Contato

Cidade

Melhora na coleta seletiva esbarra na regularização de documentos

Em Alegrete existe a preocupação com a coleta seletiva de recicláveis. Para isso, unem-se as cooperativas de catadores e as secretarias municipais do gênero. Ainda assim, hoje, a coleta é feita por carrocinhas que não conseguem recolher um número significativo de resíduos. A assinatura de convênio que permita a compra de um caminhão para o carregamento desses recicláveis passa por algumas fases burocráticas que demandam tempo.

“Um ano e dez meses se passaram e ainda faltam etapas”, afirma o presidente da Associação de Catadores de Alegrete (COCARSAL), Giovane Soares. Ele conta que, até 2016, mesmo sem convênio a cooperativa recebia apoio com transporte. Esse apoio resultava em uma média de 35 toneladas de material recolhido por mês. E, sem o transporte, o recolhimento foi reduzido para uma média de 18 toneladas. “Essa demora atrasa (o trabalho) e nós queremos saber até quando. Caso pessoas ou empresários queiram nos apoiar serão bem-vindos”, destaca o Soares.

A coleta seletiva de recicláveis – efetiva e de qualidade, depende transporte e de estrutura. Segundo Soares, a sede já existe e, agora, a cooperativa busca a regularização da documentação que falta. Ainda assim, ele questiona a demora por parte da Prefeitura e da Junta Comercial. “Eu sei que existe interesse, mas nós estamos fazendo nossa parte”, afirma.

Em contato com a Secretaria de Meio Ambiente, a pasta afirma que o interesse é mútuo, mas que as cooperativas precisam estar em dia com a documentação para que qualquer parceria ou processo seja firmado. A responsável pela pasta, Gabriela Segabinazzi, explica que sem a regularização da situação das cooperativas não é possível dar um suporte maior. “Damos suporte com alimentação, mas sem a documentação mínima não temos como firmar um convênio e ampliar o apoio”, alega.

Secretária de Meio Ambiente garante que transporte será adquirido

Segabinazzi afirma que o município não possui um veículo específico para esse serviço, mas que ele será adquirido em 2018. “Vamos adquirir um veículo com essa finalidade pelo Fundo Municipal de Gestão Compartilhada”, garante a secretária.

Ela ainda destaca que todos os empreendimentos que foram licenciados esse ano apresentam um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos. Ferramenta que permite um levantamento real dos resíduos gerados na cidade. “A responsabilidade é compartilhada e discutimos isso”.

Ela ainda explica que a Prefeitura tem interesse em formalizar um convênio, mas que os prazos precisam ser cumpridos. “A cooperativa não está com a documentação em dia, ela foi indeferida pela Junta Comercial”.

A secretária afirma que possui cópia de toda a documentação disponível para análise.

Quer ajudar?

Para quem tiver interesse em ajudar ou quiser entregar o seu lixo reciclável, a sede do Ponto de Entrega Voluntária fica na Avenida Caverá, nº 1318. Atualmente, a COCARSAL conta com 20 associados.

Continue lendo
Publicidade
Comentários

Cidade

Conesul comemora oito anos de liderança no setor de fibra ótica

https://drive.google.com/file/d/1R1cZrF9l3Z2GX1K4HdIkpldXF2DlW3ga/view?usp=drivesdk

https://drive.google.com/file/d/1R1cZrF9l3Z2GX1K4HdIkpldXF2DlW3ga/view?usp=sharing

Investir é sempre um grande desafio, não é mesmo?
Investir em alta-tecnologia e qualidade em uma região com vocação agropastoril, mais do que desafio, demonstra a crença no potencial inovador da população e na capacidade de desenvolvimento econômico dessa região.
A Rede Conesul Telecom assumiu esse grande desafio, 8 anos atrás e, movida por essa escolha desafiadora tornou-se o empreendimento de sucesso que é hoje.
Assista ao vídeo e conheça a história de pioneirismo na internet por fibra óptica da RCT.

Continue lendo

Cidade

É fake notícia sobre a vinda da Havan para Alegrete

Causou grande alvoroço e serviu de mote para a campanha eleitoral, mas não procede a informação da vibda Loja da Havan para a cidade.

É o que afirma o coordenador do SINE, Eider Penna. Ele informou ao EQ depois que esta informação foi divulgada,  houve muita gente entrando em contato para saber sobre as vagas.

Eider entrou em contato com a matriz em Brusque, SC. Hoje ele lançou uma nota para desmentir a notícia falsa.

“Ficamos entusiasmados com a vinda de um novo e mega empreendimento para a nossa cidade, eu como Coordenador Regional da FGTAS na qual faz a captação de vagas através da Plataforma SINE, tentamos contato com a empresa após a notícia que a empresa estaria chegando no nosso Alegrete.

Após a notícia vinculada a um site de reportagens aqui de nossa cidade algumas pessoas já procuraram nossa agência em Alegrete querendo saber informações, como é uma das condutas da Fundação entramos em contato com a empresa, fizemos uma ligação para a Matriz das Lojas Havan em Brusque – SC, na qual nos foi explicado que SIM a Havan veio em Alegrete, assim como foi em outras cidades através do setor de Expansão da empresa para ver a possibilidade de instalação na região, o administrativo da empresa nos repassou o e-mail do responsável pelo setor, Sr. Nilton Hang (irmão do dono Luciano Hang) na qual cordialmente respondeu nosso e-mail funcional, salientando que NÃO HÁ NADA CONCRETO no momento paraa instalação da empresa em nossa cidade.

Estamos na torcida para que nossa cidade seja contemplada, porém, ficamos entristecidos por saber que isso poderia mudar um pouco o cenário econômico de nossa cidade para melhor neste momento de pandemia, a princípio não irá se concretizar.

Vamos torcer para que Alegrete receba investimentos e que haja mais vagas de emprego, nós da FGTAS estamos sempre almejando mais vagas e oportunidades, mas a HAVAN no momento NÃO HÁ NADA,somente ficaremos no aguardo.

Oficializamos um documento e estamos entregando para todos os meios de comunicação de nossa cidade com cópia da resposta da empresa, para que seja divulgado para a comunidade que tanto torce pelo crescimento de nosso Alegrete.

Atenciosamente

Eider Penna
ADS – Coord. Regional FGTAS/Sine Oeste e Campanha RS”

Continue lendo

Cidade

Corrigido. Carro capota na avenida Tiaraju, na Zona Leste

 

Este Ford Ka acaba de capotar na avenida Tiaraju na altura da Vila dr.Romário. o motorista perdeu o controle do carro.

Segundo populares o motorista teve que desviar abruptamente de um ciclista que atravessou a pista e perdeu o controle do Ka.

O Gol branco descia do bairro em direção ao centro da cidade. A ambulância da Samu já está no local.

 

Imagem/ vítor cardozo

Continue lendo

Popular