Contato

Polícia

CEPAL: Quando a leitura é só o primeiro passo

Viajar, refletir, aprender e se distrair. Estes são alguns dos benefícios da leitura. Em Alegrete, é possível viajar no tempo não apenas por meio dos livros, mas por meio de um aconchegante lugar que nos faz ir além das fronteiras do pensamento: o CEPAL (Centro de Pesquisa e Documentação de Alegrete). O sonho, que começou em 1988 com Danilo Nelson Assumpção dos Santos, hoje é preservado pelo irmão, Nelson, e conta com o apoio e doações da comunidade. O aprendizado se dá não só pelo contato com os livros, mas também com documentos, imagens e artefatos. Lá, é possível ir além da leitura, é possível conhecer a origem da história do povo alegretense.

O antigo depósito da Viação Férrea, outra parte importante da história da cidade, atua como abrigo de um dos maiores acervos da cidade desde 2001. Ao entrar no local, a sensação de um ambiente familiar aliada a um espaço repleto de conhecimento é instantânea. “Acumulamos materiais de várias características e que fazem parte da formação da cidade. Buscar a historicidade nos leva a pensar no ser humano”, destaca o presidente do CEPAL, Nelson Assumpção dos Santos.

Para ele, a importância da manutenção da mostra não está somente nos registros, mas em todo o conjunto de informações que compõem um recorte do trajeto percorrido para a formação da cidade que temos hoje. “Se olhássemos um pouco do que foi feito lá atrás, muita coisa seria poderia ser diferente hoje”, desabafa o curador, de 66 anos, que dedica a rotina às atividades voltadas para o museu.

Um catálogo inusitado de artigos pode ser encontrado no grande salão: certidões de 1822, fichas de votação da década de 60, fósseis, pedras, animais empalhados e muito mais são expostos no local. O que não está diante dos olhos está catalogado e arquivado. Só em livros, somam-se mais de 12 mil exemplares. O espaço abrange áreas como antropologia, arqueologia, paleontologia, gemologia e taxidermia.

Desde a criação, mais de 70 mil pessoas já visitaram o CEPAL. Motivo de orgulho para o presidente que diz ser o “guardião” do sonho do irmão. “O Danilo era responsável pela parte intelectual e eu pela parte física. Minha casa é aqui”, conta.

As visitas de escolas são seguidas de uma palestra, nela Santos conta a história sobre a formação da cidade. Atualmente, o espaço é mantido pelo curador – que cultiva e preserva o trabalho desenvolvido pelo irmão – falecido em 2016, e conta com o apoio da esposa. Além disso, o CEPAL conta com uma diretoria de 11 membros e doações. Ao tocar nesse assunto, o presidente faz questão de ressaltar que todo auxílio de voluntários é sempre bem-vindo. “Não temos dinheiro, mas a gratificação que o trabalho proporciona não há o que pague”, revela.

Além do teor educativo, o CEPAL também atua com grupos de auxílio à comunidade em geral. Entre em contato com a instituição e saiba mais.

Confira. na íntegra, a conversa com Santos:

*Ao final do vídeo, um problema de interferência não possibilitou a transmissão das últimas palavras que são “dentro da metodologia que nós nos habilitamos a oferecer”.

Além do teor educativo, o CEPAL também atua com grupos de auxílio à comunidade em geral. Entre em contato com a instituição e saiba mais.

Ficha técnica

Expediente: de segunda a sexta das 09h ao meio-dia e das 14h às 18h.

Telefone: (55)3422.4585

Endereço: Largo da Viação Férrea

Tour virtual:

 

Publicidade
Comentários

Polícia

Homem se desentende em bar e faz disparos

Nesta sexta-feira (19/04), por volta de 21h20, uma guarnição da Brigada Militar de Alegrete, através da 3ª Companhia do 1º Batalhão de Policiamento de Área de Fronteira, após ligações para o fone 190 referente a um indivíduo efetuando disparos de arma de fogo em frente a um bar no bairro Vila Nova.

A guarnição foi até o local onde havia movimentação de pessoas, sendo encontrado 01 pistola cal. 9mm com 02 carregadores, 18 munições intactas e 05 deflagradas, foi identificado o proprietário da arma sendo um homem de 52 anos, este alegou ter efetuado disparos em decorrência de um desentendimento.

Ainda foram localizados no interior do estabelecimento 01 revólver cal. 38, municiado com 02 munições intactas, 01 cartucheira com 07 munições cal. 38 intactas, 01 munição cal. 762 intacta e 03 munições cal. 9mm intactas, sendo identificada a responsável pelo bar, uma mulher de 54 anos, a qual relatou que o revólver pertencia ao seu falecido esposo.

Diante dos fatos, as partes foram encaminhadas até a DPPA onde o homem foi autuado em flagrante pelos disparos de arma de fogo e a proprietária do estabelecimento autuada em flagrante por posse irregular de arma de fogo, para ambos foi estipulada fiança, a qual foram pagas.

 

Continue lendo

Polícia

Homem é preso por estupro de vulnerável

A Polícia Civil, na manhã desta quarta-feira (16/4), por meio dos policiais civis da Delegacia de Polícia de Alegrete, coordenados pela delegada Fernanda Mendonça, efetuou a prisão temporária de um homem de 55 anos, investigado por cometer abuso sexual contra a sobrinha-neta, de cinco anos de idade.

Foi feito registro de ocorrência pelos familiares da menor relatando o abuso sexual sofrido por ela, a qual contou para sua genitora sobre o ocorrido.

Após investigação e coleta de elementos que indicavam a prática do crime, foi representado ao poder Judiciário pela prisão do investigado, o que foi deferido, e o mandado de prisão cumprido pelos policiais hoje no bairro Ibirapuitã.

O investigado também foi interrogado e o inquérito em breve será concluído. Ele já possuía antecedentes policiais por outro estupro de vulnerável.

Após as diligências de praxe, o preso foi encaminhado ao Presídio Estadual de Alegrete.

DENÚNCIAS À POLÍCIA CIVIL EM ALEGRETE (sigilo garantido):
(55) 3427-0300 (plantão)
(55) 98451-1689 (WhatsApp)

Continue lendo

Polícia

Homem tenta se esconder da BM na copa se árvore, mas foi descoberto

Nesta segunda-feira (14/04), por volta de 16h00, na localidade do Catimbau, uma guarnição da Brigada Militar, através da 3ª Companhia do 1º Batalhão de Policiamento de Área de Fronteira, cumpriu mandado de prisão definitiva decorrente de condenação transitada em julgado pelo crime de estupro de vulnerável.

Com a chegada da guarnição no local, o condenado tentou se esconder na copa de uma árvore, mas foi descoberto, identificado e cientificado da existência da ordem judicial junto ao Banco Nacional de Medidas Penais e Prisões do Conselho Nacional de Justiça.

Diante dos fatos, o indivíduo foi encaminhado até a UPA para avaliação clínica e após apresentado na DPPA para registro e providências.

*PRISÃO DE FORAGIDO*

Nesta segunda-feira (14/04), por volta de 10h00, uma guarnição da Brigada Militar de Alegrete, através da 3ª Companhia do 1º Batalhão de Policiamento de Área de Fronteira, tomou conhecimento de um indivíduo que constava como foragido do sistema prisional (tornozeleira eletrônica), após levantamento do possível paradeiro do suspeito foi logrado êxito em localizar o homem de 37 anos. Diante dos fatos, o indivíduo foi encaminhado até a UPA para avaliação clínica e após apresentado na DPPA para registro e providências.

 

*INFORMATIVO:* A Brigada Militar encontra-se com editais de processos seletivos para ingresso na corporação em aberto, sendo 120 vagas para o oficialato com inscrições até as 17h00 do dia 05 de maio de 2025 e 1200 vagas para a carreira de nível médio com inscrições até as 17h00 do dia 22 de abril de 2025. Maiores informações acessar no site www.brigadamilitar.rs.gov.br – na aba (concursos).

 

Continue lendo

Popular