Mulher
Alimentação e exercício: como conquistar a vida fitness em 2022
Que atire a primeira pedra quem nunca “começou uma dieta em janeiro”. Não tem jeito, o primeiro mês do ano é oficialmente o mês de recomeços e tentar mudar os velhos hábitos. A tão sonhada vida saudável não consiste, necessariamente, em apenas emagrecer, mas também adquirir práticas benéficas para a saúde. Começando o ano com o pé direito, o iG Delas te conta como finalmente conquistar a vida fitness sem erro.
Ano após ano, alguns fatores seguem imprescindíveis para que a vida fitness realmente funcione. A alimentação correta e a rotina de exercícios são dois fatores que andam de mãos dadas com a saúde. É preciso também entender que perder peso não está totalmente atrelado a ser saudável, assim como a frase “segunda-feira eu começo”. Edivana Poltronieri, mentora do 5s – Estilo de Vida Saudável, explica que não é preciso trocar os hábitos em um dia específico da semana. A iniciativa pode acontecer todo dia!
“Podemos olhar para qualquer mau hábito, incluindo a alimentação, e simplesmente ver que ele não nos cabe mais. Se chegarmos a essa conclusão em uma terça, vamos aguardar até a segunda seguinte para mudar a nossa atitude? Então, não procrastinar decisões que mudar o curso da nossa vida é fundamental para o sucesso, incluindo do emagrecimento saudável”, diz.
Para a Poltronieri, emagrecer sozinho é possível, mas o processo será mais eficaz caso a pessoa possa contar com a ajuda de profissionais especialistas. Ela explica que as pessoas tendem a pegar dietas prontas e seguir dicas da internet, mas cada corpo deve ser tratado com exclusividade. O acompanhamento de nutricionistas, coach, preparador físico e até psicólogos é ideal.
Bruno Frantz, professor de educação física da plataforma Dietamente, conta que essa mudança pode começar em um passo curto e firme. Nessa primeira situação, optar por exercícios curtos, que não cansam muito são ideais para se motivar. Execute-os devagar, o importante mesmo é conseguir dar o primeiro passo.
Um ponto importante: não se autossabote! Muitas pessoas acabam desistindo da vida fitness por não conseguir o resultado esperado em curto prazo, mas nessa situação é preciso ter paciência. Poltronieri relembra que o organismo precisa de, no mínimo, 90 dias para se acostumar com novos hábitos. “Ou seja, o processo só será saudável se respeitar esse tempo”.
“Muitas vezes você leva um ano para conseguir ganhar dez quilos, e aí você quer em um mês conseguir perder. O que falta para as pessoas não se autossabotarem é terem metas realistas para não achar que vai conseguir emagrecer dez quilos em trinta dias”, diz Frantz. Um exemplo citado pelo professor é de pessoas que pesam acima de oitenta quilos: neste caso, o ideal é perder de quatro a cinco quilos por mês, sem arriscar a saúde, os músculos e sem flacidez.
O início com os exercícios
Em primeiro lugar, se possível, é importante ter uma liberação médica para conferir se a saúde está boa para que possa iniciar os treinos. Uma dica de Frantz é também respeitar os limites do próprio corpo. “Não querer passar do limite é bem importante para que a pessoa consiga entender que ela está em um processo de iniciação, que ela é um bebezinho, falando de exercício, e que com o tempo vai evoluindo aos poucos”.
Leia Também
Leia Também
Existem níveis de exercícios e começar pelo correto, o iniciante, é de suma importância para conseguir se manter nas rotinas de treino. O professor explica que é necessário começar com exercícios de baixo impacto e intensidade, para que daqui um ou dois meses, já esteja totalmente preparado para o intermediário.
Ter comprometimento é a chave para o sucesso em qualquer área, e no mundo fitness isso não muda. “Tomar a decisão e colocar um horário. Quando a gente não tem esse compromisso, é que nem o trabalho, a gente não consegue fazer. Então, sempre determinar dia e horário que vai se exercitar, que aí fica muito mais fácil de cumprir a rotina de treinos”.
O professor indica, para quem busca perder peso, combinar dois tipos de exercícios: queimadores e tensionais. Os queimadores, como explica ele, são exercícios com ênfase mais aeróbico e os tensionais, com ênfase em gerar tensão no músculo. Ele completa relembrando que para não perder a motivação, organização e planejamento andam de mãos dadas.
Cuidados com a alimentação
A nutricionista Joice Oliveira diz que, segundo o Guia Alimentar para a População Brasileira, para mudar os hábitos na alimentação , o ideal é iniciar o processo pelos princípios básicos, como ingerir líquidos adequadamente, introduzir chás no dia a dia, consumir legumes e verduras no almoço e jantar, consumir frutas no lanche da manhã e da tarde, usar pequenas quantidades de óleos, gorduras, sal e açúcar e também limitar o consumo de alimentos processados.
Alimentos que são boas fontes de carboidratos também ajudam nos exercícios e são ótimos para incluir na dieta. Inhame, mandioca, batata, carnes brancas, vermelha e ovos costumam ser populares por quem treina. O ganho de peso saudável também pode acontecer através de alimentos com boa quantidade de gordura insaturada. “De snacks: bebida láctea proteica, biscoito de arroz com geleia de fruta sem açúcar, espetinho de frango (praia), suco de frutas, sanduíche natural”, diz.
“O ideal é respeitar a saciedade, não há obrigatoriedade de comer de 3 em 3 horas. O ideal de consumo de líquidos é de 35ml por cada quilo. Exemplo: pessoa que pesa 60kg = 60 x 0,035 = 2,1 litros de líquidos saudáveis”, conta.
Sobre deixar de comer alimentos durante o processo de mudança para a vida fitness, ela comenta: “A privação não atrapalha se ela for feita com acompanhamento. O nutricionista usa ferramentas para trabalhar o foco do paciente nos alimentos que ele pode consumir e que vai beneficiá-lo, além disso, também é possível encaixar no planejamento alimentar alimentos que não sejam saudáveis para serem consumidos esporadicamente”.
Mulher
Neste domingo, escritora alegretense será entrevistada na TV Cultura
Escritora Eliana Rigol aborda a história oculta das mulheres no Café Filosófico .Programa da TV Cultura vai ao ar no próximo domingo, dia 3, às 19h
A escritora gaúcha Eliana Rigol será a convidada do próximo Café Filosófico, que vai ao ar no domingo, dia 3, às 19h, na TV Cultura. No programa, ela irá abordar o tema da história oculta das mulheres, como parte da série “Novas mulheres, antigos papeis”, gravada em maio, no Instituto CPFL, em Campinas (SP), com curadoria da historiadora e roteirista Luna Lobão.
Para Eliana, que atualmente vive em Barcelona, na Espanha, foi uma honra ter sido convidada a subir no palco de um programa do qual sempre foi fã, mas onde, normalmente, só via homens sendo entrevistados. “Foi uma alegria genuína estar representando tantas e tantas mulheres no Brasil e no mundo que não tiveram momento para fala e escuta nesse mundo desenhado por homens e para homens”, conta.
Nascida em Alegrete, Eliana já morou em São Paulo, Toronto e Lisboa. Advogada de formação e escritora por vocação, ela atua com mentoria de mulheres (Jornada da Heroína) Ela é autora de quatro livros: Moscas no Labirinto (Pergamus, 2015), indicado ao Prêmio AGES, Afeto Revolution, finalista do Prêmio Jabuti, Herstory e Parir é sexual, os três últimos publicados pela editora Zouk, de Porto Alegre.
Mulher
Câncer de Mama: Proposta estabelece prazo para substituir implantes mamários
Com o objetivo de garantir bem-estar e dignidade às pacientes com câncer de mama, o deputado Gustavo Victorino protocolou, na Assembleia Legislativa, Projeto de Lei 350/23 que estabelece prazo para procedimentos cirúrgicos e garante acompanhamento às mulheres em tratamento.
A proposta determina o limite de 30 dias para substituição do implante mamário sempre que ocorrerem complicações inerentes à cirurgia de reconstrução da mama, bem como garante o acompanhamento psicológico e multidisciplinar especializado às pacientes que sofrerem mutilação total ou parcial de mama decorrente do tratamento de câncer.
Conforme o parlamentar, a proposição, que modifica o Estatuto da Pessoa com Câncer no Rio Grande do Sul (Lei nº 15.446/20), é um direito previsto na Lei Federal (no 14.538/2023), garantindo assim, um cuidado integral e humanizado à saúde da mulher: “Física e emocionalmente, o câncer de mama é devastador para a mulher e é nessa hora que o suporte médico e psicológico deve se fazer presente”, pontua o deputado Gustavo Victorino.
Crédito: Paulo Garcia Agência ALRS
Mulher
Bolsonaro sanciona lei de enfrentamento à violência contra às mulheres
Está publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (5), a Lei 14.330/22 que inclui o Plano Nacional de Prevenção e Enfrentamento à Violência contra a Mulher como instrumento de implementação da Política Nacional de Segurança Pública e Defesa Social.
A norma determina a previsão de ações, estratégias e metas específicas sobre esse tipo de violência que devem ser implementadas em conjunto com órgãos e instâncias estaduais, municipais e do Distrito Federal, responsáveis pela rede de prevenção e de atendimento das mulheres em situação de violência.
Depois de passar pela Câmara, o texto foi aprovado pelo Senado em março, como parte da pauta prioritária da campanha 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher.
-
Cidade4 anos atrás
Cavalarianos desfilam pelas ruas do Alegrete em homenagem ao 20 de Setembro
-
Polícia4 anos atrás
Racismo em Alegrete. Idosa é gravada xingando com injúria racial
-
Manchete3 anos atrás
Jovem médica alegretense morre em acidente na 290
-
Polícia6 meses atrás
Acidente fatal faz vítima fatal mulher jovem de 28 anos
-
Esportes2 anos atrás
Pauleira em baile viraliza nas redes sociais
-
Polícia1 ano atrás
Advogada é surpreendida por depoimento de Emerson Leonardi
-
Cidade5 anos atrás
Folia e diversão no enterro dos ossos da descida dos blocos 2020
-
Polícia4 anos atrás
Atualizado. Carro com placas de Alegrete é esmagado por Scânia em Eldorado