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Exclusivo. Professor explica a causa do tombamento da ponte de pedra no Tigre

A ponte de pedra do Tigre, o cartão postal símbolo da paisagem interiorana de Alegrete ruiu, tombou e a lembrança agora só em imagens. Diversas teorias ” feicebuquenas” surgiram, como é normal nestes tempos de web dependência.

O EQ deixou baixar à poeira literalmente para buscar informações com quem pesquisa a formação geológica do Pampa.

O professor aposentado, Eliseu Morais, biólogo, com pós-graduação em ecologia, e um insaciável pesquisador sobre a natureza de nossa região. Ele é taxativo: um dia aconteceria. Era inevitável”, disparou.

Segundo Morais tudo teve início à cerca de 60 milhões de anos. “Aqui era o mar de dentro, um espaço que ía de Buenos Aires, passava em cima de quase todo o Uruguai, chegando até o Estado de Goiás”, explica.

Com a acomodação das placas tactônicas a geografia da região foi modificada radicalmente. O mar de dentro sumiu, a região se transformou num gigantesco deserto, que chegava próximo ao que hoje é o Andes, até São Paulo.

“Nada foi feito de uma hora para outra. Mas pesquisas apontam que pelo menos uns 15 episódios geológicos, em milhões de anos, moldaram toda esta vasta região”, assegura Eliseu Morais.

Segundo o professor, “aqui tivemos dunas muito altas. Eram enormes. Por várias vezes a terra abriu e lançou lavas gigantescas com mais de 10 metros de altura, muitas em cima destas dunas”, explica.

Eliseu assegura que a formação dos cerros, das várzeas e rios de toda esta região estão diretamente ligadas à estas mexidas do magma da terra, que eclodiu ao longo destes milhões de anos, quando sequer o homem habitava este território.

“As jazidas de calcário em Lavras do Sul resulta daí. No caso da formação da ponte de arenito que desabou, é que o acúmulo de areia era tão alto que o peso fazia pressão e, em alguns casos petrificava a base”, explica.

Ventos, erosão e outras intempéries foram moldando formações rochosas em várias partes do continente.

“Há cerros com muita areia embaixo e encobertos com solos oriundos das erupções. Nas margens de rios estes minerais estão aflorados”, revela.

Eliseu Morais tem postado no youtube vídeos explicativos sobre a formação geológica do Pampa incluindo até mesmo conteúdo sobre o aquífero Guarani.

O vídeo acima é um dos posts do professor.

 

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Educação

Escola Marquês de Alegrete vence Mostra Científica com projeto sobre energia solar

Alunos dos Anos Iniciais conquistam 1º lugar em Uruguaiana com estudo focado em sustentabilidade

Em 7 de novembro, a Escola Marquês de Alegrete ganhou destaque ao conquistar o 1º lugar na Etapa Regional da Mostra Científica das Escolas Públicas Estaduais, em Uruguaiana. O projeto vencedor, “Conhecendo a Energia Solar: Aprendendo sobre sustentabilidade desde cedo”, foi desenvolvido por alunos dos Anos Iniciais, sob a orientação das professoras Clarisse Nunes e Márcia Valério. Felipe Ribeiro, Diogo Santos e Renata Pereira apresentaram uma maquete e explicaram a importância da energia solar como alternativa sustentável.

O projeto visa ensinar o conceito de energia solar aos alunos, ressaltando sua importância para o uso responsável da energia e a preservação do meio ambiente. As professoras Clarisse Nunes e Márcia Valério destacaram a necessidade de conscientizar as crianças sobre sustentabilidade e o uso consciente dos recursos naturais, considerando o aumento da população e a demanda por esses recursos. A energia solar é apresentada como uma solução vital nesse cenário.

A iniciativa busca preparar as futuras gerações para enfrentar desafios ecológicos, promovendo o conhecimento sobre tecnologias sustentáveis e a conservação ambiental. Aprender sobre energia solar desde cedo é visto como essencial para formar indivíduos conscientes e agentes de mudança para um desenvolvimento equilibrado com a natureza.

O evento, que ocorreu em Uruguaiana, reuniu projetos de várias escolas públicas estaduais da região. O trabalho da Escola Marquês de Alegrete se destacou, mostrando o empenho e a dedicação dos alunos e professores envolvidos.

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Educação

Escola de Alegrete brilha em mostra científica em Uruguaiana

Ecobag, Cubo Mágico e Bombas de Semente destacam-se por suas contribuições à educação e ecologia

Recentemente, Uruguaiana foi palco de uma Mostra Científica, promovida pela 10ª Coordenadoria Regional de Educação. O evento, que reuniu estudantes, professores e membros da comunidade, teve como foco a disseminação de conhecimentos em ciência, tecnologia e sustentabilidade.

Dentre os diversos projetos apresentados pela Escola Dr. Romário Araújo de Oliveira, três se destacaram por suas propostas voltadas à solução de problemas ambientais e sociais: Ecobag, Cubo Mágico e Bombas de Semente.

O projeto Ecobag, intitulado “Mais que uma ideia, uma atitude”, é uma iniciativa das professoras Catiusia Carvalho e Mariana dos Santos, juntamente com os alunos Benjamin Ramos, Isabelli Oliveira e Yasmin Palau. O objetivo é diminuir o uso de sacolas plásticas, incentivando o uso de alternativas ecológicas.

A proposta visa promover um consumo mais consciente e sustentável, reduzindo assim o impacto negativo no meio ambiente.

Por outro lado, o projeto Cubo Mágico, liderado pelo professor Giliardi Dorneles e pelos alunos Victória Alves, Lauane Lee e Manuella Dornelles, utiliza o conhecido quebra-cabeça como uma ferramenta educacional.

O foco é no desenvolvimento cognitivo e motor de crianças e jovens, através da integração de conceitos matemáticos e lógicos, além de estimular habilidades como concentração, raciocínio espacial e resolução de problemas.

Já as Bombas de Semente, sob orientação da professora Luciane Palau e com a colaboração das alunas Fernanda Linck, Manuela Cruz e Nadine Teixeira, propõem uma técnica inovadora para o reflorestamento e recuperação de áreas degradadas.

Compostas por argila, terra e sementes, essas “bombas” permitem um plantio rápido e eficaz, contribuindo significativamente para a revitalização ambiental.

 

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Educação

Alunos promovem conscientização ambiental com jogos recicláveis

Estudantes da EMEB Saint Pastous criam atividades educativas usando materiais reutilizados para ensinar sobre sustentabilidade

Alunos da EMEB Saint Pastous, na Zona Leste, realizaram uma atividade de conscientização sobre reciclagem e cuidado ambiental em 08 de novembro de 2024. Estudantes dos 8º e 9º anos do ensino fundamental desenvolveram jogos educativos com materiais recicláveis para os alunos dos anos iniciais.

A professora de educação física Márcia Viana coordenou o projeto, visando promover aprendizado lúdico e enfatizar a importância da sustentabilidade.

Os jogos, criados a partir de garrafas PET, caixas de papelão e tampas plásticas, incluíram atividades como jogo da memória, pebolim e basquete. Essas atividades não só proporcionaram diversão, mas também educaram sobre práticas sustentáveis.

Márcia Viana destacou a ação como uma oportunidade de aprendizado diferenciado, reforçando a colaboração e os valores de sustentabilidade entre os estudantes de diferentes faixas etárias. “A iniciativa uniu conscientização ambiental e integração entre as turmas”, afirmou.

Através dessa experiência, os alunos mais velhos demonstraram como reutilizar materiais descartáveis em recursos pedagógicos, incentivando reflexões sobre consumo e descarte responsáveis.

O projeto exemplifica a integração da educação ambiental ao currículo escolar de forma interativa, aumentando a conscientização sobre questões ambientais.

 

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