Contato

Paulo de Tarso

Paraná Pesquisas. Leite e Ana Amélia lideram no RS

A pesquisa feita pelo Paraná Pesquisas para o Governo do Rio Grande do Sul, divulgado nesta segunda-feira, mostra o ex-governador Eduardo Leite (PSDB), na liderança da intenção de votos, com 29,5%.

Eduardo Leite, PSDB, 29,5%
Onyx Lorenzoni, PL, 22,1%
Beto Albuquerque, PSB, 7p,6%
Luiz Carlos Heinze, PP, 6,6%
Edegar Preto, PT,5,3%

Os demais candidatos pontuaram muito pouco: Pedro Ruas (Psol) – 2,5%/ Vieira da Cunha (PDT) – 2,2%/ Gabriel Souza (MDB) – 2,1%/ Roberto Argenta (PSC) – 1,2%

Votos brancos e nulos somaram 10,5%, enquanto eleitores indecisos e que não responderam também representaram 10,5% do levantamento.

PARA O SENADO

 Ana Amélia e Mourão estão tecnicamente empatados, mas a pesquisa mostra que ela está na liderança.

Intenção de voto para o Senado no Rio Grande do Sul, conforme dados divulgados há pouco pelo Instituto Paraná Pesquisas, conforme dados enviados ao editor:
Ana Amélia (PSD) – 26,4%
General Hamilton Mourão (Republicanos) – 23,4%
Miguel Rossetto (PT) – 10,6%
Lasier Martins (Podemos) – 8,7%
Nelson Marchezan Júnior (PSDB) – 4,8%
Comandante Nádia (Progressistas) – 3,8%

Brancos e nulos – 13,5%
Não sabem ou não responderam – 8,8%

Publicidade
Comentários

Paulo de Tarso

Novo Papa é dos EUA e fala em criar pontes e diálogos

 O Papa Leão XIV, cujo nome de nascimento é Robert Francis Prevost Martínez, nasceu em Chicago, Estados Unidos, em 14 de setembro de 1955. Ele é o primeiro Papa de nacionalidade norte-americana e também possui cidadania peruana, tendo atuado como missionário no Peru por muitos anos.

Em seu primeiro discurso, o Papa Leão XIV enfatizou a importância da paz, do diálogo e da construção de pontes. Ele expressou o desejo de uma Igreja missionária e sinodal, que caminha e busca sempre a paz e a caridade. O novo Papa também agradeceu ao Papa Francisco e pediu ajuda aos fiéis para construir pontes com diálogo.

Após a eleição, o novo pontífice passou pela “Sala das Lágrimas”, onde vestiu as roupas papais, e em seguida apareceu na sacada da Basílica de São Pedro para saudar os fiéis reunidos na praça.

Leão XIV sucede o papa Francisco, que faleceu em 21 de abril de 2025. O conclave que elegeu Prevost foi concluído no segundo dia de votações, após quatro rodadas, refletindo uma decisão relativamente rápida.

 

Continue lendo

Paulo de Tarso

O dia 24 de abril é o Dia Nacional do Chimarrão no Brasil

Essa data celebra essa bebida tradicional, especialmente popular na região Sul do país (Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná), mas apreciada em todo o Brasil e em países vizinhos como Argentina, Uruguai e Paraguai.
Por que 24 de abril?
Embora algumas fontes mencionem que a data busca reafirmar o chimarrão como patrimônio imaterial e parte da identidade do povo trabalhador, a razão específica para a escolha do dia 24 de abril não é amplamente detalhada nas fontes consultadas. No Rio Grande do Sul, também se comemora nesta data o Dia Estadual do Churrasco e do Chimarrão.
Um pouco sobre o Chimarrão:
* Origem: O chimarrão tem suas raízes nos povos indígenas que habitavam a região sul da América do Sul, principalmente os guaranis, aimarás e quíchuas, que já consumiam a erva-mate em infusões.
* Ritual: Preparar e compartilhar o chimarrão é um ritual social importante, representando convívio, amizade e hospitalidade. A roda de chimarrão é um momento de união e conversa.
* Preparo: O chimarrão é feito com erva-mate moída, colocada em uma cuia, e água quente (mas não fervente) é adicionada. A bebida é sorvida através de uma bomba (um tipo de canudo com filtro).
* Benefícios: A erva-mate possui propriedades estimulantes (devido à cafeína), antioxidantes, diuréticas e pode auxiliar na digestão e na melhora do humor. Também contém vitaminas e minerais.
Neste Dia Nacional do Chimarrão, é uma ótima oportunidade para apreciar essa bebida saborosa e nutritiva, além de celebrar a cultura e a tradição que ela representa.

Continue lendo

Paulo de Tarso

Vaticano em Luto: Papa Francisco falece aos 88 Anos

O argentino, foi o primeiro papa Latino da história. O papa Francisco apostou em pautas sociais e com muita participação da juventude

O mundo se despede de um líder espiritual que marcou uma era. O Papa Francisco, aos 88 anos, faleceu na segunda-feira, 21 de abril de 2025, no Vaticano, após complicações de saúde decorrentes de um quadro de bronquite, pneumonia e infecção complexa.

A notícia, divulgada pelo Vaticano, reverberou globalmente, deixando fiéis e líderes de diversas religiões em luto.

Nascido Jorge Mario Bergoglio em Buenos Aires, Argentina, Francisco fez história ao se tornar o primeiro papa latino-americano e o 266º sucessor de São Pedro em 13 de março de 2013. Seu pontificado de quase 12 anos foi marcado por uma abordagem pastoral inovadora, priorizando os marginalizados e defendendo a justiça social.

A saúde do Papa Francisco vinha sendo acompanhada de perto nos últimos meses. Após internação em Roma, onde enfrentou diversas complicações, incluindo necessidade de ventilação mecânica, o pontífice recebeu alta em 25 de março.

Contudo, o recente agravamento de seu quadro de saúde levou ao seu falecimento.

O legado de Francisco é vasto e multifacetado. Ele deixa um impacto profundo na Igreja Católica, com reformas que buscaram aproximar a instituição dos fiéis, enfatizando a misericórdia e a inclusão.

Sua voz ressoou em fóruns internacionais, defendendo a paz, o diálogo inter-religioso e a proteção do meio ambiente.

O Vaticano iniciou os preparativos para o funeral do Papa Francisco, que deverá atrair líderes mundiais e milhões de fiéis à Praça de São Pedro. A Igreja Católica se prepara para um período de transição, com o conclave para eleger o próximo papa.

Continue lendo

Popular