Estado
Manoel Viana tem o “estado de emergência” reconhecido pela união
O Rio Grande do Sul enfrenta uma grave estiagem, com um aumento no número de municípios que declararam situação de emergência
Em apenas dois dias, o número saltou de 50 para 65 municípios afetados. Até o momento, dois desses decretos foram reconhecidos pela União: Santa Margarida do Sul e Manoel Viana, que estão sem chuvas há quase dois meses.
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul explicou que o registro do desastre é feito tanto pelo órgão quanto pelas Coordenadorias Municipais de Proteção no Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2IC).
“Se o município precisar de auxílio, pode se utilizar desse trâmite para solicitar a homologação do Estado e o reconhecimento em esfera federal e, posteriormente, encaminhar sua demanda por recursos“, informou a Defesa Civil.
Este processo é crucial para que os municípios possam acessar recursos e auxílios dos governos federal e estadual, visando mitigar os impactos da estiagem na população e na produção agrícola.
A situação é particularmente crítica para os produtores rurais, que enfrentam perdas significativas em suas lavouras. Em Santa Margarida do Sul, o secretário de Administração, Rogério Neves, destacou o impacto devastador da estiagem na produção de soja, com perdas que variam de 50% a 100%.
“O cenário nas lavouras de soja é entristecer”, lamentou Neves, enfatizando a necessidade de suporte do governo federal para os produtores rurais afetados.
Além dos prejuízos na agricultura, a falta de chuva também tem causado problemas no abastecimento de água para consumo humano e animal. Tanto em Santa Margarida do Sul quanto em Manoel Viana.
As prefeituras têm realizado a entrega de água por meio de caminhões-pipa para atender às necessidades da população. “Está faltando água para beber. Se está faltando para os humanos, imagina para os animais”, disse Neves, evidenciando a gravidade da situação.
A Defesa Civil do Estado informou que está em andamento a aquisição de caminhões-cisterna e reservatórios de água para apoiar as comunidades afetadas pela estiagem. Essas medidas visam garantir o abastecimento de água e mitigar os efeitos da seca nos municípios em situação de emergência.
Estado
Bloqueio total da ponte do Lageadinho em Vila Nova do Sul
Estado
UFSM libera a lista oficial dos nomes dos sete mortos no acidente de ônibus
Com profundo pesar, a Universidade Federal de Santa Maria recebeu a confirmação do falecimento de sete estudantes do curso de Paisagismo do Colégio Politécnico no acidente ocorrido na cidade de Imigrante, no Vale do Taquari, no Rio Grande do Sul.
O acidente ocorreu na manhã desta sexta-feira (4) durante viagem para uma visita técnica ao cactário Horst, na mesma cidade.
A UFSM se solidariza com familiares e amigos de Dilvani Hoch, Elizeth Fauth Vargas, Fátima E. R. Copatti, Flavia Marcuzzo Dotto, Janaina Finkler, Marisete Maurer, Paulo Victor Estefanói Antunes.
A força tarefa entre Prefeitura Municipal de Santa Maria, Defesa Civil, Brigada Militar, Ministério Público Estadual e UFSM permanece em contato com as famílias para auxiliá-los com encaminhamento dos trâmites legais e apoio psicológico.
Fonte;
Rádio Web Região Oeste Santa Maria rs
Estado
TJRS nega recurso da Aegea Corsan e determina Perícia Contábil em Erechim
-
Cidade5 anos atrás
Cavalarianos desfilam pelas ruas do Alegrete em homenagem ao 20 de Setembro
-
Polícia4 anos atrás
Racismo em Alegrete. Idosa é gravada xingando com injúria racial
-
Manchete4 anos atrás
Jovem médica alegretense morre em acidente na 290
-
Polícia11 meses atrás
Acidente fatal faz vítima fatal mulher jovem de 28 anos
-
Esportes3 anos atrás
Pauleira em baile viraliza nas redes sociais
-
Polícia2 anos atrás
Advogada é surpreendida por depoimento de Emerson Leonardi
-
Cidade5 anos atrás
Folia e diversão no enterro dos ossos da descida dos blocos 2020
-
Polícia5 anos atrás
Atualizado. Carro com placas de Alegrete é esmagado por Scânia em Eldorado