Cidade
Enfim, avenida da Integração é entregue à cidade
A Prefeitura de Alegrete inaugurou oficialmente na tarde desta quinta-feira (14/4), a mais importante obra de infraestrutura realizada no município: a revitalização do Arroio Regalado – Avenida da Integração, iniciada em 2009.
13 anos depois, com muitos desafios, a obra, que atravessou gestões, foi entregue à população alegretense.
O líder comunitário Júlio Paz, presidente do bairro Vera Cruz e representante da União das Associações de Bairros de Alegrete (UABA), um exaltou o trabalho realizado pela prefeitura. “A obra é maravilhosa. Quero parabenizar os gestores municipais. Nossa comunidade está muito feliz. Nós do movimento comunitário só temos a agradecer ”, destacou.
O secretário de Finanças, José Luiz Cáurio, parabenizou todas as seis comunidades. Graças a saúde financeira da administração municipal estamos podendo viver este momento histórico”, ressaltou.
A secretária de Meio Ambiente, Gabriella Segabinazi, destacou a relevância da questão ambiental na obra do Regalado e os impasses superados, principalmente após o termo de compromisso ambiental junto à Fepam. “Todo o nosso comprometimento se refletiu na sequência desta obra, com o plantio de árvores e todas as etapas de áreas previstas para conservação. Nos próximos dias iniciaremos o trabalho técnico social, com a implantação da coleta seletiva nos bairros adjacentes”, disse.
O vereador Itamar Rodriguez, representante da Câmara Municipal, fez menção ao importante projeto que se prolongou por gestões municipais. “Trata-se de uma obra que veio para mudar a história da nossa cidade. Um projeto complexo, mas que vem a ser uma das principais avenidas da cidade. Uma obra econômica e social, que acaba com muitos problemas estruturais, como as enxurradas”, comentou.
O vice-prefeito Jesse Trindade destacou que a obra de revitalização do Regalado é uma conquista feita a muitas mãos. “A revitalização do Regalado é um projeto complexo, que nos desafiou por longos anos, mas que hoje foi entregue ao povo alegretense. Este novo passo vai concretizar o trabalho de muitas pessoas que trabalham pelo Alegrete que queremos, com ganhos em infraestrutura, qualidade de vida, meio ambiente e de saúde pública”, lembrou.
Encerrando o ato, o prefeito Márcio Amaral enfatizou que a avenida da Integração, parte fundamental das obras de revitalização do Arroio Regalado, um investimento de cerca de R$ 12 milhões, abrange seis bairros e reassentou mais de 100 famílias.
Segundo ele, a construção da avenida da Integração, via de 2.500 metros que interliga a avenida Brás Faraco com a rua Daltro Filho, às margens do arroio, finalizou o principal mecanismo de contenção das enxurradas provocadas pelo Regalado. Com revestimento asfáltico, a avenida percorre os bairros Prado, Progresso, Vila Grande, Sepé Tiaraju, Vera Cruz e Joaquim Fonseca Milano com iluminação, ciclofaixa, duas faixas de rodagem, calçadas nos dois lados e estacionamento em um sentido. “É com muita alegria que entregamos esta obra. Investimos somente nesta avenida 4,9 milhões de reais, o maior de todas as 10 metas da obra do arroio Regalado”.
O prefeito Márcio convidou os ex-prefeitos Erasmo Silva e Adão Faraco e a ex-vice-prefeita Maria de Fátima Mulazzani para descerrar oficialmente a placa simbólica de entrega e cortar a fita de inauguração.
Prestigiaram o evento, o presidente do Centro Empresarial, Cassio Mileto Sobrosa, o presidente do Grupo Pilecco, Onélio Pilecco, o presidente da CAAL, José Alberto Pacheco Ramos, além dos secretários municipais Daniel Gindri (secretário de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural) Daniel Rosso (secretário de Segurança, Mobilidade e Cidadania), Haracelli Fontoura (secretária de Saúde), Iara Caferatti (secretária de Promoção e Desenvolvimento Social), Rui Alexandre Medeiros (secretário de Administração) e Paulo Faraco (procurador Geral do Município).
Cidade
Alegrete está entre os locais de risco de exploração sexual de criancas e adolescentes no RS
Os dados são relativos ao biênio 2023 e 2024 e estão incluídos no portal da ferramenta SmartLab de monitoramento, projeto conjunto entre o Ministério Público do Trabalho (MPT) e a Organização Internacional do Trabalho (OIT). Desses pontos, foi constatada exploração sexual de crianças e adolescentes em 12 deles.
O número de locais considerados vulneráveis no período 2023/2024 diminuiu em relação ao biênio anterior, no qual foram mapeados 967 pontos em todo o Estado. O levantamento considera “pontos vulneráveis” aqueles que apresentam características passíveis de aumentar o risco de ocorrências, como ausência de atuação do Conselho Tutelar ou a existência de pontos de prostituição, de consumo de drogas e bebidas alcoólicas.
Pontos de parada em rodovias, como hotéis, motéis, postos de abastecimento também fazem parte do levantamento. Neste domingo (18), é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
No Rio Grande do Sul, a cidade com mais pontos de risco em números absolutos é Uruguaiana, com 38 pontos identificados. Entre as regiões abrangidas pelas unidades do MPT no Interior, outros municípios abarcados pela Procuradoria do Trabalho no Município de Uruguaiana, como Santana do Livramento (25) e Alegrete (21), também se incluem entre as vinte cidades com mais pontos de risco identificados.
A região Norte do Rio Grande do Sul, atendida em sua maior parte pela unidade do MPT em Passo Fundo, é a que apresenta mais cidades entre as vinte com mais pontos críticos verificados: Sarandi (22), Erechim (17), Carazinho (12), Frederico Westphalen (11) e Passo Fundo (11).
Segundo levantamento divulgado este ano pela entidade Safernet no Dia da Internet Segura, em 11 de fevereiro, as denúncias sobre imagens de abuso e exploração sexual infantil na internet registraram uma queda em 2024 em comparação com 2023, ano que a ONG recebeu número recorde de queixas. A ONG recebeu 52 mil denúncias de exploração sexual de crianças e adolescentes, o que representou 26% a menos que em 2023.
Ranking de cidades gaúchas com mais pontos de risco de exploração sexual
1º) Uruguaiana: 38;
2º) Santa Maria: 26;
3º) Sant’Ana do Livramento: 25;
4º) Sarandi: 22;
5º) Lagoa Vermelha: 22;
6º) Alegrete: 21;
7º) São Leopoldo: 17;
8º) Erechim: 17;
9º) Rosário do Sul: 16;
10) Eldorado do Sul: 15;
11º) Cachoeira do Sul: 14;
12º) Rio Pardo: 12;
13º) Carazinho: 12;
14º) São Gabriel: 12;
15º) Frederico Westphalen: 11;
16º) Pantano Grande: 11;
17º) Passo Fundo: 11;
18º) Tapes: 11;
19º) São Sepé: 11;
20º) Camaquã: 10.
Cidade
Prefeitura faz drenagem inédita na avenida Alexandre Lisboa
A Prefeitura de Alegrete, por meio da Secretaria de Infraestrutura, está implementando uma ação de drenagem urbana que visa combater os problemas de alagamento na cidade.
Com o objetivo de retirar a água acumulada das vias e direcioná-la para a galeria fluvial, a iniciativa promete trazer mais segurança e um trânsito mais fluido para todos os cidadãos. Inicialmente, as equipes trabalharam na avenida Alexandre Lisboa.
Esta ação é inédita na cidade tem planejamento cuidadoso. O objetivo segundo a Prefeitura, é garantir que as vias permaneçam seguras e acessíveis, especialmente em períodos de chuvas intensas.
Com essa intervenção, a Prefeitura busca não apenas minimizar os alagamentos, mas também proporcionar um ambiente urbano mais seguro e confortável para motoristas e pedestres.
A Secretaria de Infraestrutura reafirma seu compromisso com a melhoria da qualidade de vida dos alegretenses, investindo em projetos que promovam o desenvolvimento sustentável da cidade.
Cidade
Heilli explica na Câmara o plantão 24h para a Zona Lste
A Secretária Municipal de Saúde, Heilli Temp, participou da Sessão Ordinária, convocada para esclarecer sobre a implementação do projeto “Plantão médico 24 horas” na Zona Leste do Município, no Centro Social Urbano.
O autor, vereador Eder Fioravante, expressou que o engajamento é para executar a demanda de extrema necessidade para os moradores da Zona Leste.
Nas manifestações, os vereadores pediram para repensar a espera até a Conferência, e que seja feito um planejamento estratégico com um estudo completo, apontando o que precisa de recursos humanos, infraestrutura, orçamento mensal e equipamentos.
-
Cidade5 anos atrás
Cavalarianos desfilam pelas ruas do Alegrete em homenagem ao 20 de Setembro
-
Polícia4 anos atrás
Racismo em Alegrete. Idosa é gravada xingando com injúria racial
-
Manchete4 anos atrás
Jovem médica alegretense morre em acidente na 290
-
Polícia12 meses atrás
Acidente fatal faz vítima fatal mulher jovem de 28 anos
-
Esportes3 anos atrás
Pauleira em baile viraliza nas redes sociais
-
Polícia2 anos atrás
Advogada é surpreendida por depoimento de Emerson Leonardi
-
Cidade5 anos atrás
Folia e diversão no enterro dos ossos da descida dos blocos 2020
-
Polícia5 anos atrás
Atualizado. Carro com placas de Alegrete é esmagado por Scânia em Eldorado