Contato

Cidade

Alegrete. Cleni tem o mapa do desabastecimento

A Prefeita Cleni Paz da Silva realizou uma reunião emergencial na tarde desta terça-feira (29), com os setores que prestam serviços essenciais no município para tratar sobre a crise de abastecimento no âmbito do município.

Na ocasião, cada entidade relatou como está o atendimento a população e as necessidades para os próximos dias.

Confira a situação:

– Secretaria de Saúde: serviços essenciais funcionando, com medidas de racionalização de combustível, até a normalização do abastecimento.

– Santa Casa: atendimento normal à população. Mantimentos hospitalares estão chegando com mais lentidão, mas o hospital está recebendo. Nesta terça receberam um carregamento que deve durar aproximadamente 15 dias. Preocupação com relação a alimentação, setor de higienização e material de lavanderia que são terceirizados e as empresas não estão conseguindo se deslocar para Alegrete e realizar a entrega.

– Clínica Renal: possui mantimentos hospitalares para realizar os procedimentos, porém a preocupação é com o transporte dos pacientes que é realizado pela Secretaria de Saúde do município.

– 10ª Coordenadoria Regional de Saúde: o serviço em Alegrete está sendo garantido. Dificuldade para tratamentos fora do domicílio, em razão do transporte.

– Transporte Coletivo: o serviço está operando com 100% da frota em horário reduzido, das 6h às 19h30min. Não haverá transporte coletivo na quinta-feira (29 de maio – feriado), nem no domingo (03). Sexta e sábado os coletivos estarão operando no horário já citado. Se não houver abastecimento até o final da semana, não haverá transporte coletivo a partir de segunda-feira (04).

 

– Brigada Militar: os veículos foram abastecidos no início da paralisação e estão conseguindo completar o abastecimento dos veículos oficiais em Manoel Viana. Patrulhamento reduzido e em pontos base.

– Corsan: abastecimento garantido, uma vez que as máquinas são movidas a eletricidade. Veículos tem combustível para realizar manutenções de urgência até a metade da próxima semana.

– RGE Sul: frota abastecida no início da paralisação e atende apenas serviços emergenciais. Energia elétrica garantida para a comunidade.

– Polícia Civil Regional / Alegrete – está a disposição do gabinete de crise do Estado para a realização de escoltas de combustível para atender serviços essenciais.

Ao final da reunião, a Prefeita comunicou que encaminhará um ofício para o gabinete de crise do Estado, coordenado pelo Vice-governador, José Paulo Cairoli, solicitando o destacamento de uma escolta de combustível para atender os serviços essenciais, bem como gás de cozinha e transporte para produtos de alimentação, higienização e material de lavanderia para o hospital Santa Casa de Caridade de Alegrete.

Após a liberação dessa escolta, o abastecimento será direcionado para o posto de combustível que atende os veículos oficiais do município, instituições de segurança pública, hospital e transporte coletiva urbano.

 

A reunião aconteceu no Salão Azul do Centro Administrativo Municipal e contou com a presença do Vice-prefeito Márcio Amaral, Secretários, José Fábio Pereira (Saúde), Luciano Pereira (Segurança Pública, Mobilidade e Cidadania), Procuradora do Município, Andréa Modesto, Chefe de Gabinete da Prefeita, José Rubens Rosa Pillar, Coordenadora da Defesa Civil de Alegrete, Ellen Figueiredo, Coordenador Regional Adjunto da Defesa Civil, Adão Roberto, Presidente da Câmara de Vereadores, Luciano Belmonte, Delegada de Polícia Regional, Patrícia Pacheco, Delegado da Polícia Civil Veleriano Neto, Comandante da Brigada Jean Quatrin, Comandante dos Bombeiros, Adimorvan Moares, Direção da Santa Casa, Tailise Lemes e Antônio Jorge de Souza, Coordenadora Regional de Saúde, Heilli Temp, Coordenadora Regional de Saúde Adjunta, Lizi Gabrielli Nunes, Superintendente da Corsan, Maximiliano de Moraes, Diretor da RGE Sul Alegrete, Cristiano Pires, Proprietários das empresa Nogueira Transportes, João Nogueira e Vaucher Ltda., Gilson Vaucher e imprensa.

Publicidade
Comentários

Cidade

FREDERICO ANTUNES DESTINA EMENDA PARLAMENTAR A APAE ALEGRETE

Trata-se de uma Instituição beneficente de apoio, prevenção e promoção de bem estar às Pessoas com Deficiência e do Transtorno do Espectro Autista (TEA).

 

Na quarta-feira (2/4), Dia Mundial de Conscientização do Autismo, a SJCDH firmou um termo de colaboração destinando recursos de emenda parlamentar, do Deputado Estadual Frederico Antunes, para a APAE Alegrete/RS. 

No total, foram direcionados R$ 75 mil para a Associação. Os recursos serão aplicados na contratação de serviços e multiprofissionais, como neuropsicopedagoga, psicólogo, assistente social, entre outros. A entidade atende em média 426 pessoas.

“É o nosso reconhecimento ao trabalho de excelência que é realizado pela nossa APAE Alegrete, que é uma referência regional”, destacou Frederico.

As Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais são instituições que prestam serviços educacionais e de apoio às pessoas com deficiência intelectual ou múltipla. No total, existem 206 APAEs no Rio Grande do Sul.

O secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Fabrício Peruchin; o Deputado Estadual, Frederico Antunes e a diretora-administrativa da Federação das APAEs do Rio Grande do Sul (FEAPAES), Lúcia Centena, participaram do ato de assinatura no Centro Administrativo do Estado (CAFF).

📸 Cristiano Guerra

Continue lendo

Cidade

Obra particular rompe rede e cinco bairros estão sem água.

Obra particular rompe rede de água, e abastecimento em cinco bairros deve retornar durante a madrugada

Uma obra particular rompeu uma rede de água na Rua Olegário Vitor Antônio José de Vargas, em Alegrete, na noite desta quarta-feira, 26, e o abastecimento foi interrompido na região da Coxilha e nos bairros Fronteira Oeste, Maria do Carmo, Novo Lar e Vila Inês.

A Corsan está realizando o reparos, com previsão de que o retorno do fornecimento de água ocorra durante a madrugada desta quinta-feira, 27, de forma gradual.

Para mais informações, podem ser usados os canais de relacionamento da Corsan com o cliente: app Corsan, site www.corsan.com.br (na Unidade de Atendimento Virtual), WhatsApp (51) 99704-6644 e ligações gratuitas pelo 0800.646.6444.

A Corsan está permanentemente disponível nesses canais e recomenda que a população utilize esses meios de contato com a Companhia para solicitações, pedidos de informação ou para fazer comunicados. Isso agiliza a tomada de providências e a mobilização das equipes de serviço.

Continue lendo

Cidade

MP consegue condenar a 30 anos autor de feminicídio em Alegrete

Após denúncia do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), o Tribunal do Júri em Alegrete condenou nesta terça-feira, 25 de março, a 30 anos de reclusão, homem que agrediu sua companheira até a morte no ano de 2023.

Na madrugada do dia 20 de novembro, após uma discussão com a companheira, o denunciado a espancou com diversos golpes pela cabeça e pelo corpo, fugindo logo após e deixando a vítima inconsciente e agonizando por horas, até ser encontrada por uma vizinha e socorrida pelo SAMU.

A mulher foi encaminhada ao hospital, mas não resistiu à gravidade dos ferimentos, indo a óbito no dia seguinte.

O crime foi praticado por meio cruel, uma vez que o denunciado agiu com brutalidade desmedida ao espancar a vítima na região da cabeça, o que acarretou fratura do crânio e hemorragia cerebral, causando-lhe sofrimento desnecessário, e por razões da condição de sexo feminino (feminicídio).

“Os jurados foram chamados à responsabilidade de encerrar esse ciclo de violência em que a vítima se encontrava, garantindo a punição do responsável, e, ao acolher integralmente o pedido do Ministério Público, indicaram que a sociedade não tem mais nenhuma tolerância com a violência contra as mulheres”, destacou a promotora de Justiça Maura Lelis Guimarães Goulart, que atuou em plenário.

O juiz determinou a imediata execução da pena do condenado, que respondeu preso a todo o processo, e fixou indenização mínima de 30 salários mínimos em favor dos familiares da vítima, a título de reparação pelos danos morais provocados pelo crime.

Continue lendo

Popular