Contato

Cidade

Nove meses para consertar a ponte. Cidade está exaurida. Sábado tem protesto

13645208_1212754955404007_1749133826627972936_n

 

Moradores da Zona Leste cansaram. A obra se arrasta há nove meses e há uma sensação de que não tem prazo para acabar

 

Já ganhou até um “meme” e título de Caminhada da Paz, um grupo liderado por empresários e moradores da Zona Leste, que fará protesto contra a demora da reforma da ponte que já completou nove meses, desde o final da licitação.

A caminhada será um protesto desta infindável obra, que tem se transformado em uma dor de cabeça constante dos moradores não só da Zona Leste, mas do lado central da cidade. Os evidentes erros e desacertos, que vão desde a simplória decisão da administração municipal no ano passado, de pedir um estudo do DAER, depois outro da Unipampa, fechar durante quase dois meses e reabrir sem base técnica alguma, até a entrada do Ministério Público, exigindo uma solução definitiva para o problema e o longo processo de licitação e reforma, chegam agora numa fase de exaustão pública.

A comunidade está cansada e sem paciência para aguentar tantas informações desencontradas e uma evidente falta de estrutura da empreiteira que venceu a licitação para realizar a manutenção das estruturas, que foi a causa da primeira e confusa decisão do Executivo Municipal.

Além disso há evidente falta de pessoal e questionável condição de trabalho e segurança dos três operários que se revezam naquele local, seja na rotina de salplicar os pilares e mais recentemente quebrando a pavimentação de cimento sobre o tabuleiro.

O EQ se informou de que foram aparecendo rachaduras e estruturas trincadas embaixo dos “remendos”, o que não estava previsto no laudo da Unipampa, e que agora é imprescindível retirar toda a “capa” do cimento a fim de que seja feita uma pavimentação nova.

Como o forte da empreiteira não é o compromisso diário com o calendário, o fato motivou há duas semanas o Ministério Público exigir uma nova audiência. Foi entregue pela Prefeitura um cronograma que prevê para a primeira quinzena de agosto o término da obra. A população desconfia que este cronograma não será cumprido. O protesto tem, portanto, o endereço das trapalhadas até agora, e o temor de que a reforma se prolongue por tempo indeterminado.

Durante a última audiência com o Ministério Público, o Presidente do STU, Sistema de Transporte Urbano, João Antônio Nogueira disse em tom de desabafo que cada uma das empresas estava arcando com um prejuízo mensal de R$ 120 mil, mas não é um fato isolado. Empresas do bairro Ibirapuitã já concederam férias coletivas, outras demitiram e a obra somada a crise nacional, potencializa a sensação de que morar na Zona Leste é agora um atraso, o que já foi sinônimo de expansão e futuro promissor.

foto: Pedro Mello

Publicidade
Comentários

Cidade

Moradores discutem melhorias no Bairro Nossa Senhora da Conceição

Encontro liderado por Adão Roberto e Carmelita visa calçamento, drenagem e iluminação

Em 19 de novembro de 2024, a Associação de Moradores do Bairro Nossa Senhora da Conceição e autoridades se reuniram para discutir melhorias como calçamento, drenagem e iluminação. Adão Roberto, da FRACAB e UAMA, e a presidente da associação, Carmelita Hoffman, lideraram o encontro, que ocorreu no próprio bairro.

As autoridades prometeram colaborar para elevar a qualidade de vida local, mas ainda não detalharam as ações ou prazos. A comunidade aguarda o cumprimento desses compromissos.

 

Continue lendo

Cidade

NESTA QUINTA-FEIRA: AUDIÊNCIA PÚBLICA DISCUTIRÁ DESCONTOS DE MULTAS E JUROS NO PROGRAMA PROFIS 2024

O evento ocorrerá às 15h, no Plenário Gaspar Cardoso Paines, na Câmara de Vereadores

A Câmara Municipal de Alegrete convida a comunidade para participar, nesta quinta-feira, 21 de novembro de 2024, da audiência pública sobre o Programa Profis 2024, promovida pela Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final. 

O encontro discutirá o Projeto de Lei Ordinária 59/2024, apresentado pelo Poder Executivo, que estabelece condições especiais para regularização de débitos com o município. O programa prevê anistia de multas e juros sobre créditos da Fazenda Pública Municipal, de natureza tributária e não tributária, vencidos até 31 de dezembro de 2023, destinados a pessoas físicas e jurídicas com dívidas ativas e/ou judicializadas.

A audiência pública é uma oportunidade para que a população conheça os detalhes do projeto, tire dúvidas e contribua com sugestões. Além disso, o evento será transmitido ao vivo pela TV Câmara, garantindo acesso àqueles que não puderem comparecer presencialmente.

Continue lendo

Cidade

Alegrete celebra padroeira com vasta programação religiosa

Eventos começam em 29 de novembro, incluindo carreatas e missas temáticas, com apoio da Prefeitura e Secretaria de Turismo. Nossa Senhora da Conceição Aparecida promete unir e abençoar a cidade

A cidade de Alegrete anunciou, em um evento na noite de 14.nov.2024 (5ª feira), no salão Paroquial, uma programação extensa para celebrar a sua padroeira, Nossa Senhora da Conceição Aparecida.

As festividades, com início em 29.nov, contam com o apoio da Prefeitura de Alegrete e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo. Prometem momentos de fé, tradição e união para a comunidade local.

As celebrações começarão com uma carreata às 18h, partindo do trevo do arco na Cidade Alta, seguida de uma missa com benção ao Alegrete às 19h, no dia 29.nov. Esta sequência de eventos simboliza a união e a fé da comunidade.

A programação inclui missas temáticas dedicadas a diferentes grupos da comunidade ao longo da semana seguinte. No dia 3 de dezembro, às 19h, haverá uma missa com benção às famílias, com a presença da Paróquia de Manoel Viana. No domingo, às 10h, uma missa abençoará os produtores rurais do Município, e às 19h, uma missa será dedicada aos integrantes do comércio e empreendedores de Alegrete.

Durante a semana, as celebrações continuarão com missas voltadas para profissionais de diversos setores, incluindo construção civil, indústrias, agroindústrias, militares, seguranças, educação, cultura, tradicionalistas e profissionais de saúde. O encerramento das festividades será no domingo, com uma Santa Missa na igreja Matriz às 10h, marcando o fim de uma semana de celebrações.

 

 

Continue lendo

Facebook

Previsão do tempo

 

 

Popular