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Concurso da Polícia Civil tem 1,2 mil vagas com salários que podem chegar a R$ 6,3 mil

O tão aguardado concurso para Polícia Civil teve edital publicado nesta segunda-feira, no Diário Oficial do Estado. São 1,2 mil vagas – 600 para escrivães e 600 para inspetor de Polícia. As incrições podem ser realizadas a partir desta terça-feira  até 19 de janeiro no site da Fundatec– responsável pela aplicação das provas.

O concurso prevê salário inicial no valor de R$ 5.641,20. Em 1º de maio de 2018, está previsto aumento para R$ 5.992,98 e, em 1º de novembro de 2018,  a folha salarial pode chegar a R$ 6.366,80. Podem concorrer a uma das vagas  candidatos com ensino superior completo, que tenham idade mínima de 18 anos, que possuam Carteira Nacional de Habilitação – categoria B -, e que estejam em dia com as obrigações Militares e Eleitorais.

O concurso públicos – com data prevista para 25 de fevereiro – será realizado em duas etapas. A primeira consiste nas provas de capacitação intelectual, capacitação física, sindicância da vida pregressa e atual, exames de saúde e avaliação da aptidão psicológica. Esta fase destina-se à admissão para matrícula no curso de formação profissional, concernente à segunda etapa do certame, a qual é ministrado pela Academia de Polícia (Acadepol).

A novidade nesta seleção é o exame toxicológico presente nos exames de saúde. Uma alteração que ocorreu em relação ao último edital foi na etapa dos exames físicos no que tange ao teste do dinamômetro, o qual foi substituído pelo exame de barra fixa. Para o sexo feminino trata-se de sustentação na barra fixa, por no mínimo 10 segundos, e para o sexo masculino devem ser feitas, no mínimo três flexões.

Segundo o Chefe de Polícia, delegado Emerson Wendt, a estimativa é de inscrição de pelo menos 25 mil candidatos. O concurso faz parte do pacote de segurança pública, lançado em julho pelo Piratini. Na época, o governo prometeu concursos para preencher 6,1 mil vagas na área: 4,1 mil para a Brigada Militar e 1,2 mil para a Polícia Civil. O Estado deve chamar ainda 100 delegados.

Os cargos

Escrivão de Polícia: tem a função de  escriturar ou orientar a escrituração dos livros cartorários de delegacias; lavrar e expedir certidões; lavrar autos de prisão, de apreensão, de restituição, de depósito, de acareação e de reconhecimento; lavrar termos de declarações, de ocorrência, de fianças, de compromisso e de representação; recolher fianças, nos termos da legislação; exarar boletins estatísticos; atualizar arquivos e bancos de dados; cumprir e fazer cumprir as determinações das autoridades policiais; participar de diligências externas, cumprir mandados de busca, realizar prisões e intimações; portar arma de fogo de uso regulamentar, inclusive armas longas; conduzir veículos oficiais; executar tarefas administrativas.

Inspetor de Polícia: tem a função de realizar diligências, operações, vigilâncias e atos investigatórios; efetuar prisões, buscas e apreensões; cumprir mandados; colaborar na execução de atividades procedimentais e administrativas; cumprir e fazer cumprir as determinações das autoridades policiais; manter atualizados os bancos de dados de interesse da investigação policial; elaborar relatórios de investigação; portar arma de fogo de uso regulamentar, inclusive armas longas; conduzir veículos oficiais; executar tarefas administrativas.

Cronograma 

19/12/2017 a 19/01/2018 – inscrições pela internet, através do site da Fundatec

19 a 21/12/2017 – período para Solicitação de Isenção da Taxa de Inscrição

22/01/2018 – último dia para efetuar o pagamento da guia de arrecadação

05/02/2018 – último dia para entrega do Laudo Médico dos candidatos inscritos nas cotas de pessoas com deficiência e de candidatos que solicitaram condições especiais para o dia de prova

16/02/2018 – resultado da homologação das inscrições e publicação do edital de data, hora e local das provas

03/04/2018 – lista de candidatos aprovados para a correção das redações

20/04/2018 – disponibilização das folhas de redação no site da Fundatec

08/05/2018 – lista de classificação da Prova de capacitação intelectual

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Ciclofaixa será inaugurada neste sábado com pedalada

Uma pedalada marcará a inauguração oficial da ciclofaixa da avenida Tiaraju, em Alegrete, neste sábado, às 16h. O evento é organizado pela Prefeitura em parceria com grupos de ciclistas, mas também é aberto à participação de outros ciclistas amadores e visa divulgar e incentivar o uso da bicicleta entre a população.

A pedalada, que terá todos os protocolos sanitários respeitados, percorrerá um trajeto de 6,0 km (3 de ida e 3 de volta) e sairá da frente do obelisco “Será o momento de lançar não só uma faixa na rua, mas um estilo de vida que está ligado à mobilidade com segurança, meio ambiente e qualidade de vida das pessoas”, afirmou o prefeito Márcio Amaral, que também participará da pedalada ao lado do vice-prefeito Jesse Trindade.

Durante a semana, equipes trabalharam na pintura e sinalização da ciclofaixa, que teve o investimento de R$ 160 mil. A pista exclusiva para o tráfego de ciclistas ocupará um espaço que antes servia apenas para veículos, sendo uma importante ligação a zona leste da cidade.

Segundo vice-prefeito Jesse Trindade, a ciclofaixa será a primeira parte de um futuro circuito ciclístico que a Prefeitura pretende implantar no município. “Temos muito trabalho pela frente. Nosso compromisso, plano de governo, contemplava projetos de ciclovias e ciclofaixas. Estamos projetando uma rota que contemple várias regiões da cidade, até para que as pessoas se sintam convidadas a adotar esta prática como rotina em seus deslocamentos”, disse Jesse.

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Peruzzo repassa alimentos doados por clientes à Santa Casa

 

Numa iniciativa da Rede Peruzzo de Supermercados, foram entregues alimentos doados por seus clientes à Santa Casa de Alegrete.

Presentes no ato os gerentes da Barros Cassal, senhor Cássio Alissandro Rodrigues, pelo Ecomix, senho Josiel da Luz Santos, e Márcio Marchezan pelo mercado da Venâncio Aires.

Representando a Santa Casa, senhora Márcia Ferreira, supervisora de nutrição, e Carlos Mello, diretor de imagem. Foi entregue nessa ocasião uma tonelada de alimento.

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Vereadores acompanham Prefeito nas obras do Aeroporto

    A convite da Administração Municipal, na manhã desta  quinta-feira, os vereadores  estiveram no Aeroporto Gaudêncio  Ramos para conhecerem o ritmo de obras  da estação de passageiros e da pista de pouso e decolagem com vistas ao reinício  dos voos comerciais.  A presidente Firmina Soares, acompanhada  dos vereadores  Eder Fioravante, João Leivas, Jaime Duarte, Ênio Bastos,Vagner Fan, Luciano Belmonte, Glênio Bolsson e Itamar Rodriguez,  foram recebidos  pelo prefeito Márcio Amaral, vice-prefeito Jesse Trindade Santos e secretários municipais.

Acompanharam o andamento das obras tanto de melhorias da estação de passageiros  quanto da pista que está recebendo nova camada asfáltica. A intervenção política do deputado Frederico Antunes, foi destacada pela bancada do PP, em vídeo distribuído nas redes sociais.

 

 

A empresa Construtora Alegretense é encarregada das obras e o investimento, conforme informou o prefeito Márcio, passa de R$ 300 mil.

 

 As melhorias deverão estar concluídas a tempo de ser feita a vistoria final  do aeroporto, tendo em vista que no dia 3 de agosto  terão início os voos   entre Alegrete e a Capital do Estado, a cargo da empresa Azul, momento considerado muito importante para a alavancada do desenvolvimento do município. 

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