Contato

Cidade

Futuro do Hemocentro é pauta de encontro em Porto Alegre

A permanência do Hemocentro Regional em Alegrete ganha um capítulo importante nesta quinta-feira (03). Autoridades favoráveis à permanência se reúnem, nesta quinta (03), com o secretário estadual da Saúde, Francisco Paz, em Porto Alegre. A mobilização veio à tona depois da proposta de reestruturação do sistema atual, que transformaria a instituição em um posto de coleta, centralizando o Hemocentro Regional em Santa Maria. Na tarde de ontem (02), o deputado Frederico Antunes visitou o Hemocentro para unir forças em prol continuidade do serviço.

O Hemocentro atua em Alegrete há 15 anos e abastece seis cidades da região: Alegrete, Quaraí, Santana do Livramento, São Gabriel, Rosário do Sul, Itaqui; e uma de fora: São Francisco de Assis. Hoje, são necessárias 450 bolsas de sangue para abastecer todos os municípios. Total assegurado sempre.

Com a mudança de sistema, os volumes seriam coletados nas sete cidades e encaminhados para análise em Santa Maria. E, de lá, seria feita a redistribuição. Um dos questionamentos é referente à qualidade do sangue – uma vez que percorreria muitos quilômetros até chegar ao centro do Estado. Além disso, a equipe do Hemocentro Regional de Alegrete hoje emprega cerca de 26 funcionários. Com a mudança metade seria demitida.

A justificativa de reestruturação ganha força aliada ao fato de Santa Maria ser um centro maior, a abertura do Hospital Regional e a aquisição de um aparelho mais moderno para análise.

Várias autoridades já confirmaram presença, entre elas o Executivo Municipal, a 10° Coordenadoria Regional de Saúde e o próprio deputado Antunes.

Continue lendo
Publicidade
Comentários

Cidade

Meio Ambiente investe em mais coletores na cidade

Além de buscar e reforçar a limpeza do município com instalação e descentralização da coleta seletiva e de novos contentores de resíduos, a Prefeitura de Alegrete, por meio da Secretaria Municipal Meio Ambiente (SEMMAM) organizou, ontem (22/6), muitos deles que estão instalados nas ruas Dr. Lauro Dornelles, Venâncio Aires e General Vitorino.

Os contentores complementam o sistema de limpeza urbana, propiciam mais organização, limpeza e higiene a regiões com grande concentração de pessoas e de resíduos. O morador pode fazer o descarte a qualquer hora do dia, e não somente próximo ao horário de passagem dos caminhões coletores. Os contentores possuem rodas e grande capacidade para armazenamento e são exclusivos para os detritos orgânicos e secos.

Segundo a secretária da SEMAMM, Gabriella Segabinazi, o principal benefício é evitar a proliferação de insetos e atração de roedores. “Com os contentores, o lixo fica organizado, o cheiro fica concentrado dentro do contêiner e as avenidas ficam ainda mais bonitas, sem sacolas de lixo doméstico espalhadas”, destaca o secretária.

Vale ressaltar que nos dois tipos de contentores é proibido o descarte de restos de obras. “Estamos pedindo também que as pessoas cuidem o patrimônio público que é de todos, pois os contentores são sempre alvos de vandalismo em nossa cidade. Quebram as rodinhas, destroem as tampas e até incendeiam”, alertou.

Continue lendo

Cidade

Chegaram mudas de frutíferas na Secretaria da Agricultura

A Prefeitura de Alegrete, por meio da Secretaria de Agricultura e Pecuária (SAP), informa que as mudas de árvores frutíferas encomendadas chegaram hoje, quarta-feira, e que começam a ser entregues nesta quinta-feira, 24, das 7h30 às 13h, na sede da Secretaria de Agricultura e Pecuária.

Ela está localizada na Av. Tiaraju, nº 1009, bairro Ibuirapuitã. Solicita-se que responsáveis pelas encomendas compareçam para retirá-las o mais breve possível, devido a Secretaria não possuir a estrutura necessária para armazenar as mudas.

Continue lendo

Cidade

Nesta terça-feira Vila Nova recebeu ACISO com a descentralização da Administração Municipal

Nesta terça-feira, 22, o bairro Vila Nova recebeu a primeira edição do programa “Construindo um novo futuro nos bairros”. A iniciativa, a qual consiste na descentralização dos serviços da administração municipal, acontece por meio de uma Ação Cívico-Social (ACISO). Com a presença de diversas secretarias, foram realizadas obras de manutenção e reparos, bem como ouvidas as demandas da população.

O objetivo da ACISO é realizar atividades com a participação de diversos órgãos da administração pública municipal.


O evento foi realizado na EMEI Ibirapuitã, com a presença do vice-prefeito Jesse Trindade e de secretários municipais e vereadores, além de lideranças comunitárias. Na ocasião as secretarias municipais disponibilizaram suas equipes e seus programas para a realização de atendimentos, prestação de serviços e informações aos moradores do bairro Vila Nova e arredores.

O programa da prefeitura terá prosseguimento em 13 julho nos bairros Nossa Senhora da Conceição e Saint Pastous, em 10 de agosto nos bairros Maria do Carmo e Anita Garibaldi e no dia 24 de agosto nos bairros Vera Cruz, Sepé Tiaraju, Vila Grande e Progresso.

Nossa reportagem esteve no local, confira o video abaixo:

 

Continue lendo

Ler edição online

Facebook

Previsão do tempo

 

 

Popular