Contato

Cidade

Melhora na coleta seletiva esbarra na regularização de documentos

Em Alegrete existe a preocupação com a coleta seletiva de recicláveis. Para isso, unem-se as cooperativas de catadores e as secretarias municipais do gênero. Ainda assim, hoje, a coleta é feita por carrocinhas que não conseguem recolher um número significativo de resíduos. A assinatura de convênio que permita a compra de um caminhão para o carregamento desses recicláveis passa por algumas fases burocráticas que demandam tempo.

“Um ano e dez meses se passaram e ainda faltam etapas”, afirma o presidente da Associação de Catadores de Alegrete (COCARSAL), Giovane Soares. Ele conta que, até 2016, mesmo sem convênio a cooperativa recebia apoio com transporte. Esse apoio resultava em uma média de 35 toneladas de material recolhido por mês. E, sem o transporte, o recolhimento foi reduzido para uma média de 18 toneladas. “Essa demora atrasa (o trabalho) e nós queremos saber até quando. Caso pessoas ou empresários queiram nos apoiar serão bem-vindos”, destaca o Soares.

A coleta seletiva de recicláveis – efetiva e de qualidade, depende transporte e de estrutura. Segundo Soares, a sede já existe e, agora, a cooperativa busca a regularização da documentação que falta. Ainda assim, ele questiona a demora por parte da Prefeitura e da Junta Comercial. “Eu sei que existe interesse, mas nós estamos fazendo nossa parte”, afirma.

Em contato com a Secretaria de Meio Ambiente, a pasta afirma que o interesse é mútuo, mas que as cooperativas precisam estar em dia com a documentação para que qualquer parceria ou processo seja firmado. A responsável pela pasta, Gabriela Segabinazzi, explica que sem a regularização da situação das cooperativas não é possível dar um suporte maior. “Damos suporte com alimentação, mas sem a documentação mínima não temos como firmar um convênio e ampliar o apoio”, alega.

Secretária de Meio Ambiente garante que transporte será adquirido

Segabinazzi afirma que o município não possui um veículo específico para esse serviço, mas que ele será adquirido em 2018. “Vamos adquirir um veículo com essa finalidade pelo Fundo Municipal de Gestão Compartilhada”, garante a secretária.

Ela ainda destaca que todos os empreendimentos que foram licenciados esse ano apresentam um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos. Ferramenta que permite um levantamento real dos resíduos gerados na cidade. “A responsabilidade é compartilhada e discutimos isso”.

Ela ainda explica que a Prefeitura tem interesse em formalizar um convênio, mas que os prazos precisam ser cumpridos. “A cooperativa não está com a documentação em dia, ela foi indeferida pela Junta Comercial”.

A secretária afirma que possui cópia de toda a documentação disponível para análise.

Quer ajudar?

Para quem tiver interesse em ajudar ou quiser entregar o seu lixo reciclável, a sede do Ponto de Entrega Voluntária fica na Avenida Caverá, nº 1318. Atualmente, a COCARSAL conta com 20 associados.

Continue lendo
Publicidade
Comentários

Cidade

Santa Casa disponibiliza cirurgia de catarata pelo SUS

Com ênfase na prevenção e na manutenção da saúde ocular, a Santa Casa está ofertando para a população da região cirurgias de catarata. Os atendimentos estão disponibilizados para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), no Ambulatório de Especialidades da Santa Casa.

Em 2023, foram realizadas 316 cirurgias. A ideia da diretoria, é que no decorrer deste ano esse número atinja a marca de 400 cirurgias de catarata.

Para ter acesso ao serviço, que é uma parceria com as secretarias Estadual e Municipal da Saúde, o paciente deve passar por uma avaliação médica para analisar se é necessário, ou não, a realização do procedimento.

Na Secretaria Municipal de Saúde são feitos os trâmites necessários ao procedimento e a Santa Casa executa a cirurgia de catarata, realizada pelo médico oftalmologista Gustavo da Rosa.

Para pacientes do CariSaúde, o atendimento também está disponível, com ações pré e pós cirúrgicos, com agendamento feito diretamente na Santa Casa.

O que é a cirurgia de catarata?

A cirurgia de catarata ou facectomia é a remoção do cristalino do olho, uma lente natural, que com o passar dos anos e devido às variações metabólicas das fibras do cristalino, perde a transparência, ficando opaca, amarelada. Isso é o que é chamado de catarata.

A perda de transparência do cristalino causa diminuição da acuidade visual. Durante a cirurgia a lente natural é removida e substituída por uma lente sintética e transparente.

Continue lendo

Cidade

PRF participa de evento em comemoração ao dia mundial de conscientização do autismo

O evento foi organizado pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e ocorreu em Alegrete_

Na manhã de hoje (02), juntamente com a APAE e Guarda Municipal, a Polícia Rodoviária Federal marcou presença no evento “Caminhada Azul” que ocorreu na Praça Getúlio Vargas no centro da cidade de Alegrete. Mais de 150 pessoas estiveram presentes, incluindo crianças, jovens e adultos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), além de familiares, alunos e professores da APAE

 

.

De acordo com a presidente da APAE em Alegrete, a instituição atualmente conta com 426 alunos. A realização de eventos como este tem como objetivo principal aumentar a conscientização e promover a inclusão, buscando também maior apoio e respeito por parte da sociedade.

 

Hoje, em todo o Brasil, a PRF está engajada em atividades educativas sobre o tema, em colaboração com outros órgãos de segurança viária, com o intuito de ampliar o alcance das iniciativas de conscientização sobre o autismo, enquanto cumpre sua função e atribuição constitucional.

Continue lendo

Cidade

Serviço da Corsan na ponte Borges de Medeiros de novo

Na tarde desta terça-feira, 5, a partir das 14h, equipes da Corsan irão realizar manobras operacionais de emergência na rede de esgoto que está alocada junto à ponte Borges de Medeiros, em Alegrete. Durante a execução do trabalho, o trânsito no sentido Centro – Zona Leste será conduzido em meia pista, com apoio da Guarda Municipal.

Devido a vazamentos encontrados nas tubulações, ocasionados pelas oscilações espontâneas da rede, foram necessárias novas manobras de alinhamento. Para realizar os reparos, será necessário operar na tubulação que se encontra embaixo da ponte, o que torna o processo delicado. Estas ações são essenciais para assegurar a segurança e a operacionalização do sistema de tratamento de esgoto, garantindo qualidade de vida para a população.

Para mais informações, estão à disposição da comunidade os canais de relacionamento da Corsan com o cliente: app Corsan, site www.corsan.com.br (na Unidade de Atendimento Virtual), ligações gratuitas pelo 0800.646.6444 e WhatsApp (51) 99704-6644.

A Corsan está permanentemente à disposição nesses canais e recomenda que a população utilize esses meios de contato com a Companhia para solicitações, pedidos de informação ou para fazer comunicados. Isso agiliza a tomada de providências e a mobilização das equipes de serviço.

Continue lendo

Popular