Cidade
Ballerina de partida para apresentações na Itália
Bailarinas, familiares, professores, equipe de apoio e “a torcida alegretense”, está na área de embarque do aeroporto de Florianópolis, onde ainda nesta manhã embarcam rumo à Europa.
O avião fará escala no Rio de Janeiro e dali rumo à Itália onde a Escola Ballerina se apresentará e cumprirá extensa agenda cultural.
A Escola Ballerina, referência em nosso município e também em nível nacional, ao longo de sua extensa trajetória, sempre primou por importantes palcos, onde seus alunos possam projetar sua arte e elevar o nome do nosso Alegrete no cenário da Dança.
Inicialmente, a Escola começou a participar dos eventos estaduais e nacionais, mas as fronteiras logo foram se abrindo para que o azul da Ballerina revelasse os talentos da terra e certificasse a qualidade da dança aqui desenvolvida.
Ao participar de todas as edições do Bento em Dança, a Ballerina, por razão dos seus importantes prêmios especiais, foi convidada, em 2015, pela Opus Ballet, com sede em Florença-Itália, a participar do Festival Internacional Danza Firenzi. Neste ano, a bailarina Dandara Veiga representou não somente o nosso azul, mas também o Brasil.
No ano de 2016, as duas Ballerinas, matriz e filial (POA), participaram do Danza Firenzi, com as bailarinas Eliza Diniz, Manoela Gomes, Letícia Cirne e mais um grupo de alunas que participaram dos cursos que compõem o evento. Em 2017, novamente as Ballerinas Alegrete/POA se fizeram presente, com as bailarinas Julia Paim e Letícia Cirne.
Em 2024, quando completa 40 anos, novamente a Ballerina retorna ao solo italiano, para participar da 24ª edição do Danza Firenzi, Desta vez com uma delegação de 13 bailarinas de Alegrete e, 4 bailarinas da filial em POA, levando em seu repertório artístico um total de 29 coreografias, nos gêneros Ballet de Repertório, Neoclássico, Dança Moderna e Dança Contemporânea. Junto ao grupo de bailarinas, diretores e professores, compõem a delegação familiares e amigos da Escola.
Além da agenda artística, uma vasta programação cultural está organizada para que a delegação da Escola Azul desfrute dos 10 dias na Itália com passeio a Roma e Veneza, bem com desfrutar das belezas e obras históricas da cidade de Florença, sede do festival.
Estão embarcando, acompanhada dos diretores das duas Escolas Ballerina, as bailarinas: Ana Julia Rigol, Beatriz Toledo, Cecília Caminha, Esther Goldemberg, Giovanna Silveira, Helena Goldemberg, Isabella Silveira, Karina Gediel, Laís Brener, Laura Moraes, Luisa Tambara, Maria Eduarda Farias, Maria Fernanda Dutra, Mariana Eymael, Rafaela Mesquita Cezar, Valentina Flack, Valentina Lambre.
A competição Danza Firenze, organizado pelo Centro Opus Ballet, chega à sua 24ª edição e confirma-se como um evento de prestígio para escolas de dança, artistas, companhias e coreógrafos que queiram figurar na cena internacional. Com a direção artística de Rosanna Brocanello e Daniel Tinazzi, o concurso é um evento de qualidade reconhecido internacionalmente, graças a um júri excepcional, importantes colaborações com empresas, festivais, concursos e atribuição de bolsas oferecidas pelas melhores academias e centros de formação internacionais.
E a Ballerina, Escola que cada vez mais firma-se no cenário internacional da Dança, estará no mês de julho levando sua arte para este importante palco europeu!
Cidade
Alegrete está entre os locais de risco de exploração sexual de criancas e adolescentes no RS
Os dados são relativos ao biênio 2023 e 2024 e estão incluídos no portal da ferramenta SmartLab de monitoramento, projeto conjunto entre o Ministério Público do Trabalho (MPT) e a Organização Internacional do Trabalho (OIT). Desses pontos, foi constatada exploração sexual de crianças e adolescentes em 12 deles.
O número de locais considerados vulneráveis no período 2023/2024 diminuiu em relação ao biênio anterior, no qual foram mapeados 967 pontos em todo o Estado. O levantamento considera “pontos vulneráveis” aqueles que apresentam características passíveis de aumentar o risco de ocorrências, como ausência de atuação do Conselho Tutelar ou a existência de pontos de prostituição, de consumo de drogas e bebidas alcoólicas.
Pontos de parada em rodovias, como hotéis, motéis, postos de abastecimento também fazem parte do levantamento. Neste domingo (18), é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
No Rio Grande do Sul, a cidade com mais pontos de risco em números absolutos é Uruguaiana, com 38 pontos identificados. Entre as regiões abrangidas pelas unidades do MPT no Interior, outros municípios abarcados pela Procuradoria do Trabalho no Município de Uruguaiana, como Santana do Livramento (25) e Alegrete (21), também se incluem entre as vinte cidades com mais pontos de risco identificados.
A região Norte do Rio Grande do Sul, atendida em sua maior parte pela unidade do MPT em Passo Fundo, é a que apresenta mais cidades entre as vinte com mais pontos críticos verificados: Sarandi (22), Erechim (17), Carazinho (12), Frederico Westphalen (11) e Passo Fundo (11).
Segundo levantamento divulgado este ano pela entidade Safernet no Dia da Internet Segura, em 11 de fevereiro, as denúncias sobre imagens de abuso e exploração sexual infantil na internet registraram uma queda em 2024 em comparação com 2023, ano que a ONG recebeu número recorde de queixas. A ONG recebeu 52 mil denúncias de exploração sexual de crianças e adolescentes, o que representou 26% a menos que em 2023.
Ranking de cidades gaúchas com mais pontos de risco de exploração sexual
1º) Uruguaiana: 38;
2º) Santa Maria: 26;
3º) Sant’Ana do Livramento: 25;
4º) Sarandi: 22;
5º) Lagoa Vermelha: 22;
6º) Alegrete: 21;
7º) São Leopoldo: 17;
8º) Erechim: 17;
9º) Rosário do Sul: 16;
10) Eldorado do Sul: 15;
11º) Cachoeira do Sul: 14;
12º) Rio Pardo: 12;
13º) Carazinho: 12;
14º) São Gabriel: 12;
15º) Frederico Westphalen: 11;
16º) Pantano Grande: 11;
17º) Passo Fundo: 11;
18º) Tapes: 11;
19º) São Sepé: 11;
20º) Camaquã: 10.
Cidade
Prefeitura faz drenagem inédita na avenida Alexandre Lisboa
A Prefeitura de Alegrete, por meio da Secretaria de Infraestrutura, está implementando uma ação de drenagem urbana que visa combater os problemas de alagamento na cidade.
Com o objetivo de retirar a água acumulada das vias e direcioná-la para a galeria fluvial, a iniciativa promete trazer mais segurança e um trânsito mais fluido para todos os cidadãos. Inicialmente, as equipes trabalharam na avenida Alexandre Lisboa.
Esta ação é inédita na cidade tem planejamento cuidadoso. O objetivo segundo a Prefeitura, é garantir que as vias permaneçam seguras e acessíveis, especialmente em períodos de chuvas intensas.
Com essa intervenção, a Prefeitura busca não apenas minimizar os alagamentos, mas também proporcionar um ambiente urbano mais seguro e confortável para motoristas e pedestres.
A Secretaria de Infraestrutura reafirma seu compromisso com a melhoria da qualidade de vida dos alegretenses, investindo em projetos que promovam o desenvolvimento sustentável da cidade.
Cidade
Heilli explica na Câmara o plantão 24h para a Zona Lste
A Secretária Municipal de Saúde, Heilli Temp, participou da Sessão Ordinária, convocada para esclarecer sobre a implementação do projeto “Plantão médico 24 horas” na Zona Leste do Município, no Centro Social Urbano.
O autor, vereador Eder Fioravante, expressou que o engajamento é para executar a demanda de extrema necessidade para os moradores da Zona Leste.
Nas manifestações, os vereadores pediram para repensar a espera até a Conferência, e que seja feito um planejamento estratégico com um estudo completo, apontando o que precisa de recursos humanos, infraestrutura, orçamento mensal e equipamentos.
-
Cidade5 anos atrás
Cavalarianos desfilam pelas ruas do Alegrete em homenagem ao 20 de Setembro
-
Polícia4 anos atrás
Racismo em Alegrete. Idosa é gravada xingando com injúria racial
-
Manchete4 anos atrás
Jovem médica alegretense morre em acidente na 290
-
Polícia12 meses atrás
Acidente fatal faz vítima fatal mulher jovem de 28 anos
-
Esportes3 anos atrás
Pauleira em baile viraliza nas redes sociais
-
Polícia2 anos atrás
Advogada é surpreendida por depoimento de Emerson Leonardi
-
Cidade5 anos atrás
Folia e diversão no enterro dos ossos da descida dos blocos 2020
-
Polícia5 anos atrás
Atualizado. Carro com placas de Alegrete é esmagado por Scânia em Eldorado