Contato

Tempo

MetSul divulga alerta de temporais no Estado

Uma Frente Quente vai trazer chuva forte e temporais para o Uruguai e parte do Rio Grande do Sul a partir da metade desta semana, alerta a MetSul Meteorologia em publicação na manhã desta terça-feira (22). O sistema frontal deverá ser responsável por causar elevados volumes de precipitação com alta incidência de raios.
 
Com o avanço do ar quente sobre o ar frio, a instabilidade se dará entre o Rio Grande do Sul, o Uruguai e áreas do Centro da Argentina com chuva e tempestades isoladas. Ao sul da frente quente, ar mais frio segue atuando e ao Norte, sobre o Sul do Brasil, o Norte da Argentina e o Paraguai, ingressa ar mais quente.
 
URUGUAI SERÁ O MAIS ATINGIDO PELA FRENTE QUENTE
 
Áreas de instabilidade começam a se formar sobre o Rio Grande do Sul no decorrer desta quarta-feira, especialmente da tarde para a noite. Devem atingir diferentes pontos, sobretudo da Metade Oeste gaúcha. A instabilidade, na sequência, avança do Centro e do Oeste gaúcho para o Sul do Estado e o Uruguai.
 
A parte mais ativa desta frente deve se concentrar sobre o Uruguai, onde a instabilidade será mais forte. No Rio Grande do Sul, pela proximidade geográfica e o posicionamento do sistema, o Sul gaúcho deve sentir os maiores efeitos desta frente quente. A região mais ao Sul, entre Pelotas e o Chuí, deve ter a instabilidade mais forte.
 
VOLUMES DE CHUVA
 
Os maiores volumes de chuva na atuação desta frente quente devem se concentrar justamente sobre as áreas onde se espera o sistema tenha a sua máxima atividade, ou seja, como destacado, o território uruguaio e o Sul gaúcho.
 
Os volumes de chuva em pontos do Uruguai podem ser muito altos, ficando entre 100 mm e 150 mm, o que pode causar alagamentos e crescida de arroios e córregos. Isoladamente, há chance de registros até de 150 mm a 200 mm em pontos do país vizinho. No Extremo Sul gaúcho há potencial para marcas de 50 mm a 100 mm em pontos isolados das áreas do Chuí e de Santa Vitória do Palmar.
 
 
O mapa acima mostra a projeção de chuva do modelo WRF da MetSul até 21h de quinta-feira, disponível ao assinante na seção de mapas, observando-se a tendência de chover mais sobre o Uruguai e o Sul do Rio Grande do Sul.
 
MUITOS RAIOS COM A FRENTE QUENTE
 
Frentes quentes, tradicionalmente, trazem muitos raios. É o que deve se esperar sobre o território uruguaio e áreas do Oeste e do Sul do Rio Grande do Sul. A instabilidade será mais forte da tarde para a noite desta quarta-feira e, principalmente, no decorrer da quinta. Será quanto a corrente de jato em baixos níveis vai se intensificar e se tornar intensa.
Publicidade
Comentários

Tempo

O Ibirapuitã está com 12,78m e parou de subir

Boletim Defesa Civil Alegrete
Data: 03/05/2024
Horário: 18h00
Nível do rio Ibirapuitã: 12,78m (estabilizando)
Cota de inundação: 9,70m
Cota de alerta: 8,50m
Cota de atenção: 7,50m
Total de pessoas atingidas: 439
Total de famílias atingidas: 154
Famílias desabrigadas: 75
Pessoas desabrigadas: 203
Famílias desalojadas: 79
Pessoas desalojadas: 236
Abrigos ativos: Ginásio IEE Oswaldo Aranha, SAAIA, Ginásio EMEB Euripedes Brasil Milano, Quadra da Nós Os Ritmistas, IRMA, Parque Dr Lauro e Igreja Quadrangular
Bairros atingidos: Vila Nova, Santo Antônio, Macedo, São João, Ibirapuitã, Promorar, Canudos, Tancredo Neves, Renascer, Centro e Rui Ramos
Contatos: (55) 3120 1065/ (55) 991589544
Observação: *As mudanças estão sendo auxiliadas pelos servidores da Prefeitura Municipal de Alegrete com o apoio do Exército Brasileiro e voluntários.
Salientamos que esse serviço deve se dar pelo período diurno por questões de segurança. *Os boletins serão emitidos às 08h00 e 18h00.

Continue lendo

Tempo

231 pessoas atingidas pela enchente em oito bairros de Alegrete

Boletim Defesa Civil Alegrete
Data: 02/05/2024
Horário: 08h00
Nível do rio Ibirapuitã: 12,34 (em elevação)
Cota de inundação: 9,70m
Cota de alerta: 8,50m
Cota de atenção: 7,50m
Total de pessoas atingidas: 231
Total de famílias atingidas: 77
Famílias desabrigadas: 35
Pessoas desabrigadas: 101
Famílias desalojadas: 42
Pessoas desalojadas: 130
Abrigos ativos: Ginásio IEE Oswaldo Aranha, SAAIA, Ginásio EMEB Euripedes Brasil Milano e Quadra da Nós Os Ritmistas
Bairros atingidos: Vila Nova, Santo Antônio, Macedo, São João, Ibirapuitã, Promorar, Canudos e Tancredo Neves
Contatos: (55) 3120 1065/ (55) 991589544

Observação: *Acumulado de chuvas nas últimas 24h: 63.4mm 48h: 119.8mm 72h: 191.8mm (fonte CEMADEN). *As mudanças estão sendo auxiliadas pelos servidores da Prefeitura Municipal de Alegrete com o apoio do Exército Brasileiro e voluntários.

Salientamos que esse serviço deve se dar pelo período diurno por questões de segurança. *Os boletins serão emitidos às 08h00 e 18h00.

Continue lendo

Tempo

Mudou o clima em Alegrete no final da manhã

O tempo já começou a mudar no Rio Grande do Sul.  Nuvens escuras cobriram Alegrete no final da manhã.  As imagens de radar meteorológico mostram a chuva avançando pela fronteira com o Uruguai e o Oeste do Rio Grande do Sul enquanto a maior parte do território gaúcho segue com sol, nuvens e temperatura elevada.

A tendência para as próximas horas é a instabilidade se concentrar no Oeste e no Sul gaúcho, avançando até a noite para pontos do Centro do Estado, o que pode fazer Santa Maria ter chuva ainda hoje.

Segundo a MetSul Metereologia, este é o começo de um período de vários dias com abundante nebulosidade, alta umidade, instabilidade e chuva.

A mudança do tempo mais generalizada vai ocorrer amanhã, quando se espera a instabilidade atinja todas as regiões gaúchas, inclusive a de Porto Alegre que tem uma quarta-feira de sol e nuvens com temperatura de 28ºC à tarde.

A sequência de vários dias com instabilidade fará com que a maior parte do estado gaúcho feche maio com precipitações acima da média histórica, considerando o que já choveu neste mês.

 

Nos próximos dias, não vai chover o tempo todo e ocorrerão vários intervalos sem chuva, e alguns até com registro de aberturas e a presença do sol, mas o tempo não firma ao menos até segunda-feira.

A previsão é que chova no Rio Grande do Sul de hoje até segunda-feira.

 

 

Continue lendo

Popular