Contato

Cidade

Cidade protesta revoltada com tantos erros na “novela da ponte”

 

 

 

O protesto pela demora do fechamento da ponte para obras, que dura mais de nove meses, desde o início do contrato com a empreiteira, levou um grande número de moradores da Zona Leste e também do centro para o local das obras.

A ponte Borges de Medeiros chegou a ficar trancada em certa altura com gritos de ordens dos manifestantes. O grupo subiu pelo parque Rui Ramos e chegou à Praça Getúlio Vargas caminhando pela Barão do Amazonas, outro corredor urbano que sofre desde a primeira aventura de outubro de 2015, quando o Prefeito Erasmo Silva fechou a ponte sem nenhum laudo técnico.

Os prejuízos estão na vida e nas empresas tanto da Zona Leste quanto do centro da cidade. Agora, no desdobramento da obra foram aparecendo novos problemas, como fissuras, o que é comum em qualquer reforma, mas para o Executivo este seria o grande problema do momento.

A ponte necessitava de manutenção o que não aconteceu durante sete anos da atual administração municipal. Foi preciso da intervenção do Ministério Público para obrigar a Prefeitura realizar o trabalho, que custará cerca de R$ 260 mil. A morosidade da obra é uma consequência de uma série de erros, inclusive, da precária estrutura da empreiteira para realizar o serviço.

Neste sentido o protesto deste sábado tem um efeito simbólico importante, porque a sucessão de decisões equivocadas vem botando na conta das empresas de ônibus, por exemplo, um prejuízo mensal de R$ 120 mil para cada uma delas. Relatos neste mesmo tom são denunciados por todas as empresas da Zona Leste da cidade e na rotina dos moradores daquela região da cidade, que dependem do fluxo normal do trânsito e da garantia da lei da mobilidade urbana para tomarem decisões simples como chegar ao trabalho dentro do horário e poder voltar para casa da mesma forma. Isto hoje é apenas fonte de incômodos, prejuízos e revolta de grande parte dos alegretenses.

Fotos: Sandra Silva/EQ

vídeo reportagem: Pedro Mello

 

 

Continue lendo
Publicidade
Comentários

Cidade

Ronda Social vai intensificar abordagens devido a previsão de frio intenso

 
A Prefeitura de Alegrete, por meio da Secretaria de Promoção e Desenvolvimento Social, através da Ronda Social, irá intensificar suas rotinas de abordagens nos próximos dias devido a previsão de frio intenso. As ações serão realizadas por duas equipes, sendo acompanhadas por agentes Redutores de Danos da Secretaria da Saúde, com apoio do Samu Mental e da Defesa Civil. O objetivo é sensibilizar a população de rua à ir para a Casa de Passagem Antônio Repetto Rogoski e também distribuir cobertores para aqueles que se negarem a sair das ruas.

Segundo a secretária Iara Caferatti, a Casa de Passagem tem capacidade para assistir 20 pessoas e atende diariamente, 24 horas por dia, no local também é oferecido café da manhã, almoço e jantar. A Casa de Passagem conta com uma equipe de monitores, acompanhamento de assistente social e com a coordenação.

“Estão previstos dias de muito frio e com isso estamos ampliando nossas ações para evitar que as pessoas em situação de rua fiquem expostas e sejam acometidas por doenças causadas pelo frio e pelas chuvas”, declarou a secretária de Promoção e Desenvolvimento Social Iara Caferatti.

Para acionar o serviço do Plantão Social, o telefone de contato é o (55) 99148-4037, ele funciona inclusive no período noturno e nos fins de semana e feriados.

Continue lendo

Cidade

Prefeitura realiza Censo Social Integrado

 
A Prefeitura de Alegrete, através da Secretaria de Promoção e Desenvolvimento Social, realizou no último dia 14 o Censo Social Integrado. O objetivo do censo é conhecer a realidade das famílias e estudar suas necessidades para que sejam efetivadas estratégias e encaminhamentos visando a promoção de qualidade de vida.

O foco do estudo são famílias que residem em área de preservação permanente – APP e que residem na av. Eurípedes Brasil Milano no trecho entre o parque Porto dos Aguateiros e a empresa RGE Sul. Foram realizadas 27 fichas de cadastro do Censo Social Integrado por meio de visita domiciliar. “Os técnicos foram bem recebidos pelos moradores, não havendo nenhuma oposição ou discordância”, destacou a secretária Iara Caferatti.

A equipe que realizou o censo é composta pelo assistente social Marcos João Gottardo, o assistente social João Gilberto Zinelli Ferreira, a assistente social Tainandria Gascia Passos, a psicóloga Ana Carina Sá Brito, sob coordenação do psicólogo Márcio Leonardo Lima Duarte.

Continue lendo

Cidade

Confira o cronograma da Farmácia Itinerante para o mês de agosto

 
A Prefeitura de Alegrete, por meio da Secretaria de Saúde, informa o cronograma da farmácia itinerante para o mês de agosto. O serviço funciona no horário das 13h30 às 17h.

Confira o cronograma Farmácia Itinerante para agosto

02/08– Farmácia municipal (reposição de estoque e organização da unidade móvel)
03/08 – ESF Promorar
04/08– Centro Social Urbano
05/08 – ESF Dr. Romário
06/08 – ESF Passo Novo
09/08 – ESF Rondon + ESF Vera Cruz
10/08 – ESF Saint Pastous
11/08 – ESF Prado
12/08– ESF Vila Nova
13/08 – ESF Nova Brasilia
16/08 – ESF Piola
17/08– ESF Promorar
18/08 – Centro Social Urbano
19/08 – ESF Dr. Romário
20/08 – ESF Passo Novo
23/08 – ESF Rondon + ESF Vera Cruz
24/08 – ESF Saint Pastous
25/08 – ESF Prado
26/08 – ESF Vila Nova
27/08 _ ESF Nova Brasilia
30/08 – ESF Centro Social Urbano
31/08 – ESF Promorar

Continue lendo

Popular