Paulo de Tarso
Representação de Alegrete aposta em dançar o Chamamé
Reconhecido pela UNESCO, o chamamé promete emocionar com sua história e evolução cultural em Santa Cruz do Sul
O CTG Farroupilha e o Grupo Nativista Ibirapuitã se preparam para apresentar o chamamé no ENART em Santa Cruz do Sul. Este festival, que é o maior de Arte e Tradição da América Latina, acontecerá no próximo final de semana.
O evento destacará a herança cultural sul-americana através da dança e da música. O chamamé, de origem Guarani, é apreciado em diversos países sul-americanos e estados brasileiros.
Com o tema “Romance del Chamamé”, o CTG Farroupilha visa celebrar a história e a evolução deste gênero musical. Os ensaios intensivos buscam garantir uma performance que reflita a autenticidade do chamamé.
Este ritmo foi declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO em dezembro de 2020, simbolizando a diversidade cultural da região. “Queremos representar todos os tipos de chamamé”, afirmou um representante de Alegrete. A apresentação promete ser um dos destaques do ENART, marcada para 15 de novembro de 2024, celebrando a rica tapeçaria cultural que o chamamé representa.
O chamamé, um ritmo que transcende fronteiras, é forte em estados como Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Minas Gerais, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. A popularidade dos bailes de chamamé nos anos 90, tanto no sul do Brasil quanto na Argentina, evidencia a conexão profunda deste ritmo com seu público.
O Grupo Nativista Ibirapuitã, além de entreter, tem a missão de contar a história do chamamé, desde suas raízes até as influências das imigrações europeias. Este ritmo, com elementos da musicalidade e ritualidade dos povos Guaranis e da Música Barroca das Reduções Jesuíticas, promete ser um dos destaques do ENART.
Paulo de Tarso
Nem tudo é notícia.
Há uma regra elementar nas redações profissionais: suicídio não é espetáculo.
Não é assunto para manchetes apelativas, exposição de circunstâncias, exploração da identidade da vítima ou corrida por cliques. Não porque o jornalismo deva esconder a realidade, mas porque há situações em que a maneira de informar também pode produzir consequências.
Alegrete vive dias dolorosos.
Ontem, um estudante de uma escola estadual morreu por suicídio. A notícia rapidamente ganhou espaço em portais e redes sociais da cidade. O EQ fez outra escolha: não transformou uma tragédia humana em conteúdo para disputar audiência.
Hoje, a comunidade foi atingida por uma segunda morte, envolvendo uma adolescente da mesma escola.
É preciso estabelecer aqui uma diferença fundamental: não há elementos que permitam afirmar que a divulgação do primeiro caso tenha provocado o segundo. Fazer essa associação como fato seria tão irresponsável quanto ignorar aquilo que décadas de estudos e protocolos profissionais já ensinaram às redações: a cobertura inadequada de suicídios pode favorecer comportamentos de imitação entre pessoas vulneráveis.
É exatamente por isso que existem recomendações específicas para o tratamento jornalístico desses episódios.
Não se trata de censura. Trata-se de responsabilidade.
O jornalismo pode — e deve — falar sobre suicídio. Deve discutir saúde mental, prevenção, sofrimento, redes de apoio, políticas públicas e caminhos para buscar ajuda. O que não deve fazer é transformar a morte em narrativa espetacular, explorar e/ou converter o sofrimento de uma família em mercadoria para alimentar algoritmos.
O EQ não pretende ocupar o lugar de paladino das boas práticas jornalísticas. Também erramos e estamos permanentemente sujeitos à revisão de nossas escolhas.
Mas existe um limite que uma redação profissional precisa reconhecer.
Antes do clique existe uma pessoa. Antes da audiência existe uma família. E antes da notícia existe a vida.
Quando plataformas, páginas ou veículos abandonam esses princípios para competir por alcance nas redes sociais, a discussão deixa de ser apenas sobre gosto editorial. Passa a ser sobre responsabilidade.
Informar exige técnica. Exige critério. E, sobretudo, exige ética.
Nem tudo o que desperta curiosidade pública precisa ser explorado da mesma maneira. Nem tudo o que gera audiência merece uma manchete.
Há momentos em que o jornalismo demonstra sua qualidade não apenas pelo que publica.
Mas também pelo que decide não transformar em espetáculo.
Paulo de Tarso
Chimarrão, lareira e outras coisitas a mais: as armas do gaúcho contra o frio intenso
Quando o inverno mostra sua força e a geada pinta os campos de branco, o gaúcho já sabe o caminho. A chaleira vai ao fogo, a cuia passa de mão em mão e a lareira transforma a casa em abrigo.
O chimarrão aquece o corpo e aproxima as pessoas. A lenha estalando no fogo embala conversas, histórias e silêncios que só o inverno sabe explicar.
O poncho sai do armário, a boina volta à cabeça, o pala enfrenta o minuano e a comida ganha sabor de aconchego: carreteiro, feijão, sopa de capeletti, pinhão e um bom churrasco desafiam as baixas temperaturas.
No Rio Grande, o frio nunca foi apenas um fenômeno da natureza. É um convite para reforçar as tradições, reunir a família e lembrar que a verdadeira força do gaúcho está na capacidade de transformar o rigor do inverno em calor humano.
Porque, por aqui, o inverno pode até congelar a paisagem. Mas jamais esfria a alma de quem nasceu para enfrentar o minuano.
Paulo de Tarso
PRF prende contrabandista com veículo carregado de agrotóxicos ilegais em Rosário do Sul
-
Cidade6 anos atrás
Cavalarianos desfilam pelas ruas do Alegrete em homenagem ao 20 de Setembro
-
Cidade7 anos atrás
Folia e diversão no enterro dos ossos da descida dos blocos 2020
-
Polícia6 anos atrás
Racismo em Alegrete. Idosa é gravada xingando com injúria racial
-
Manchete5 anos atrás
Jovem médica alegretense morre em acidente na 290
-
Polícia2 anos atrás
Acidente fatal faz vítima fatal mulher jovem de 28 anos
-
Polícia3 anos atrás
Advogada é surpreendida por depoimento de Emerson Leonardi
-
Esportes4 anos atrás
Pauleira em baile viraliza nas redes sociais
-
Esportes7 anos atrás
Fluminense vence o Grêmio de Goleada na Categoria Master dos jogos da LAF




