Contato

Polícia

Deputado sugere estrutura da Copa para enfrentar o vírus chinês

Utilizar os Centros Integrados de Comando e Controle (CICC) criados para a Copa do Mundo de 2014 e unificar os telefones de emergências do RS em um único número são projetos protocolados esta semana pelo deputado Tenente-Coronel Zucco. O parlamentar quer agilizar o atendimento das urgências e utilizar a estrutura do CICC para todo tipo de crise, inclusive sanitária, como ocorre atualmente com a pandemia da Covid-19.
O deputado Zucco lembra que a implantação dos centros integrados foi resultado de um grande investimento do Estado e da União que depois da Copa estão subaproveitados. “Sabemos que o Estado vem aprimorando a integração do sistema. O que pretendemos é que o RS seja o primeiro Estado a otimizar essa estrutura já que o Brasil perdeu a oportunidade de fazer isso na Copa do Mundo”, observou.


Zucco enfatiza que outros países aproveitaram as crises – principalmente a partir dos ataques de 11 de setembro de 2001 – para aperfeiçoar a segurança. ”Pelo nosso projeto as câmeras empregadas no monitoramento eletrônico em todo o Estado pelo sistema SIM, por exemplo, serão empregadas para todas as emergências ou crises”, acrescentou.
Já a unificação do número de emergência representa agilidade e maior rapidez no atendimento em caso de grandes acidentes e catástrofes, como o incêndio da Boate Kiss em Santa Maria em 2013 que causou a morte de 242 frequentadores. Muitas pessoas que souberam do incêndio ligaram para o número 190, da Brigada Militar, ao invés de acessar diretamente os bombeiros, o que teria diminuído o tempo de resposta. “A unificação do número de emergência é uma tendência mundial, adotada nos Estados Unidos e também na União Europeia, resultando em maior rapidez e o salvamento de mais vidas”, explica Zucco.

Continue lendo
Publicidade
Comentários

Polícia

PRF prende homem com carga de agrotóxicos contrabandeados

Na tarde desta sexta-feira (03), a Polícia Rodoviária Federal prendeu um homem transportando agrotóxicos em um Kadett com placas de Itaqui. A ação ocorreu na BR 472 em Uruguaiana.

Os policiais realizavam uma operação de combate aos crimes transfronteiriços quando deram ordem de parada ao veículo. Ao vistoriar o carro, os policiais encontraram a mercadoria, acondicionada nos bancos traseiros e no porta-malas. Foram apreendidos 17 galões, totalizando 160 litros, além de 2 sacos contendo 29 kg de agrotóxicos de origem uruguaia, uma substância proibida no Brasil.

O homem, de 58 anos e natural de Itaqui, com antecedentes criminais, foi preso e encaminhado à Polícia Judiciária local, juntamente com a mercadoria e o carro apreendidos.

Continue lendo

Polícia

Veículo cai de cima de uma ponte e deixa uma vítima fatal

Na manhã desta sexta-feira, (3), por volta das 9h, a Polícia Rodoviária Federal atendeu um grave acidente que envolveu um carro que caiu de uma ponte, ocasionando o óbito de uma passageira e deixou o motorista ferido. O fato ocorreu no Km 152 da BR 293, em Candiota, na ponte sobre o rio Jaguarão.

 

Pelos levantamentos preliminares realizados no local, foi verificado que se tratou de um acidente do tipo saída de pista envolvendo um HB20 com placas de Santa Maria.

A passageira do carro, uma mulher de Santiago, 36 anos, foi a óbito no local do acidente. O motorista, 37 anos, também de Santiago, foi socorrido com lesões leves pelo SAMU para o hospital em Bagé.

O trânsito não foi afetado. Os Bombeiros de Bagé auxiliaram no resgate do motorista. O IGP foi acionado para realizar a perícia no local.

As causas do acidente ainda estão sendo investigadas.

Continue lendo

Polícia

Polícia Civil identifica o corpo encontrado nos Canudos

Sobre o corpo encontrado ontem à noite: a vítima foi identificada pelos familiares como sendo TALISSON DOS SANTOS MOMBAQUE, de 19 anos, morador da cidade.

A causa da morte foi estrangulamento e a vítima possuía sinais de espancamento. A Polícia Civil já trata o caso como homicídio doloso e está investigando a fim de apurar, o quanto antes, a autoria do fato.

A investigação é sigilosa e qualquer informação que contribua pode ser feita no número (55) 984511689 (sigilo garantido).

Continue lendo

Popular