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Convênio para controlar animais soltos em Alegrete

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fotos; Dariano Morais

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O Salão Nobre do Palácio Ruy Ramos ficou lotado na tarde desta terça-feira (21), quando Prefeitura do Alegrete e Polícia Rodoviária Federal firmaram o acordo de cooperação técnica para viabilizar a remoção, depósito e guarda de animais de grande porte encontrados na BR 290 e perímetro urbano em condições de gerar risco à segurança do tráfego nas vias.

Pelos termos do acordo, a PRF disponibilizará veículo com motorista habilitado para transporte até o depósito, e o município agentes da Guarda Tropeira, com conhecimento em laçar e imobilizar animais durante os procedimentos. O presidente do Conselho Municipal de Trânsito, Tenente Canabarro, considera um fato histórico. “Situação está se tornando calamitosa pelo número de acidentes. Município e União estão fazendo a sua parte”, entende.

O vereador Zé Paulo (PT), representante da Câmara de Alegrete, disse que o assunto está deixando a todos “com o cabelo em pé e o Poder Público não pode ficar inerte. Que tenhamos conscientização e contamos com a imprensa nesse sentido”, colocou. Para o Superintendente da Polícia Rodoviária Federal no Estado, Pedro de Souza da Silva, o acordo significa reação: “fazer segurança pressupõe integração. Precisamos falar com a comunidade, para alertar os donos. Precisamos de mudança de comportamento, para sairmos das estatísticas de acidentes. Buscamos todos os mecanismos para isso”.

O prefeito Erasmo Guterres Silva agradece o empenho dos envolvidos, dentre os quais o advogado Hermes Moraes, coordenador da seccional da AGU em Uruguaiana, pelo empenho. “Mudança de cultura passa por educação, fiscalização e penalidade. Instituições não são seres inertes, precisam de pessoas que tenham e cumpram o objetivo”, considera.

IMPLANTAÇÃO – O acordo se aplica imediatamente. Compreende trecho da BR 290 entre os quilômetros 523 e 630 e toda a malha viária urbana. Em ocorrências, o animal será recolhido a depósitos do município e lavrado termo circunstanciado. O proprietário, além de responder por contravenção penal, pagará multa conforme legislação municipal e federal, além dos custos de manutenção do animal durante período de apreensão. Após 30 dias sem que haja comprovação de propriedade ou pagamentos dos valores, o animal vai a leilão ou será doado.

A Administração Municipal trabalha em modificações de artigos da lei, dentre os quais os comprovantes de sanidade, diminuição do tempo de depósito e aumento da multa. “Buscar a posse responsável de animais não se trata de medida nova. As nossas guardas estão preparadas para atuar”, garante o secretário de Segurança Pública, Mobilidade e Cidadania, Sivens Carvalho.

O contato da Polícia Rodoviária federal é o 191 e da Guarda Municipal é o 3961 1732

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Bailecídio macabro pra quem quer dançar de luto?

O Executivo Municipal não cansa de colecionar pataquadas. Agora, em plena pandemia, está abraçado a um baile macabro. Não está claro de quem foi a iniciativa funesta, se do CTG Farroupilha, cuja patronagem era liderada até dias atrás pela Secretária Municipal Caroline Figueiredo, ou se foi da cúpula especializada em produzir fiascos constantes do Executivo Municipal.

O fato é que no final de agosto, naquele local haverá um fandango, apesar da pandemia. Também não foi esclarecido o que estará sendo celebrado na ocasião, já que Alegrete se aproxima de 300 óbitos por Covid-19, e quem participar não poderá se esbaldar e deverá priorizar o recato como quem dança de luto.

 

O anúncio deste evento causou alvoroço nas redes sociais e a Rádio Nativa retirou sua digital deste prodígio de marketing negativo. O diretor da emissora, Juscelino Medeiros, divulgou uma nota pedindo desculpas e fez o correto: não emprestou sua marca para esta insensatez. Clique no linck abaixo.

https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=4197196010360502&id=100002104322373

Porém, convicto de que está no caminho certo, de prestigiar quem se diverte dentro de bombachas, o Prefeito Márcio Amaral, preferiu atacar em sua página à esmagadora maioria dos alegretenses. Em sua defesa, à rigor, estão destemidos CCs, os FGs e a bancada situacionista da Câmara de Vereadores, composta pelos três vereadores do MDB e todos do PDT. Leia o post do Prefeito…

https://www.facebook.com/328523933898809/posts/4157282191022945/

A bancada do PP não ficou em cima do muro e, neste fim-de-semana, produziu uma nota de repúdio contra esta troça festiva; que ofende centenas de pessoas enlutadas de Alegrete. Confira no linck.

https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=1213511662407439&id=100012458504632

O Prefeito Márcio Amaral, que desde março de 2020 tem sido eloquente para fechar empresas em nome da ciência, que disparou seu aparato repressor contra endereços comerciais da cidade, que sequer conseguiu colocar à pleno à volta das aulas nas escolas municipais, está empenhado diretamente nesta bailanta. Porém, parece que o protocolo vigente não abona seu gesto. Basta ver o que foi postado pela Coordenadora Regional de Saúde, Heili Temp no facebook. Confira o protocolo do que pode e o que não pode.

https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=622128718767431&id=100029109252671

Para esta segunda-feira o Prefeito Márcio Amaral marcou para o meio dia uma coletiva com a imprensa, para explicar sua visão enquanto promoter do primeiro bailecídio de Alegrete.

 

 

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Caminhão de terceirizada da Corsan tomba perto da Caridade

 

Um caminhão caçamba, de empresa terceirizada da Corsan, acaba de capotar na rua General Sampaio, na frente da Capela Metodista, a poucos metros da Santa Casa de Caridade.

Não há vítimas. Porém, um veículo que estava estacionado no local foi atingido. O caminhão transportava uma carga de massa asfáltica.

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Reunião de organização do Brick da Praça define regras para o evento

 
Nesta quarta-feira, 21, aconteceu no Centro Cultural de Alegrete a reunião da equipe de organização do próximo Brick da Praça. A feira de economia solidária acontecerá no dia 14 de agosto, das 10h às 16h, na Praça Getúlio Vargas.

A feira vai acontecer com a participação de membros já inscritos e as novas inscrições serão retomadas a partir do mês de setembro. Mais informações podem ser obtidas através do e-mail da Diretoria de Cultura: [email protected] .

As normas para os participantes do evento foram definidas na reunião entre a secretária de Educação, Cultural, Esporte e Lazer, ngela Viero e a diretora de Cultura, Andrea Oliveira, seguindo as orientações da Vigilância Sanitária e da Secretaria de Saúde.

Normas para participação no Brick da Praça:

Bancas devem ficar a 3 metros de distância uma da outra;
Cada banca é responsável por não deixar que se forme aglomeração em seu entorno. Sendo obrigatório orientar a população, sendo obrigatório o uso de máscaras, disponibilizar álcool gel e também lixeiras;
É proibido o uso de churrasqueiras na praça;
É proibido o uso de tomadas e extensões;
Pessoas que trabalham em bancas que comercializam alimentos não embalados devem usar luvas e touca descartável, e nas que comercializam alimentos embalados é obrigatório o uso de luvas;
Cada banca deve ter no máximo três briqueiros;
Apenas será permitido comercializar laticínios e produtos derivados de leita a aqueles que possuam registro e documentação oficial;
As primeiras edições não contarão com apresentações artísticas, com o objetivo de evitar aglomerações;
Será dada preferência para estabelecer bancas no contorno externo da praça, sem haver lugares marcados.

A equipe da cultura responsável pela organização do Brick da Praça é composta por Andrea Oliveira, Bibiana Fontoura, Marielly Fogaça, Mano Fontoura, Ana Claudia, Indiana Ribeiro e Liliana Lacerda.

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