Contato

Cidade

Cerca de 800 famílias seguem fora de casa por causa da chuva no RS

Tempo segue seco até sábado, mas previsão é de que precipitações retornem no domingo

21386217                                    Estrela, no Vale do Taquari, é uma das cidades mais atingidas pela chuvaFoto: Divulgação / Defesa Civil RS

Mesmo que a chuva tenha começado a se afastar do Rio Grande do Sul na quinta-feira, conforme o último balanço divulgado pela Defesa Civil estadual, quase 800 famílias — 474 desalojadas e 324 desabrigadas — seguem fora de suas casas após o aguaceiro que atingiu o Estado nos últimos dias.

Mais de 2 mil residências foram atingidas em 71 cidades gaúchas. O número de clientes sem energia elétrica no RS, que marcava 25 mil na quarta-feira, teve uma queda considerável. Até o início da noite desta quinta, 5,6 mil pessoas seguiam sem luz, 3 mil na área de concessão da RGE e 2,6 mil na da AES Sul. Nove rodovias, sete estaduais e duas federais, seguiam com bloqueios até o início da noite desta quinta.

O Vale do Taquari é uma das regiões que seguem sentindo os efeitos do alto volume das precipitações. Em Estrela, mais de 60 famílias, 23 abrigadas no ginásio Ito Snell e 43 alocadas em casa de familiares, foram obrigadas a sair de suas casas após o avanço do Rio Taquari que, segundo a última medição, marcou 24m93cm. O nível de alerta da bacia é 17m.

Segundo a Defesa Civil da Cidade, a altura está estabilizada, mas segue monitorada 24 horas pelo órgão.

Na madrugada de quinta-feira, um homem morreu afogado ao tentar atravessar de carro uma área inundada em Santa Cruz do Sul, no Vale do Rio Pardo. André Joaquim Kroth, 52 anos, foi arrastado pela correnteza.

São Sebastião do Caí, no Vale do Caí, também enfrenta o efeito do mau tempo. Segundo o coordenador da Defesa Civil do município, Pedro Griebler, 210 pessoas, de 65 famílias, ainda seguem fora de casa, aguardando a água sair dos imóveis. Ainda conforme Griebler, esse número é apenas de pessoas que estão em abrigos. Mais de 1,7 mil moradores, que moram em áreas em que a enchente não é tão significativa, buscaram refúgio na residência de amigos e familiares.

— Se o clima continuar como está, o rio vai seguir baixando e já no sábado vamos poder começar o processo de realocar as famílias em suas casas — explicou o coordenador.

Pantano Grande, Cachoeira do Sul, Lajeado e Alegrete também foram bastante afetadas pelo alto chuva.

Chuva deve voltar no domingo

Segundo a Somar Meteorologia, o tempo deve continuar seco em boa parte do Estado ao longo desta sexta-feira, com possibilidade de chuva fraca e isolada apenas no extremo sul gaúcho.

— O tempo continua a abrir nesta sexta-feira em quase todo o Rio Grande do Sul. No sábado o tempo continua seco, mas no domingo um novo sistema de baixa pressão, que vem do Uruguai e da Argentina, entra no Estado e traz mais chuva, mas essa precipitação deve ser menos volumosa, atingindo cerca de 10mm — afirmou o meteorologista Willian Minhoto, da Somar Meteorologia.

Na região das ilhas de Porto Alegre, a Defesa Civil municipal segue monitorando a situação do Guaíba em regime de 24 horas. A última medição realizada na bacia apontou 1m49cm no Delta do Jacuí e 1m99cm em Porto Alegre. Nos dois locais, o nível de alerta é de 1m80cm e 2m10cm, respectivamente.

Segundo o agente da Defesa Civil Marcio Cardoso, responsável pelas operações de emergência do órgão, a região das ilhas segue sendo monitorada com atenção, mas ainda não foi disparado nenhum alerta, porque, segundo ele, é normal o Guaíba apresentar alterações de altura no fim da tarde.

— Estamos trabalhando com um monitoramento constante com uma equipe 24 horas. Não há previsão de vento sul e chuva, dois fatores que contribuem diretamente para a cheia do Guaíba, para as próximas horas, mas a situação pode virar no próximo domingo com a volta da chuva — afirma Cardoso.

A chuva, que tanto castigou os gaúchos entre sábado e quarta-feira, e deve retornar ao Estado no próximo domingo, deverá se estender até a terça-feira, mas com menos intensidade e de forma isolada, segundo a Somar Meteorologia.

Fonte: Z H Noticias

Publicidade
Comentários

Cidade

FREDERICO ANTUNES DESTINA EMENDA PARLAMENTAR A APAE ALEGRETE

Trata-se de uma Instituição beneficente de apoio, prevenção e promoção de bem estar às Pessoas com Deficiência e do Transtorno do Espectro Autista (TEA).

 

Na quarta-feira (2/4), Dia Mundial de Conscientização do Autismo, a SJCDH firmou um termo de colaboração destinando recursos de emenda parlamentar, do Deputado Estadual Frederico Antunes, para a APAE Alegrete/RS. 

No total, foram direcionados R$ 75 mil para a Associação. Os recursos serão aplicados na contratação de serviços e multiprofissionais, como neuropsicopedagoga, psicólogo, assistente social, entre outros. A entidade atende em média 426 pessoas.

“É o nosso reconhecimento ao trabalho de excelência que é realizado pela nossa APAE Alegrete, que é uma referência regional”, destacou Frederico.

As Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais são instituições que prestam serviços educacionais e de apoio às pessoas com deficiência intelectual ou múltipla. No total, existem 206 APAEs no Rio Grande do Sul.

O secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Fabrício Peruchin; o Deputado Estadual, Frederico Antunes e a diretora-administrativa da Federação das APAEs do Rio Grande do Sul (FEAPAES), Lúcia Centena, participaram do ato de assinatura no Centro Administrativo do Estado (CAFF).

📸 Cristiano Guerra

Continue lendo

Cidade

Obra particular rompe rede e cinco bairros estão sem água.

Obra particular rompe rede de água, e abastecimento em cinco bairros deve retornar durante a madrugada

Uma obra particular rompeu uma rede de água na Rua Olegário Vitor Antônio José de Vargas, em Alegrete, na noite desta quarta-feira, 26, e o abastecimento foi interrompido na região da Coxilha e nos bairros Fronteira Oeste, Maria do Carmo, Novo Lar e Vila Inês.

A Corsan está realizando o reparos, com previsão de que o retorno do fornecimento de água ocorra durante a madrugada desta quinta-feira, 27, de forma gradual.

Para mais informações, podem ser usados os canais de relacionamento da Corsan com o cliente: app Corsan, site www.corsan.com.br (na Unidade de Atendimento Virtual), WhatsApp (51) 99704-6644 e ligações gratuitas pelo 0800.646.6444.

A Corsan está permanentemente disponível nesses canais e recomenda que a população utilize esses meios de contato com a Companhia para solicitações, pedidos de informação ou para fazer comunicados. Isso agiliza a tomada de providências e a mobilização das equipes de serviço.

Continue lendo

Cidade

MP consegue condenar a 30 anos autor de feminicídio em Alegrete

Após denúncia do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), o Tribunal do Júri em Alegrete condenou nesta terça-feira, 25 de março, a 30 anos de reclusão, homem que agrediu sua companheira até a morte no ano de 2023.

Na madrugada do dia 20 de novembro, após uma discussão com a companheira, o denunciado a espancou com diversos golpes pela cabeça e pelo corpo, fugindo logo após e deixando a vítima inconsciente e agonizando por horas, até ser encontrada por uma vizinha e socorrida pelo SAMU.

A mulher foi encaminhada ao hospital, mas não resistiu à gravidade dos ferimentos, indo a óbito no dia seguinte.

O crime foi praticado por meio cruel, uma vez que o denunciado agiu com brutalidade desmedida ao espancar a vítima na região da cabeça, o que acarretou fratura do crânio e hemorragia cerebral, causando-lhe sofrimento desnecessário, e por razões da condição de sexo feminino (feminicídio).

“Os jurados foram chamados à responsabilidade de encerrar esse ciclo de violência em que a vítima se encontrava, garantindo a punição do responsável, e, ao acolher integralmente o pedido do Ministério Público, indicaram que a sociedade não tem mais nenhuma tolerância com a violência contra as mulheres”, destacou a promotora de Justiça Maura Lelis Guimarães Goulart, que atuou em plenário.

O juiz determinou a imediata execução da pena do condenado, que respondeu preso a todo o processo, e fixou indenização mínima de 30 salários mínimos em favor dos familiares da vítima, a título de reparação pelos danos morais provocados pelo crime.

Continue lendo

Popular