Contato

Cidade

Prazo para regularizar e tirar título termina hoje

Os eleitores brasileiros têm somente até esta quarta-feira (09) para comparecer a um cartório e regularizar a situação eleitoral para votar nas eleições deste ano. Entre os serviços que não poderão ser realizados estão a emissão do título de eleitor, a mudança do local de votação, o cadastramento biométrico, a solicitação de atendimento especial para deficientes e a inclusão do nome social no título de eleitor.

O prazo limite está presente na Lei das Eleições (9.504/1997), que determina que “nenhum requerimento de inscrição eleitoral ou de transferência será recebido dentro dos 150 dias anteriores à data da eleição”. Neste ano, o primeiro turno do pleito está marcado para acontecer no dia 7 de outubro.

A Constituição Federal estabelece que o comparecimento nas eleições é obrigatório para todos os brasileiros com mais de 18 anos. O voto é facultativo para analfabetos, maiores de 70 anos e adolescentes com idade entre 16 e 18 anos, que também têm somente até hoje para emitir o documento com a permissão para votar.

Quem perder o prazo para alguns dos serviços, como a regularização da situação eleitoral após o não comparecimento a três votações e o cadastramento biométrico, terá o título cancelado e perderá o direito de escolher seus candidatos para os cargos de presidente, governador, senador e deputados federais e deputados estaduais e distritais.

O cancelamento do título de eleitor impede ainda a inscrição em concursos públicos, a obtenção de passaporte ou CPF, a renovação de matrícula em estabelecimento de ensino oficiais e a tomada de empréstimos em bancos estatais. Após ter o título cancelado, o TSE afirma que os eleitores só terão a chance de regularizar novamente a situação após o segundo turno das eleições.

O TSE afirma que caberá ao TRE (Tribunal Regional Eleitoral) de cada um dos Estados decidir sobre uma eventual flexibilidade no horário de atendimento nesta quarta-feira.

Como regularizar?

Para tirar o título de eleitor, o brasileiro deve comparecer a uma unidade de atendimento da Justiça Eleitoral com carteira de identidade, carteira de trabalho ou certidão de nascimento/casamento, comprovante de residência original e recente e certificado de quitação com o serviço militar para homens maiores de 18 anos.

Para tirar a segunda via do documento, é necessário ir a um cartório eleitoral do município, portando apenas documento de identidade.

Já para aqueles que desejam mudar o local de votação, basta comparecer a qualquer cartório eleitoral munido de um documento oficial com foto e de seu novo comprovante de residência.

Travestis e transexuais que desejarem incluir no título de eleitor o nome social, por sua vez, devem levar a um cartório a declaração do nome com o qual deseja ser identificado. O nome civil e o nome social ficarão registrados nos bancos de dados de eleitores.

Biometria

Quem perdeu o prazo para realizar o cadastramento biométrico nos municípios de 22 Estados em que o voto com a digital será obrigatório também têm somente até esta quarta-feira para comparar a um posto da Justiça Eleitoral e evitar o cancelamento do título.

Continue lendo
Publicidade
Comentários

Cidade

Conesul comemora oito anos de liderança no setor de fibra ótica

https://drive.google.com/file/d/1R1cZrF9l3Z2GX1K4HdIkpldXF2DlW3ga/view?usp=drivesdk

https://drive.google.com/file/d/1R1cZrF9l3Z2GX1K4HdIkpldXF2DlW3ga/view?usp=sharing

Investir é sempre um grande desafio, não é mesmo?
Investir em alta-tecnologia e qualidade em uma região com vocação agropastoril, mais do que desafio, demonstra a crença no potencial inovador da população e na capacidade de desenvolvimento econômico dessa região.
A Rede Conesul Telecom assumiu esse grande desafio, 8 anos atrás e, movida por essa escolha desafiadora tornou-se o empreendimento de sucesso que é hoje.
Assista ao vídeo e conheça a história de pioneirismo na internet por fibra óptica da RCT.

Continue lendo

Cidade

É fake notícia sobre a vinda da Havan para Alegrete

Causou grande alvoroço e serviu de mote para a campanha eleitoral, mas não procede a informação da vibda Loja da Havan para a cidade.

É o que afirma o coordenador do SINE, Eider Penna. Ele informou ao EQ depois que esta informação foi divulgada,  houve muita gente entrando em contato para saber sobre as vagas.

Eider entrou em contato com a matriz em Brusque, SC. Hoje ele lançou uma nota para desmentir a notícia falsa.

“Ficamos entusiasmados com a vinda de um novo e mega empreendimento para a nossa cidade, eu como Coordenador Regional da FGTAS na qual faz a captação de vagas através da Plataforma SINE, tentamos contato com a empresa após a notícia que a empresa estaria chegando no nosso Alegrete.

Após a notícia vinculada a um site de reportagens aqui de nossa cidade algumas pessoas já procuraram nossa agência em Alegrete querendo saber informações, como é uma das condutas da Fundação entramos em contato com a empresa, fizemos uma ligação para a Matriz das Lojas Havan em Brusque – SC, na qual nos foi explicado que SIM a Havan veio em Alegrete, assim como foi em outras cidades através do setor de Expansão da empresa para ver a possibilidade de instalação na região, o administrativo da empresa nos repassou o e-mail do responsável pelo setor, Sr. Nilton Hang (irmão do dono Luciano Hang) na qual cordialmente respondeu nosso e-mail funcional, salientando que NÃO HÁ NADA CONCRETO no momento paraa instalação da empresa em nossa cidade.

Estamos na torcida para que nossa cidade seja contemplada, porém, ficamos entristecidos por saber que isso poderia mudar um pouco o cenário econômico de nossa cidade para melhor neste momento de pandemia, a princípio não irá se concretizar.

Vamos torcer para que Alegrete receba investimentos e que haja mais vagas de emprego, nós da FGTAS estamos sempre almejando mais vagas e oportunidades, mas a HAVAN no momento NÃO HÁ NADA,somente ficaremos no aguardo.

Oficializamos um documento e estamos entregando para todos os meios de comunicação de nossa cidade com cópia da resposta da empresa, para que seja divulgado para a comunidade que tanto torce pelo crescimento de nosso Alegrete.

Atenciosamente

Eider Penna
ADS – Coord. Regional FGTAS/Sine Oeste e Campanha RS”

Continue lendo

Cidade

Corrigido. Carro capota na avenida Tiaraju, na Zona Leste

 

Este Ford Ka acaba de capotar na avenida Tiaraju na altura da Vila dr.Romário. o motorista perdeu o controle do carro.

Segundo populares o motorista teve que desviar abruptamente de um ciclista que atravessou a pista e perdeu o controle do Ka.

O Gol branco descia do bairro em direção ao centro da cidade. A ambulância da Samu já está no local.

 

Imagem/ vítor cardozo

Continue lendo

Popular