Contato

Educação

Entrega de boinas marca início do curso de sargentos no 6RCB

 

Na manhã do dia 09 de abril de 2021, ocorreu no 6º Regimento de Cavalaria Blindado “Regimento José de Abreu” a solenidade de entrada, pelo Portão das Armas, e entrega da boina azul-ferrete dos novos alunos no Curso de Formação e Graduação de Sargentos (CFGS) 2021/2022.

 

Nesse ano, foram matriculados 101 alunos de diversas partes do País, sendo 01 de Alagoas, 01 de Amazonas, 03 da Bahia, 01 do Ceará, 02 do Distrito Federal, 02 do Espírito Santo, 01 de Goiás, 01 do Mato Grosso do Sul, 08 de Minas Gerais, 01 da Paraíba, 03 do Paraná, 01 de Pernambuco, 02 do Piauí, 04 do Rio Grande do Norte, 37 do Rio Grande do Sul, 26 do Rio de Janeiro, 01 de Rondônia, 01 de Santa Catarina, 04 de São Paulo e 01 de Sergipe.

A cerimônia militar iniciou com a abertura simbólica dos portões do quartel, realizada pelo aluno Tiago Buas Calixto, de 17 anos, o mais jovem da turma, juntamente com o Comandante do 6º RCB e o Adjunto de Comando. Na sequência, foi realizada a entrada dos jovens pelo Portão das Armas, trajando roupas civis, simbolizando o início do Curso de Formação e Graduação de Sargentos.

 

Posteriormente, foi realizada a primeira formatura com os alunos incorporados ao efetivo do 6º RCB, trajando o uniforme camuflado, na qual ocorreu a entrega da Boina Azul Ferrete, símbolo dos Alunos dos Estabelecimentos de Ensino do Exército Brasileiro.

 

A cerimônia militar foi presidida pelo Senhor General de Brigada Jayro Rocha Junior, Comandante da 2ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, acompanhado do Ten Cel Renato Fróes Medina, Comandante do 6º RCB, do Sr Márcio Amaral, Prefeito de Alegrete, dos Comandantes de Organizações Militares de Alegrete, Quaraí e Uruguaiana.

 

A formatura foi realizada sem a presença de público externo e com transmissão ao vivo pelas redes sociais (Facebook e Instagram) da Organização Militar.
Na oportunidade, o Comandante da 2ª Brigada de Cavalaria Mecanizada realizou a entrega da Boina Azul Ferrete ao Aluno Douglas Alves da Rosa, que obteve o 6º lugar na classificação geral, em âmbito nacional, no Concurso de Admissão.

 

Na sequência, os demais alunos receberam a Boina Azul Ferrete dos padrinhos, constituída por militares do Efetivo Profissional do Regimento.
Em suas palavras o Ten Cel Fróes parabenizou os Alunos e familiares pela vitória alcançada e destacou a importância do desenvolvimento dos Valores, da Ética e do Dever Militar na formação dos futuros Sargentos.

 

O General Jayro ao fazer uso da palavra destacou a importância do esforço individual e da meritocracia na carreira militar e desejou sucesso aos instrutores, monitores e alunos durante o prosseguimento do curso.

O primeiro ano de formação no CFGS, realizado no Regimento, abrange a formação individual do combatente militar bem como aprendizado técnico e prático das funções do Sargento. Após o primeiro ano, os alunos podem optar por seguir para a Escola de Sargentos de Logística (EsSLog), no Rio de Janeiro, para o Centro de Instrução de Aviação do Exército (CIAvEx), em Taubaté (SP) ou para a Escola de Sargento das Armas (ESA), em Três Corações (MG), onde irão terminar sua formação obtendo o grau de tecnólogo e serão declarados Sargentos.

Quando formados Sargentos estarão à frente de pequenas frações na tropa, como combatentes do Exército Brasileiro, nas armas Cavalaria, Infantaria, Artilharia, Comunicações e Engenharia.

 

Também atuarão nas áreas de Aviação do Exército, Manutenção Automóvel, Manutenção de Viatura Blindada, Manutenção de Armamento, Mecânico Operador, Intendência, Manutenção de Comunicações, Topografia e Saúde.
Em todas as atividades foram observadas e implementadas as medidas previstas, pelos protocolos das autoridades de saúde, na prevenção e combate à pandemia da COVID19.

 

Publicidade
Comentários

Educação

Escola Marquês de Alegrete vence Mostra Científica com projeto sobre energia solar

Alunos dos Anos Iniciais conquistam 1º lugar em Uruguaiana com estudo focado em sustentabilidade

Em 7 de novembro, a Escola Marquês de Alegrete ganhou destaque ao conquistar o 1º lugar na Etapa Regional da Mostra Científica das Escolas Públicas Estaduais, em Uruguaiana. O projeto vencedor, “Conhecendo a Energia Solar: Aprendendo sobre sustentabilidade desde cedo”, foi desenvolvido por alunos dos Anos Iniciais, sob a orientação das professoras Clarisse Nunes e Márcia Valério. Felipe Ribeiro, Diogo Santos e Renata Pereira apresentaram uma maquete e explicaram a importância da energia solar como alternativa sustentável.

O projeto visa ensinar o conceito de energia solar aos alunos, ressaltando sua importância para o uso responsável da energia e a preservação do meio ambiente. As professoras Clarisse Nunes e Márcia Valério destacaram a necessidade de conscientizar as crianças sobre sustentabilidade e o uso consciente dos recursos naturais, considerando o aumento da população e a demanda por esses recursos. A energia solar é apresentada como uma solução vital nesse cenário.

A iniciativa busca preparar as futuras gerações para enfrentar desafios ecológicos, promovendo o conhecimento sobre tecnologias sustentáveis e a conservação ambiental. Aprender sobre energia solar desde cedo é visto como essencial para formar indivíduos conscientes e agentes de mudança para um desenvolvimento equilibrado com a natureza.

O evento, que ocorreu em Uruguaiana, reuniu projetos de várias escolas públicas estaduais da região. O trabalho da Escola Marquês de Alegrete se destacou, mostrando o empenho e a dedicação dos alunos e professores envolvidos.

Continue lendo

Educação

Escola de Alegrete brilha em mostra científica em Uruguaiana

Ecobag, Cubo Mágico e Bombas de Semente destacam-se por suas contribuições à educação e ecologia

Recentemente, Uruguaiana foi palco de uma Mostra Científica, promovida pela 10ª Coordenadoria Regional de Educação. O evento, que reuniu estudantes, professores e membros da comunidade, teve como foco a disseminação de conhecimentos em ciência, tecnologia e sustentabilidade.

Dentre os diversos projetos apresentados pela Escola Dr. Romário Araújo de Oliveira, três se destacaram por suas propostas voltadas à solução de problemas ambientais e sociais: Ecobag, Cubo Mágico e Bombas de Semente.

O projeto Ecobag, intitulado “Mais que uma ideia, uma atitude”, é uma iniciativa das professoras Catiusia Carvalho e Mariana dos Santos, juntamente com os alunos Benjamin Ramos, Isabelli Oliveira e Yasmin Palau. O objetivo é diminuir o uso de sacolas plásticas, incentivando o uso de alternativas ecológicas.

A proposta visa promover um consumo mais consciente e sustentável, reduzindo assim o impacto negativo no meio ambiente.

Por outro lado, o projeto Cubo Mágico, liderado pelo professor Giliardi Dorneles e pelos alunos Victória Alves, Lauane Lee e Manuella Dornelles, utiliza o conhecido quebra-cabeça como uma ferramenta educacional.

O foco é no desenvolvimento cognitivo e motor de crianças e jovens, através da integração de conceitos matemáticos e lógicos, além de estimular habilidades como concentração, raciocínio espacial e resolução de problemas.

Já as Bombas de Semente, sob orientação da professora Luciane Palau e com a colaboração das alunas Fernanda Linck, Manuela Cruz e Nadine Teixeira, propõem uma técnica inovadora para o reflorestamento e recuperação de áreas degradadas.

Compostas por argila, terra e sementes, essas “bombas” permitem um plantio rápido e eficaz, contribuindo significativamente para a revitalização ambiental.

 

Continue lendo

Educação

Alunos promovem conscientização ambiental com jogos recicláveis

Estudantes da EMEB Saint Pastous criam atividades educativas usando materiais reutilizados para ensinar sobre sustentabilidade

Alunos da EMEB Saint Pastous, na Zona Leste, realizaram uma atividade de conscientização sobre reciclagem e cuidado ambiental em 08 de novembro de 2024. Estudantes dos 8º e 9º anos do ensino fundamental desenvolveram jogos educativos com materiais recicláveis para os alunos dos anos iniciais.

A professora de educação física Márcia Viana coordenou o projeto, visando promover aprendizado lúdico e enfatizar a importância da sustentabilidade.

Os jogos, criados a partir de garrafas PET, caixas de papelão e tampas plásticas, incluíram atividades como jogo da memória, pebolim e basquete. Essas atividades não só proporcionaram diversão, mas também educaram sobre práticas sustentáveis.

Márcia Viana destacou a ação como uma oportunidade de aprendizado diferenciado, reforçando a colaboração e os valores de sustentabilidade entre os estudantes de diferentes faixas etárias. “A iniciativa uniu conscientização ambiental e integração entre as turmas”, afirmou.

Através dessa experiência, os alunos mais velhos demonstraram como reutilizar materiais descartáveis em recursos pedagógicos, incentivando reflexões sobre consumo e descarte responsáveis.

O projeto exemplifica a integração da educação ambiental ao currículo escolar de forma interativa, aumentando a conscientização sobre questões ambientais.

 

Continue lendo

Popular