Contato

Cidade

Nove meses para consertar a ponte. Cidade está exaurida. Sábado tem protesto

13645208_1212754955404007_1749133826627972936_n

 

Moradores da Zona Leste cansaram. A obra se arrasta há nove meses e há uma sensação de que não tem prazo para acabar

 

Já ganhou até um “meme” e título de Caminhada da Paz, um grupo liderado por empresários e moradores da Zona Leste, que fará protesto contra a demora da reforma da ponte que já completou nove meses, desde o final da licitação.

A caminhada será um protesto desta infindável obra, que tem se transformado em uma dor de cabeça constante dos moradores não só da Zona Leste, mas do lado central da cidade. Os evidentes erros e desacertos, que vão desde a simplória decisão da administração municipal no ano passado, de pedir um estudo do DAER, depois outro da Unipampa, fechar durante quase dois meses e reabrir sem base técnica alguma, até a entrada do Ministério Público, exigindo uma solução definitiva para o problema e o longo processo de licitação e reforma, chegam agora numa fase de exaustão pública.

A comunidade está cansada e sem paciência para aguentar tantas informações desencontradas e uma evidente falta de estrutura da empreiteira que venceu a licitação para realizar a manutenção das estruturas, que foi a causa da primeira e confusa decisão do Executivo Municipal.

Além disso há evidente falta de pessoal e questionável condição de trabalho e segurança dos três operários que se revezam naquele local, seja na rotina de salplicar os pilares e mais recentemente quebrando a pavimentação de cimento sobre o tabuleiro.

O EQ se informou de que foram aparecendo rachaduras e estruturas trincadas embaixo dos “remendos”, o que não estava previsto no laudo da Unipampa, e que agora é imprescindível retirar toda a “capa” do cimento a fim de que seja feita uma pavimentação nova.

Como o forte da empreiteira não é o compromisso diário com o calendário, o fato motivou há duas semanas o Ministério Público exigir uma nova audiência. Foi entregue pela Prefeitura um cronograma que prevê para a primeira quinzena de agosto o término da obra. A população desconfia que este cronograma não será cumprido. O protesto tem, portanto, o endereço das trapalhadas até agora, e o temor de que a reforma se prolongue por tempo indeterminado.

Durante a última audiência com o Ministério Público, o Presidente do STU, Sistema de Transporte Urbano, João Antônio Nogueira disse em tom de desabafo que cada uma das empresas estava arcando com um prejuízo mensal de R$ 120 mil, mas não é um fato isolado. Empresas do bairro Ibirapuitã já concederam férias coletivas, outras demitiram e a obra somada a crise nacional, potencializa a sensação de que morar na Zona Leste é agora um atraso, o que já foi sinônimo de expansão e futuro promissor.

foto: Pedro Mello

Continue lendo
Publicidade
Comentários

Cidade

Ronda Social vai intensificar abordagens devido a previsão de frio intenso

 
A Prefeitura de Alegrete, por meio da Secretaria de Promoção e Desenvolvimento Social, através da Ronda Social, irá intensificar suas rotinas de abordagens nos próximos dias devido a previsão de frio intenso. As ações serão realizadas por duas equipes, sendo acompanhadas por agentes Redutores de Danos da Secretaria da Saúde, com apoio do Samu Mental e da Defesa Civil. O objetivo é sensibilizar a população de rua à ir para a Casa de Passagem Antônio Repetto Rogoski e também distribuir cobertores para aqueles que se negarem a sair das ruas.

Segundo a secretária Iara Caferatti, a Casa de Passagem tem capacidade para assistir 20 pessoas e atende diariamente, 24 horas por dia, no local também é oferecido café da manhã, almoço e jantar. A Casa de Passagem conta com uma equipe de monitores, acompanhamento de assistente social e com a coordenação.

“Estão previstos dias de muito frio e com isso estamos ampliando nossas ações para evitar que as pessoas em situação de rua fiquem expostas e sejam acometidas por doenças causadas pelo frio e pelas chuvas”, declarou a secretária de Promoção e Desenvolvimento Social Iara Caferatti.

Para acionar o serviço do Plantão Social, o telefone de contato é o (55) 99148-4037, ele funciona inclusive no período noturno e nos fins de semana e feriados.

Continue lendo

Cidade

Prefeitura realiza Censo Social Integrado

 
A Prefeitura de Alegrete, através da Secretaria de Promoção e Desenvolvimento Social, realizou no último dia 14 o Censo Social Integrado. O objetivo do censo é conhecer a realidade das famílias e estudar suas necessidades para que sejam efetivadas estratégias e encaminhamentos visando a promoção de qualidade de vida.

O foco do estudo são famílias que residem em área de preservação permanente – APP e que residem na av. Eurípedes Brasil Milano no trecho entre o parque Porto dos Aguateiros e a empresa RGE Sul. Foram realizadas 27 fichas de cadastro do Censo Social Integrado por meio de visita domiciliar. “Os técnicos foram bem recebidos pelos moradores, não havendo nenhuma oposição ou discordância”, destacou a secretária Iara Caferatti.

A equipe que realizou o censo é composta pelo assistente social Marcos João Gottardo, o assistente social João Gilberto Zinelli Ferreira, a assistente social Tainandria Gascia Passos, a psicóloga Ana Carina Sá Brito, sob coordenação do psicólogo Márcio Leonardo Lima Duarte.

Continue lendo

Cidade

Confira o cronograma da Farmácia Itinerante para o mês de agosto

 
A Prefeitura de Alegrete, por meio da Secretaria de Saúde, informa o cronograma da farmácia itinerante para o mês de agosto. O serviço funciona no horário das 13h30 às 17h.

Confira o cronograma Farmácia Itinerante para agosto

02/08– Farmácia municipal (reposição de estoque e organização da unidade móvel)
03/08 – ESF Promorar
04/08– Centro Social Urbano
05/08 – ESF Dr. Romário
06/08 – ESF Passo Novo
09/08 – ESF Rondon + ESF Vera Cruz
10/08 – ESF Saint Pastous
11/08 – ESF Prado
12/08– ESF Vila Nova
13/08 – ESF Nova Brasilia
16/08 – ESF Piola
17/08– ESF Promorar
18/08 – Centro Social Urbano
19/08 – ESF Dr. Romário
20/08 – ESF Passo Novo
23/08 – ESF Rondon + ESF Vera Cruz
24/08 – ESF Saint Pastous
25/08 – ESF Prado
26/08 – ESF Vila Nova
27/08 _ ESF Nova Brasilia
30/08 – ESF Centro Social Urbano
31/08 – ESF Promorar

Continue lendo

Popular