Contato

Cidade

Risco de inundação do Ibirapuitã

O acúmulo de chuva na semana em Alegrete chega aos 113mm, conforme pluviômetro localizado na Unipampa. Na manhã de hoje (03), 18 mm já foram registrados. E, a situação é de alerta, segundo a Defesa Civil. Em Santana do Livramento, um temporal nesta quarta-feira (02), registrou – em poucas horas, índices de cerca de 250 mm. A ligação entre o clima nas cidades vizinhas é o curso do Rio Ibirapuitã – que nasce no município fronteira e deságua em Alegrete. Ou seja, esse alto volume de água tende a desaguar no curso do rio localizado aqui. A Defesa Civil local estima que o acúmulo chegue até a cidade em, pelo menos, dois dias.

Em Alegrete cheia pode acontecer em menos de 48 horas

Com a situação crítica em Livramento, a Defesa Civil de Alegrete monitora o volume do rio, de hora em hora desde ontem. Segundo o órgão, “a precipitação que houve lá pode causar inundações em nossa cidade”. Desta forma, já em modo de prevenção, os órgãos municipais envolvidos estão em alerta. “Trabalhamos sempre com a prevenção, por isso estamos preparados para agir em casos de desastres naturais”, enfatiza a coordenadora da Defesa Civil local, Helen Figueiredo.

A cheia do rio é verificada pela Estação da ANA (Agência Nacional de Águas) e, desde a última medição – até o fechamento desta matéria, a régua marcava 2m16cm acima do nível. Para que a primeira casa ribeirinha ao Ibirapuitã, em Alegrete, seja atingida o nível da água deve chegar aos 8m54cm, explica a Defesa Civil.

Apenas um chamado foi registrado, na rua Perú, bairro Vera Cruz. Lá, uma família precisou ser alojada na casa de amigos.

Neste contexto, a Defesa Civil se pauta pela experiência em situações já vivenciadas no município. “Com dados e experiências anteriores, esse volume de chuva pode chegar até Alegrete em um ou dois dias”, avalia a coordenadora do órgão.

“É preciso estar sempre preparado para o pior, mesmo que não se confirme. Tudo fica pronto para aplicar o Plano de Contingência”, conclui a profissional.

 Defesa Civil de Alegrete está à disposição, 24 horas, pelo (55) 9 9147.7276. 

O caos na cidade ao lado

Na cidade vizinha, a enxurrada teve início por volta das 10h30min de quarta. Casas foram inundadas, uma rua desmoronou, vias ficaram interditadas e muitos carros caíram em buracos. O cenário, desde então, preocupa. Até às 16 horas de ontem, a régua marcava mais de 200 mm de chuva em Livramento.

Com água pela cintura, homem se recusa a sair sem animais de estimação

Em meio ao desespero, um morador santanense ficou preso em casa – com a água já pela cintura, na companhia de seus sete cães e cinco gatos. Com o nível da água subindo cada vez mais rápido e atingindo a fiação elétrica, os próprios vizinhos improvisaram o resgate. Ele se recusou a deixar a casa sem que os animais também fossem resgatados. A conversa durou aproximadamente 40 minutos, depois de dois cães resgatados, o homem foi levado nos braços por alguns moradores que retornaram ao endereço para retirar os animais. Ao todo foram resgatados sete cães e cinco gatos. O homem foi acolhido na casa de vizinhos.

Fotos: Fabian Ribeiro / A Plateia

Continue lendo
Publicidade
Comentários

Cidade

Ciclofaixa será inaugurada neste sábado com pedalada

Uma pedalada marcará a inauguração oficial da ciclofaixa da avenida Tiaraju, em Alegrete, neste sábado, às 16h. O evento é organizado pela Prefeitura em parceria com grupos de ciclistas, mas também é aberto à participação de outros ciclistas amadores e visa divulgar e incentivar o uso da bicicleta entre a população.

A pedalada, que terá todos os protocolos sanitários respeitados, percorrerá um trajeto de 6,0 km (3 de ida e 3 de volta) e sairá da frente do obelisco “Será o momento de lançar não só uma faixa na rua, mas um estilo de vida que está ligado à mobilidade com segurança, meio ambiente e qualidade de vida das pessoas”, afirmou o prefeito Márcio Amaral, que também participará da pedalada ao lado do vice-prefeito Jesse Trindade.

Durante a semana, equipes trabalharam na pintura e sinalização da ciclofaixa, que teve o investimento de R$ 160 mil. A pista exclusiva para o tráfego de ciclistas ocupará um espaço que antes servia apenas para veículos, sendo uma importante ligação a zona leste da cidade.

Segundo vice-prefeito Jesse Trindade, a ciclofaixa será a primeira parte de um futuro circuito ciclístico que a Prefeitura pretende implantar no município. “Temos muito trabalho pela frente. Nosso compromisso, plano de governo, contemplava projetos de ciclovias e ciclofaixas. Estamos projetando uma rota que contemple várias regiões da cidade, até para que as pessoas se sintam convidadas a adotar esta prática como rotina em seus deslocamentos”, disse Jesse.

Continue lendo

Cidade

Peruzzo repassa alimentos doados por clientes à Santa Casa

 

Numa iniciativa da Rede Peruzzo de Supermercados, foram entregues alimentos doados por seus clientes à Santa Casa de Alegrete.

Presentes no ato os gerentes da Barros Cassal, senhor Cássio Alissandro Rodrigues, pelo Ecomix, senho Josiel da Luz Santos, e Márcio Marchezan pelo mercado da Venâncio Aires.

Representando a Santa Casa, senhora Márcia Ferreira, supervisora de nutrição, e Carlos Mello, diretor de imagem. Foi entregue nessa ocasião uma tonelada de alimento.

Continue lendo

Cidade

Vereadores acompanham Prefeito nas obras do Aeroporto

    A convite da Administração Municipal, na manhã desta  quinta-feira, os vereadores  estiveram no Aeroporto Gaudêncio  Ramos para conhecerem o ritmo de obras  da estação de passageiros e da pista de pouso e decolagem com vistas ao reinício  dos voos comerciais.  A presidente Firmina Soares, acompanhada  dos vereadores  Eder Fioravante, João Leivas, Jaime Duarte, Ênio Bastos,Vagner Fan, Luciano Belmonte, Glênio Bolsson e Itamar Rodriguez,  foram recebidos  pelo prefeito Márcio Amaral, vice-prefeito Jesse Trindade Santos e secretários municipais.

Acompanharam o andamento das obras tanto de melhorias da estação de passageiros  quanto da pista que está recebendo nova camada asfáltica. A intervenção política do deputado Frederico Antunes, foi destacada pela bancada do PP, em vídeo distribuído nas redes sociais.

 

 

A empresa Construtora Alegretense é encarregada das obras e o investimento, conforme informou o prefeito Márcio, passa de R$ 300 mil.

 

 As melhorias deverão estar concluídas a tempo de ser feita a vistoria final  do aeroporto, tendo em vista que no dia 3 de agosto  terão início os voos   entre Alegrete e a Capital do Estado, a cargo da empresa Azul, momento considerado muito importante para a alavancada do desenvolvimento do município. 

Continue lendo

Ler edição online

Facebook

Previsão do tempo

 

 

Popular