Contato

Polícia

“‘Pokémon Go’ é máquina de coleta de dados”, alerta especialista

Aplicativo armazena informações “exatas e detalhadas” sobre cada movimento do usuário e pode condicionar o comportamento do consumidor, afirma comissária alemã para privacidade.

Screenshot de tela com um monstro do aplicativo Pokémon Go

A comissária para a privacidade no estado alemão de Schleswig-Holstein, Marit Hansen, lançou um alerta sobre o Pokémon Go. Em entrevista ao jornal alemão Handelsblattpublicada nesta sexta-feira (05/08), Hansen afirmou que o jogo armazena dados “exatos e detalhados” de cada movimento dos usuários pelas ruas.

“É uma máquina gigante de coleta de dados”, disse, acrescentando que o aplicativo de realidade aumentada, além de espionar, também pode condicionar o comportamento do consumidor.

A Niantic, empresa baseada na Califórnia e que ajudou a desenvolver o jogo, não buscou apenas acesso a câmeras e microfones, mas também disponibilizou uma ferramenta de marketing para “deliberadamente orientar” os usuários do jogo aos chamados “Pokestops” em estabelecimentos comerciais, afirmou Hansen.

A especialista em política de privacidade apontou também para a falta de controles legais, repetindo diversas advertências recentes sobre o aplicativo feitas em Nova York, na Austrália e nos Emirados Árabes Unidos.

“Como o jogo utiliza um provedor de fora da Europa, não temos o apoio jurídico para agir”, disse Hansen, referindo-se às disputas entre União Europeia (UE) e os EUA sobre a transferência de dados transatlânticos e a cooperação da Niantic com o Google Maps.

No mês passado, a Federação das Associações Alemãs de Consumidores (VZBV, na sigla em alemão) disse que contestou 15 cláusulas dos termos de uso e privacidade da Niantic, dando à empresa americana até 9 de agosto para responder. Caso a Niantic não se pronuncie, a VZBV advertiu levar o caso a um tribunal.

20160805075650176783e

“Era do controle total”

O editor-adjunto do Handelsblatt, Thomas Tuma, disse em seu editorial desta sexta-feira: “Pokémon Go é o ponto de partida para uma nova era de controle total.” Em apenas três semanas, 75 milhões de pessoas baixaram o aplicativo – “todas sem terem sido forçadas ou mostrado resistência”, disse Tuma.

“Fisgados, porque é inicialmente gratuito, temos de pagar mais do que nunca com os nossos dados”, incluindo nossas listas de amigos, acrescentou Tuma.

O jogo, lançado no Brasil na noite desta quarta-feira, envolve diversos problemas graves, alerta o editor, porque todos os “monstrinhos são os cavalos de Troia com os quais a indústria da internet abre o caminho para nossas cabeças e nossas carteiras”. “Nós, os usuários, estamos sendo explorados”, disse. “Os que estão sendo capturados somos nós mesmos.”

 

Campo fértil para criminosos

1-yBD8tXsMpaQM-d1BXAu-yg

Na segunda-feira, o governador de Nova York, Andrew Cuomo, ordenou que o departamento correcional proibisse que os cerca de três mil criminosos sexuais do estado usassem oPokémon Go.

Uma das ferramentas do jogo, que permite aos usuários colocar iscas para atrair jogadores a locais específicos, possui o potencial de ser usada por “predadores” em busca de crianças, afirmou Cuomo. Em seu site, a Niantic diz que os usuário não podem ter menos de 13 anos de idade para jogar seus jogos.

Nos EUA, a mania Pokémon Go levou pessoas a andar em quintais, calçadas, cemitérios e até mesmo em estacionamentos policiais – sempre em busca dos monstros do famosos desenho animado Pokémon.

Nos Emirados Árabes Unidos, há duas semanas, a autoridade de telecomunicações TRA alertou os usuários para não ativarem as câmeras de seus celulares em casa ou em outras áreas privadas. E na Austrália, a polícia comunicou que um casal foi ameaçado com uma arma num parque ao sul de Sydney.

 

Pedro Mello

Publicidade
Comentários

Polícia

Dupla é presa na Promorar por envolvimento com o tráfico

Nesta quarta-feira (02/04), por volta de 15h e 45min, uma guarnição da Brigada Militar de Alegrete, através da 3ª Companhia do 1º Batalhão de Policiamento de Área de Fronteira, após receberem denúncias de que em uma residência localizada no Bairro Promorar, venderiam substâncias entorpecentes, deste modo foi realizado patrulhamento nas proximidades do endereço, sendo visualizado um indivíduo entregando uma cédula de dinheiro a um segundo indivíduo e recebendo um invólucro plástico.

Ao mesmo tempo, foi realizada abordagem destes indivíduos, sendo um homem de 18 anos e outro de 49 anos, em revista pessoal foi localizado na boca do homem de 49 anos, 01 pedra com semelhança à crack, sendo possível visualizar ele engolir um segundo objeto com as mesmas características.

Com o jovem foi localizado em seu bolso, a quantia de 20 reais em moeda corrente e 6 porções de crack prontas para venda. Dando sequência ao flagrante no interior da residência do jovem foi localizado, 05 porções de crack, juntamente com uma gilete, utilizada para fracionar a substância, além de 20g de erva esverdeada com aparência de maconha e a importância de R$ 396,00 reais em moeda corrente.

Diante ao exposto ambos foram presos em flagrante, conduzidos a UPA para exames de lesões posterior apresentado na delegacia para registro dos fatos, onde a autoridade policial autuou o jovem em Flagrante pelo crime de Tráfico de Entorpecente e para o outro foi confeccionado ocorrência simples por Posse de Entorpecentes.

 

 

Continue lendo

Polícia

Ladrão usa arma de fogo para roubo “lúdico” de páscoa

O clima de páscoa parece ter mexido com o instinto de um larápio. Um homem sagaz atacou um estabelecimento comercial e roubou um ovo. O Ciosp ainda não se manifestou

A Brigada Militar foi acionada via 190 para atendimento de ocorrência de Roubo a uma farmácia. A guarnição fez contato com a vítima que informou ter sido ameaçado com emprego de arma de fogo e conseguiu se refugiar no interior da loja de onde acionou a função pânico do alarme.

Já a vitima da sociedade de consumo se pendurou na janela e conseguiu subtrair R$80,00(oitenta reais) e 01(um) Ovo de Páscoa Alpino e fugiu antes da chegada dos policiais.

De posse das características do suspeito as guarnições procederam buscas, no entanto não foi possível localizá-lo. Confeccionado o Boletim de Ocorrência Policial no local do fato.

Desde ontem à praça Getúlio Vargas está decorada com apelos lúdicos para celebrar à data cristã, com fóco comercial do evento cristão.

*PRISÃO POR PORTE ILEGAL DE ARMA DE FOGO*

Nesta terça-feira (01/04), por volta de 20h e 05min, uma guarnição da Brigada Militar de Alegrete, através da 3ª Companhia do 1º Batalhão de Policiamento de Área de Fronteira, durante patrulhamento ostensivo pela rua Arthur Bento Hormein, suspeitaram da atitude de um indivíduo que desembarcou de um automóvel em frente a uma oficina, o qual ao reconhecer que se tratava de uma viatura policial, tentou entrar rapidamente no local, deixando a porta do veículo aberta.

Ainda em frente a oficina, foi realizada uma tentativa de abordagem ao passo que o indivíduo não atendeu e seguiu em direção ao interior do pátio, reforçando a fundada suspeita, sendo detido logo em seguida e submetido à busca pessoal onde foi localizado no bolso esquerdo da calça que vestia, um revólver cal. 22 marca ROSSI, municiado com sete cartuchos intactos.

O indivíduo foi identificado como um homem de 54 anos, com antecedentes, o qual após ser preso foi cientificado acerca dos seus direitos constitucionais e em seguida encaminhado à UPA para avaliação médica e posterior apresentado na delegacia de polícia onde foi autuado em flagrante por porte ilegal de arma de fogo.

Imagem feita com IA, meramente ilustrativa…

 

 

Continue lendo

Polícia

Draco de Uruguaiana prende homem por tráfico

Na noite desta terça-feira (1°/04), a Polícia Civil, por meio da DRACO de Uruguaiana, coordenada pelo Delegado Nilson de Carvalho, prendeu um homem em flagrante por tráfico de drogas.

Após investigação revelar que um homem estava comercializando drogas em sua residência no bairro Nova Esperança, policiais da DRACO montaram vigilância sobre o local.

Ao presenciarem atividade típica de tráfico de drogas e o suspeito defronte sua residência em atitude suspeita, os policiais realizaram a abordagem do homem. Com ele foi encontrada uma porção de maconha, pesando cerca de 28 gramas e um telefone celular.

Na sequência, os policiais ingressaram na casa do suspeito, onde encontraram escondida no forro da sala uma sacola contendo meio tijolo de maconha, pesando 301 gramas e uma porção da mesma droga pesando 51 gramas.

O homem de 50 anos foi preso em flagrante por tráfico de drogas. Ele não possui antecedentes criminais. Após cumpridas as exigências legais, será encaminhado à Penitenciária Modulada Estadual de Uruguaiana.

Continue lendo

Popular