Contato

Cidade

Avenida Caverá cria novo padrão de mobilidade à cidade

A Obra da Avenida Caverá, contemplou a ampliação da largura da sua pista de rolamento que contava com 8m de largura, e passou para 13m, o que possibilitou ora a criação de estacionamentos em ambos os lados da avenida em quase a sua totalidade, ora a criação de pontos de parada para ônibus, sem que este interfira no trânsito dos demais veículos ao realizar uma parada para o embarque de passageiros.

Em outros trechos como na interseção da Av. Caverá com a Av. Charrua, o alargamento da Caverá, permitiu a criação de faixas adicionais de pista para quem deseja ingressar na Av. Charrua com segurança e sem prejuízo a fluidez do trânsito da Av. Caverá.

No trecho que a Av. Caverá margeia a Unipampa, o alargamento da pista foi destinado a criação de uma terceira faixa para veículos que queiram ingressar ou sair da Unipampa pelo portão lateral acesso.

Além do alargamento, a Av. Caverá recebeu reforço do seu subleito em diversos pontos que apresentavam baixa capacidade de suporte ao tráfego de veículos, com o recorte da área que apresentava problemas estruturais, remoção de até 60cm de profundidade de solos moles, e recomposição da camada estrutural do pavimento com material granular de elevada capacidade de suporte.

Após isso, a Av, Caverá recebeu um nova camada de revestimento asfáltico em toda a sua extensão.

Ao todo foram implantados quase mil tachões de sinalização rodoviária, disciplinando os locais de estacionamento e ultrapassagem, além de implantação sinalização horizontal e vertical em toda a sua extensão.

Em um trecho de quase 400 m, foram refeitos passeios em concreto que estavam precários e abaixo do nível da pista, o que gerava grande insegurança para os seus usuários. Estes passeios tiveram a sua cota elevada e receberam uma camada nova em concreto, com a recuperação e inclusão de centenas de meio-fios, criando uma barreira física entre a pista e o pedestre.

A Rótula do Obelisco não foi esquecida, ela foi alargada, e teve uma de suas alças modificadas, o que eliminou um antigo conflito que ocorria entre os veículos que a adentravam e aguardavam os veículos que vinham da direção do Parque Dr. Lauro Dorneles.

Houve também a inversão do sentido da rua Honório Lemes além da qualificação do seu pavimento que foi totalmente asfaltado. A inversão do sentido da rua Honório Lemes também eliminou um conflito entre veículos na rótula do Obelisco, trazendo maior fluidez para a Av. Tiaraju, principalmente em dias de saída de eventos do Parque Dr. Lauro Dorneles.

Também foi criado uma rótula de retorno para acesso à Unipampa, com a qualificação do pavimento paralelepípedo da rua Aloísio de Medeiros, que passou a contar com revestimento asfáltico.

 

Foi construída uma Ciclofaixa e Passeio Partilhados novos, desde a Unipampa até a Supertratotres, com uma extensão superior a 2,5 Km, devidamente sinalizada, e foram criados mais de 10 pontos de acesso aos bairros vizinhos com a implantação de acessos em concreto e faixas de pedestre.

Publicidade
Comentários

Cidade

Corsan anuncia ampliação da rede de esgoto em Alegrete

Alegrete receberá novas obras de ampliação da rede de esgoto entre os dias 23 e 27 de fevereiro. A iniciativa faz parte dos investimentos da Corsan para atender às metas do Marco Legal do Saneamento, que prevê a universalização do acesso à água potável e ao tratamento de esgoto até 2033.

As intervenções ocorrerão em dois bairros da cidade. No Capão do Angico, os trabalhos serão realizados na Rua Carvalho, Avenida Espinilho e Avenida Ibicuí. Já no bairro Vera Cruz, as obras acontecem nas ruas Colômbia e Maximino Grilo. As ações incluem a implantação de novas redes coletoras e a recomposição do pavimento.

Durante o período, os locais estarão devidamente sinalizados. Equipes de Responsabilidade Social da Corsan acompanharão os trabalhos para orientar os moradores sobre o funcionamento da rede e os próximos passos após a instalação.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (55) 9676-8548 ou pelos canais oficiais da Companhia: aplicativo Corsan, Agência Virtual (cliente.corsan.com.br), WhatsApp e telefone 0800 646 6444.

 

Continue lendo

Cidade

Corsan realiza obra de emergência no centro de Alegrete

A Corsan realiza uma intervenção emergencial, nesta quinta-feira, 5, para desobstruir a rede de esgoto na rua Barão do Cerro Largo, visando interromper o extravasamento de esgoto presente na via e normalizar o sistema o mais breve possível.

Com o auxílio de um caminhão hidrojato, as equipes buscam remover o material asfáltico que ingressou na tubulação. O trânsito estará bloqueado no trecho entre a Doutor Quintana e a General Sampaio.

A situação foi decorrente de danos causados à estrutura da tubulação durante os serviços de repavimentação executados pela prefeitura, que acabaram obstruindo a rede e cobrindo os acessos ao coletor de esgoto da região.

Ao longo da avenida, o asfalto também foi aplicado sobre outros pontos de visita, cobrindo registros da rede de água que garantem o abastecimento da região central e da Avenida Eurípides Brasil Milano, o que pode acarretar oscilações no abastecimento de água e a necessidade de futuras intervenções operacionais.

Caso a limpeza por hidrojateamento não seja suficiente, a Companhia já programou uma nova intervenção com abertura da via para esta sexta-feira, 6.

Para outras informações, podem ser usados os canais de relacionamento da Corsan com o cliente: app Corsan, site cliente.corsan.com.br, WhatsApp (51) 99704-6644 e ligações gratuitas pelo 0800.646.6444.

 

Continue lendo

Cidade

Verão com “cara” de inverno em Alegrete nesta segunda-feira

Cerração intensa marca o dia após a entrada do verão em Alegrete no RS. A formação desta visão turva e espessa iniciou na madrugada e deu à manhã desta segunda-feira, 22 de dezembro uma “cara” do inverno gaúcho, naqueles dias de combinações climáticas de umidade e frio.

Em pleno verão, a cerração em Alegrete ocorre devido à combinação de alta umidade, noites mais longas e temperaturas amenas que favorecem a condensação do vapor d’água próximo ao solo. Para a virada do ano, a previsão indica calor intenso, com máximas acima de 30 °C, alternando momentos de sol e pancadas rápidas de chuva típicas da estação.

🌫️ Por que a cerração aparece em dezembro?

– Alta umidade relativa do ar: após dias de chuva ou noites com forte saturação de vapor, o ar próximo ao solo fica carregado de umidade.
– Resfriamento noturno: mesmo no verão, a madrugada pode registrar temperaturas mais baixas. Esse resfriamento favorece a condensação e a formação da cerração.
– Topografia da região: Alegrete, na Fronteira Oeste, possui áreas de relevo suave e várzeas que acumulam umidade, intensificando o fenômeno.
– Transição climática: dezembro marca o início do verão astronômico, mas ainda há resquícios de massas de ar frio que interagem com o calor diurno, criando condições típicas de inverno gaúcho.

🌦️ Previsão para a virada do ano em Alegrete

– Dias 29 e 30 de dezembro: tempo firme, com sol predominante e máximas de até 32 °C.
– 31 de dezembro (Réveillon): céu parcialmente ensolarado, calor forte (33 °C) e baixa chance de chuva (23%). A noite deve ser quente e úmida, com poucas nuvens.
– 1º de janeiro: segue o padrão de verão, com 34 °C e possibilidade de pancadas rápidas de chuva à tarde ou à noite.

📌 Em resumo
A cerração que marcou o início da semana é um reflexo da umidade elevada e do resfriamento noturno, mesmo em pleno verão. Já para a virada do ano, os moradores e visitantes da Fronteira Oeste podem esperar um Réveillon quente e abafado, com clima típico da estação: sol forte durante o dia e apenas risco moderado de chuvas rápidas no período noturno.

 

 

Continue lendo

Popular