Contato

Cidade

Melhora na coleta seletiva esbarra na regularização de documentos

Em Alegrete existe a preocupação com a coleta seletiva de recicláveis. Para isso, unem-se as cooperativas de catadores e as secretarias municipais do gênero. Ainda assim, hoje, a coleta é feita por carrocinhas que não conseguem recolher um número significativo de resíduos. A assinatura de convênio que permita a compra de um caminhão para o carregamento desses recicláveis passa por algumas fases burocráticas que demandam tempo.

“Um ano e dez meses se passaram e ainda faltam etapas”, afirma o presidente da Associação de Catadores de Alegrete (COCARSAL), Giovane Soares. Ele conta que, até 2016, mesmo sem convênio a cooperativa recebia apoio com transporte. Esse apoio resultava em uma média de 35 toneladas de material recolhido por mês. E, sem o transporte, o recolhimento foi reduzido para uma média de 18 toneladas. “Essa demora atrasa (o trabalho) e nós queremos saber até quando. Caso pessoas ou empresários queiram nos apoiar serão bem-vindos”, destaca o Soares.

A coleta seletiva de recicláveis – efetiva e de qualidade, depende transporte e de estrutura. Segundo Soares, a sede já existe e, agora, a cooperativa busca a regularização da documentação que falta. Ainda assim, ele questiona a demora por parte da Prefeitura e da Junta Comercial. “Eu sei que existe interesse, mas nós estamos fazendo nossa parte”, afirma.

Em contato com a Secretaria de Meio Ambiente, a pasta afirma que o interesse é mútuo, mas que as cooperativas precisam estar em dia com a documentação para que qualquer parceria ou processo seja firmado. A responsável pela pasta, Gabriela Segabinazzi, explica que sem a regularização da situação das cooperativas não é possível dar um suporte maior. “Damos suporte com alimentação, mas sem a documentação mínima não temos como firmar um convênio e ampliar o apoio”, alega.

Secretária de Meio Ambiente garante que transporte será adquirido

Segabinazzi afirma que o município não possui um veículo específico para esse serviço, mas que ele será adquirido em 2018. “Vamos adquirir um veículo com essa finalidade pelo Fundo Municipal de Gestão Compartilhada”, garante a secretária.

Ela ainda destaca que todos os empreendimentos que foram licenciados esse ano apresentam um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos. Ferramenta que permite um levantamento real dos resíduos gerados na cidade. “A responsabilidade é compartilhada e discutimos isso”.

Ela ainda explica que a Prefeitura tem interesse em formalizar um convênio, mas que os prazos precisam ser cumpridos. “A cooperativa não está com a documentação em dia, ela foi indeferida pela Junta Comercial”.

A secretária afirma que possui cópia de toda a documentação disponível para análise.

Quer ajudar?

Para quem tiver interesse em ajudar ou quiser entregar o seu lixo reciclável, a sede do Ponto de Entrega Voluntária fica na Avenida Caverá, nº 1318. Atualmente, a COCARSAL conta com 20 associados.

Publicidade
Comentários

Cidade

Moradores discutem melhorias no Bairro Nossa Senhora da Conceição

Encontro liderado por Adão Roberto e Carmelita visa calçamento, drenagem e iluminação

Em 19 de novembro de 2024, a Associação de Moradores do Bairro Nossa Senhora da Conceição e autoridades se reuniram para discutir melhorias como calçamento, drenagem e iluminação. Adão Roberto, da FRACAB e UAMA, e a presidente da associação, Carmelita Hoffman, lideraram o encontro, que ocorreu no próprio bairro.

As autoridades prometeram colaborar para elevar a qualidade de vida local, mas ainda não detalharam as ações ou prazos. A comunidade aguarda o cumprimento desses compromissos.

 

Continue lendo

Cidade

NESTA QUINTA-FEIRA: AUDIÊNCIA PÚBLICA DISCUTIRÁ DESCONTOS DE MULTAS E JUROS NO PROGRAMA PROFIS 2024

O evento ocorrerá às 15h, no Plenário Gaspar Cardoso Paines, na Câmara de Vereadores

A Câmara Municipal de Alegrete convida a comunidade para participar, nesta quinta-feira, 21 de novembro de 2024, da audiência pública sobre o Programa Profis 2024, promovida pela Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final. 

O encontro discutirá o Projeto de Lei Ordinária 59/2024, apresentado pelo Poder Executivo, que estabelece condições especiais para regularização de débitos com o município. O programa prevê anistia de multas e juros sobre créditos da Fazenda Pública Municipal, de natureza tributária e não tributária, vencidos até 31 de dezembro de 2023, destinados a pessoas físicas e jurídicas com dívidas ativas e/ou judicializadas.

A audiência pública é uma oportunidade para que a população conheça os detalhes do projeto, tire dúvidas e contribua com sugestões. Além disso, o evento será transmitido ao vivo pela TV Câmara, garantindo acesso àqueles que não puderem comparecer presencialmente.

Continue lendo

Cidade

Alegrete celebra padroeira com vasta programação religiosa

Eventos começam em 29 de novembro, incluindo carreatas e missas temáticas, com apoio da Prefeitura e Secretaria de Turismo. Nossa Senhora da Conceição Aparecida promete unir e abençoar a cidade

A cidade de Alegrete anunciou, em um evento na noite de 14.nov.2024 (5ª feira), no salão Paroquial, uma programação extensa para celebrar a sua padroeira, Nossa Senhora da Conceição Aparecida.

As festividades, com início em 29.nov, contam com o apoio da Prefeitura de Alegrete e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo. Prometem momentos de fé, tradição e união para a comunidade local.

As celebrações começarão com uma carreata às 18h, partindo do trevo do arco na Cidade Alta, seguida de uma missa com benção ao Alegrete às 19h, no dia 29.nov. Esta sequência de eventos simboliza a união e a fé da comunidade.

A programação inclui missas temáticas dedicadas a diferentes grupos da comunidade ao longo da semana seguinte. No dia 3 de dezembro, às 19h, haverá uma missa com benção às famílias, com a presença da Paróquia de Manoel Viana. No domingo, às 10h, uma missa abençoará os produtores rurais do Município, e às 19h, uma missa será dedicada aos integrantes do comércio e empreendedores de Alegrete.

Durante a semana, as celebrações continuarão com missas voltadas para profissionais de diversos setores, incluindo construção civil, indústrias, agroindústrias, militares, seguranças, educação, cultura, tradicionalistas e profissionais de saúde. O encerramento das festividades será no domingo, com uma Santa Missa na igreja Matriz às 10h, marcando o fim de uma semana de celebrações.

 

 

Continue lendo

Facebook

Previsão do tempo

 

 

Popular