidade de encerrar esse ciclo de violência em que a vítima se encontrava, garantindo a punição do responsável, e, ao acolher integralmente o pedido do Ministério Público, indicaram que a sociedade não tem mais nenhuma tolerância com a violência contra as mulheres”, destacou a promotora de Justiça Maura Lelis Guimarães Goulart, que atuou em plenário.

O juiz determinou a imediata execução da pena do condenado, que respondeu preso a todo o processo, e fixou indenização mínima de 30 salários mínimos em favor dos familiares da vítima, a título de reparação pelos danos morais provocados pelo crime.

Continue lendo

Popular