Cidade
Diretor do IML rebate versão da Santa Casa sobre troca de mortos
A morte de um paciente e o impedimento para liberar o corpo para ser velado, gerou registro na Delegacia de Polícia e desconfiança de que cadáveres, haviam sido trocados.
O caso, ocorreu na Santa Casa de Caridade de Alegrete. Num primeiro momento, a administradora do hospital, Tailise Lemos, disse que houve um erro formal no IML, onde os corpos estariam guardados.
Surpreso com a manifestação da gestora do hospital, neste sábado, o diretor do IML em Alegrete, Décio Passos Sampaio Peres, a contatou, esclarecendo que os corpos em questão não foram abrigados no IML, e sim, os cadáveres de duas pessoas que haviam sido encontradas mortas.
A administradora do hospital, contatou a reportagem e solicitou que fosse feita a retificação na informação que prestara, anteriormente, dizendo:
Eu havia sido informada que os corpos estariam no IML. Na verdade os cadáveres, estavam no necrotério, portanto, o erro formal no prontuário foi da Santa Casa e não, do Instituto Médico Legal- IML- que não participou desta ocorrência.
ENTENDA O CASO
Conforme o boletim de ocorrência, o paciente morreu de parada cardíaca no dia 28 de junho, mas, ainda aguardava o resultado do teste para Covid-19. O hospital sustenta que o paciente era suspeito de covid-19 e a coleta se deu no dia do óbito.
Como o resultado não havia chegado, a Santa Casa seguiu o protocolo do Ministério da Saúde, negando à família a liberação do corpo, para realização de velório.
Desconte, um familiar registrou na Delegacia de Polícia, um B.O. contra o hospital, pela negativa de liberação do corpo. Até que viesse o resultado do exame, o corpo permaneceu no necrotério, devidamente, cadastrado. Houve um outro óbito na sequência e o corpo também foi enviado para o mesmo local.
O familiar, desta segunda pessoa que foi à óbito, na hora de assinar a retirada do corpo, assinou no lugar daquele que aguardava o resultado do exame para ser liberado, assegura a administradora do hospital, Tailise Lemos.
A partir deste erro formal, no prontuário do hospital, foi levantada a suspeita de que teria havido a troca de cadáveres, o que de fato não se deu. Para que os familiares tivessem a certeza de que o cadáver que aguardava o resultado do exame e permanecia no necrotério, um funcionário foi paramentado e abriu o envelope para que a família se certificasse de que não houve a troca.
O que se deu, foi um erro formal pois, na hora de liberar o outro corpo, o familiar assinou na linha errada, sem a percepção do funcionário do hospital.
Reportagem: Dariano Morais/facerepórter
Cidade
Corsan anuncia ampliação da rede de esgoto em Alegrete
Alegrete receberá novas obras de ampliação da rede de esgoto entre os dias 23 e 27 de fevereiro. A iniciativa faz parte dos investimentos da Corsan para atender às metas do Marco Legal do Saneamento, que prevê a universalização do acesso à água potável e ao tratamento de esgoto até 2033.
As intervenções ocorrerão em dois bairros da cidade. No Capão do Angico, os trabalhos serão realizados na Rua Carvalho, Avenida Espinilho e Avenida Ibicuí. Já no bairro Vera Cruz, as obras acontecem nas ruas Colômbia e Maximino Grilo. As ações incluem a implantação de novas redes coletoras e a recomposição do pavimento.
Durante o período, os locais estarão devidamente sinalizados. Equipes de Responsabilidade Social da Corsan acompanharão os trabalhos para orientar os moradores sobre o funcionamento da rede e os próximos passos após a instalação.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (55) 9676-8548 ou pelos canais oficiais da Companhia: aplicativo Corsan, Agência Virtual (cliente.corsan.com.br), WhatsApp e telefone 0800 646 6444.
Cidade
Corsan realiza obra de emergência no centro de Alegrete
A Corsan realiza uma intervenção emergencial, nesta quinta-feira, 5, para desobstruir a rede de esgoto na rua Barão do Cerro Largo, visando interromper o extravasamento de esgoto presente na via e normalizar o sistema o mais breve possível.
Com o auxílio de um caminhão hidrojato, as equipes buscam remover o material asfáltico que ingressou na tubulação. O trânsito estará bloqueado no trecho entre a Doutor Quintana e a General Sampaio.
A situação foi decorrente de danos causados à estrutura da tubulação durante os serviços de repavimentação executados pela prefeitura, que acabaram obstruindo a rede e cobrindo os acessos ao coletor de esgoto da região.
Ao longo da avenida, o asfalto também foi aplicado sobre outros pontos de visita, cobrindo registros da rede de água que garantem o abastecimento da região central e da Avenida Eurípides Brasil Milano, o que pode acarretar oscilações no abastecimento de água e a necessidade de futuras intervenções operacionais.
Caso a limpeza por hidrojateamento não seja suficiente, a Companhia já programou uma nova intervenção com abertura da via para esta sexta-feira, 6.
Para outras informações, podem ser usados os canais de relacionamento da Corsan com o cliente: app Corsan, site cliente.corsan.com.br, WhatsApp (51) 99704-6644 e ligações gratuitas pelo 0800.646.6444.
Cidade
Verão com “cara” de inverno em Alegrete nesta segunda-feira
Cerração intensa marca o dia após a entrada do verão em Alegrete no RS. A formação desta visão turva e espessa iniciou na madrugada e deu à manhã desta segunda-feira, 22 de dezembro uma “cara” do inverno gaúcho, naqueles dias de combinações climáticas de umidade e frio.
Em pleno verão, a cerração em Alegrete ocorre devido à combinação de alta umidade, noites mais longas e temperaturas amenas que favorecem a condensação do vapor d’água próximo ao solo. Para a virada do ano, a previsão indica calor intenso, com máximas acima de 30 °C, alternando momentos de sol e pancadas rápidas de chuva típicas da estação.
🌫️ Por que a cerração aparece em dezembro?
– Alta umidade relativa do ar: após dias de chuva ou noites com forte saturação de vapor, o ar próximo ao solo fica carregado de umidade.
– Resfriamento noturno: mesmo no verão, a madrugada pode registrar temperaturas mais baixas. Esse resfriamento favorece a condensação e a formação da cerração.
– Topografia da região: Alegrete, na Fronteira Oeste, possui áreas de relevo suave e várzeas que acumulam umidade, intensificando o fenômeno.
– Transição climática: dezembro marca o início do verão astronômico, mas ainda há resquícios de massas de ar frio que interagem com o calor diurno, criando condições típicas de inverno gaúcho.
🌦️ Previsão para a virada do ano em Alegrete
– Dias 29 e 30 de dezembro: tempo firme, com sol predominante e máximas de até 32 °C.
– 31 de dezembro (Réveillon): céu parcialmente ensolarado, calor forte (33 °C) e baixa chance de chuva (23%). A noite deve ser quente e úmida, com poucas nuvens.
– 1º de janeiro: segue o padrão de verão, com 34 °C e possibilidade de pancadas rápidas de chuva à tarde ou à noite.
📌 Em resumo
A cerração que marcou o início da semana é um reflexo da umidade elevada e do resfriamento noturno, mesmo em pleno verão. Já para a virada do ano, os moradores e visitantes da Fronteira Oeste podem esperar um Réveillon quente e abafado, com clima típico da estação: sol forte durante o dia e apenas risco moderado de chuvas rápidas no período noturno.
-
Cidade5 anos atrás
Cavalarianos desfilam pelas ruas do Alegrete em homenagem ao 20 de Setembro
-
Polícia5 anos atrás
Racismo em Alegrete. Idosa é gravada xingando com injúria racial
-
Manchete5 anos atrás
Jovem médica alegretense morre em acidente na 290
-
Cidade6 anos atrás
Folia e diversão no enterro dos ossos da descida dos blocos 2020
-
Polícia2 anos atrás
Acidente fatal faz vítima fatal mulher jovem de 28 anos
-
Polícia3 anos atrás
Advogada é surpreendida por depoimento de Emerson Leonardi
-
Esportes4 anos atrás
Pauleira em baile viraliza nas redes sociais
-
Polícia5 anos atrás
Atualizado. Carro com placas de Alegrete é esmagado por Scânia em Eldorado




