Contato

Polícia

Delação premiada leva o MP indiciar nove pessoas pela morte de Priscila Leonardi

O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) denunciou nesta semana nove pessoas por envolvimento na morte da enfermeira Priscila Ferreira Leonardi, de 40 anos, em Alegrete, na Fronteira Oeste. Ela desapareceu dia 19 de junho deste ano, após vir da Irlanda para o Brasil. O corpo foi encontrado às margens do rio Ibirapuitã no dia 6 de julho. A denúncia foi possível após a promotora de Justiça Rochelle Jelinek realizar a negociação da primeira colaboração premiada — chamada de “delação” premiada — da história do município.

Os acusados foram denunciados por extorsão com restrição da liberdade da vítima e resultado morte, ocultação de cadáver e associação criminosa. Foram três meses de apuração envolvendo oitiva de testemunhas e dezenas de medidas cautelares como quebras de sigilo bancário, fiscal, interceptações telefônicas, mandados de busca e apreensão de celulares, extração de dados telemáticos de mensagens.

 

Ainda antes da denúncia, já se tinha indícios do envolvimento do primo da enfermeira como sendo o idealizador do crime. Conforme a acusação, ele cooptou os demais envolvidos e executores do sequestro, extorsão e morte, além da ocultação do cadáver, bem como, acionou quatro comparsas que teriam sequestrado a vítima e a mantido em cativeiro.

 

 

A promotora destaca que “existia uma dificuldade de montar o quebra-cabeça para o deslinde do caso, um dos mais complexos já ocorridos na cidade, inclusive porque houve participação de integrantes de uma organização criminosa, o que dificulta sobremaneira a investigação — dada a chamada profissionalização do crime — quando planejada e executada por membros de facção”.

A Polícia Civil encerrou o inquérito policial indiciando cinco suspeitos. No entanto, foi a negociação da colaboração premiada que possibilitou identificar um total de nove envolvidos nos delitos. Segundo a promotora, a negociação possibilitou que o MPRS recebesse informações importantes sobre o caso, sem as quais não teria sido possível, pelos meios comuns de investigação, desvendar por completo o caso.

O colaborador confessou os crimes e todos seus detalhes, ajudando a entender como funcionava o esquema criminoso e a participação de todos os comparsas. Desta forma, foi negociada a redução da pena dele.

O juiz da Vara Criminal de Alegrete recebeu a denúncia em relação a quatro acusados, entendendo que ainda não há provas suficientes em relação aos demais apontados como envolvidos. Os quatro já estão presos.

MOTIVAÇÃO

Priscila morava desde 2019 em Dublin, na Irlanda, onde trabalhava como enfermeira em um lar de idosos.

Ela regressou em 2023 a Alegrete para resolver pendências do inventário do seu pai, falecido em 2020. A promotora Rochelle Jelinek concluiu que o objetivo do grupo era extorquir a vítima e, desta forma, sacar e transferir valores das contas bancárias de Priscila Leonardi.

Conforme a denúncia criminal, o primo da vítima, acreditando que esta tinha mais de um milhão e meio de reais, entrou em contato com um dos envolvidos e falou sobre os valores que ela possuía. Ambos então cooptaram os demais comparsas, entre eles integrantes de facção, para executarem o crime.

 

O objetivo era sequestrá-la e, mediante extorsão, retirar o máximo possível de dinheiro da vítima para depois dividir entre os envolvidos. Os denunciados planejaram todo o esquema criminoso durante semanas antes da chegada da vítima no Brasil. Eles obtiveram um veículo clonado para sequestrá-la, criaram um perfil falso de motorista de aplicativo e conseguiram contas bancárias para depositar o dinheiro que fosse extorquido da enfermeira.

Coube ao primo da vítima, durante encontro com ela em Alegrete, acionar um motorista de aplicativo que, na verdade, era um comparsa encarregado do sequestro.

No dia 19 de junho, durante a suposta “corrida”, o motorista pegou mais dois comparsas e levaram a vítima até um cativeiro. O plano era mantê-la mediante ameaça e violência até que fornecesse senhas para que as transferências bancárias fossem efetuadas.

Algo deu errado no plano, os denunciados não conseguiram transferir o dinheiro, espancaram e estrangularam a enfermeira até a morte. O corpo dela foi enterrado e escondido às margens do rio Ibirapuitã, mas foi descoberto dias depois por um pescador devido às enchentes, que com o fluxo da água descobriu parcialmente o corpo.

Publicidade
Comentários

Polícia

Homem descumpre medidas protetivas e é preso pela Polícia Civil

A Polícia Civil, na tarde desta segunda-feira (13/5), por meio dos policiais civis da Delegacia de Polícia de Alegrete, sob a coordenação da delegada Fernanda Mendonça, efetuaram o cumprimento de um mandado de prisão preventiva em desfavor de um indivíduo de 43 anos, o qual descumpriu medidas protetivas que tinha contra si desde março deste ano, após registro da ex companheira.

 

A vítima efetuou o registro de descumprimento das medidas protetivas neste final de semana, no dia 12 de maio, após o ex companheiro invadir sua residência, injuriá-la e agredi-la, além de quebrar o aparelho celular da ofendida. A mulher conseguiu fugir com a ajuda de um desconhecido.

 

O fato foi imediatamente comunicado ao poder Judiciário pela Polícia Civil, o que gerou a decretação da prisão preventiva do agressor. O mandado de prisão foi cumprido na tarde desta segunda-feira pelos policiais civis no bairro Ibirapuitã.

Após cumpridas as exigências legais, ele foi encaminhado à DPPA, à DP para interrogatório e, após, conduzido ao Presídio Estadual de Alegrete.

Denúncias à Polícia Civil em Alegrete (garantido o sigilo):
(55) 34270300 (plantão)
(55) 984511689 (WhatsApp)

Continue lendo

Polícia

Motorista bebum capota veículo na Eurípedes

PRISÃO POR EMBRIAGUEZ AO VOLANTE

Em 12 de maio de 2024, por volta das 02h30 a guarnição da da Brigada Militar foi despachada via sala de operações a fim de atender ocorrência de acidente de trânsito do tipo tombamento de veículo.

No local, foi constatado que o condutor conduzia o seu automóvel que estava tombado em via pública na altura da avenida Eurípedes Brasil Milano numeral 1050.

O condutor não apresentava lesões e apresentava sinais de embriaguez, o mesmo negou-se a ser submetido ao teste do etilômetro, sendo então encaminhado até a UPA onde o médico plantonista atestou a embriaguez do condutor.

 Posteriormente o acusado foi encaminhado até a Delegacia de Polícia onde foi autuado em flagrante por embriaguez ao volante.

PRISÃO POR TENTATIVA DE HOMICÍDIO QUALIFICADO

Em 11 de maio de 2024, por volta das 22h e 35min, as guarnições da Brigada Militar, por determinação da sala de operações deslocaram até o bairro José de Abreu, onde informações davam conta de um individuo ferido por golpe de facão.

Lá, constatado os fatos, a vitima identificada, possuindo 23 anos, sem antecedentes policiais, estando ferido com um corte na cabeça e consciente.

Ele passou a relatar que estava parado na esquina, quando um individuo que desconhece chegou e desferiu um golpe de facão acertando sua cabeça e posterior a isso fugiu.

Foi acionado o SAMU que o conduziu a UPA para atendimento (Raio X e suturação), não correndo risco de vida.
No deslocamento para registro dos fatos a sala de operações recebeu novas ligações relatando que o autor teria retornado ao local do fato e estava de posse de um facão proferindo ameaças a pessoas que passavam pelo local.

Então, as guarnições foram ao local e abordaram o acusado e com este foi apreendido um facão, que assumiu ter sido o autor da lesão, sendo então conduzido a UPA e posterior apresentado na DP onde foi autuado em flagrante.

 

Continue lendo

Polícia

Idoso morre eletrocutado no Rincão do São Miguel

Em 07 de Maio de 2024, por volta das 23h00min, a guarnição da Patrulha Rural da Brigada Militar deslocou-se até o Rincão de São Miguel, área rural do município, onde foi informado que um trabalhador rural teria sido localizado por um colega de trabalho em óbito devido ter sofrido uma descarga elétrica.

No local, a guarnição efetuou contato com o comunicante o qual informou que ao retornar do campo encontrou seu colega caído próximo ao poste de luz que havia quebrado, que o mesmo estava com os pés enrolados nos fios indicando ter sofrido uma descarga elétrica.

Foi acionado o SAMU para socorrê-lo, porém, foi constatado que ele já se encontrava em óbito, a vítima foi um Senhor de 65 anos, o qual estava caído próximo ao poste de energia que acabou quebrando.

No local, foi possível se constatar que se tratava de um acidente. Foi informada a polícia civil. Compareceu no local a Funerária Angelos e realizou a remoção do corpo, sendo o registro do fato efetuado pelo proprietário do estabelecimento juntamente a delegacia de polícia.

*PRISÃO POR CUMPRIMENTO DE MANDADO*

Em 07 de Maio de 2024, por volta das 09h15min, uma guarnição da Brigada Militar, quando em patrulhamento no bairro Canudos, abordou um homem de 21 anos, constatado a existência de um mandado de prisão existente em seu desfavor, sendo encaminhado a UPA para realização de exame de lesão e posterior apresentado na Delegacia de Polícia.

*PRISÃO POR FURTO E RECEPTAÇÃO DE VEÍCULO*

Em 07 de Maio de 2024, por volta das 14h00min, uma guarnição da Brigada Militar, após tomar conhecimento do furto da motocicleta Honda Cg 150 ocorrido na madrugada do dia 07/05/2024, e identificar o suspeito através de câmeras de monitoramento, passou a realizar averiguações na região onde o mesmo costuma transitar com o intuito de localizá-lo.

 

A guarnição logrou êxito em avistar indivíduo de 21 anos em via pública no bairro Promorar carregando uma roda de motocicleta, foi abordado e ao ser indagado confirmou ser o autor do furto.

Após averiguações, a guarnição chegou ao local onde se encontrava o restante da motocicleta: na casa de um indivíduo de 29 anos o qual apontou um terceiro elemento, de 42 anos, como sendo o intermediador do negócio.

Os três envolvidos foram conduzidos a UPA e posterior a delegacia de polícia onde foram autuados em flagrante.

*

Continue lendo

Popular