Contato

Educação

Alegretense é selecionada em curso internacional raro e cria vaquinha prá chegar lá

 

Andressa Reis é uma jovem alegretense de 17 anos, que mora em Santo Angelo, sonha alto, pensa no país e estuda intensamente a fim de se tornar uma líder positiva. O pai é Brigadiano e a mãe é cuidadora de idosos.

Na oitava série, ao visitar familiares soube da Escola Militar Tiradentes e focou na aprovação para o seu ingresso nas cobiçadas vagas e obteve terceiro lugar. Vem colecionando medalhas e já comanda a banda do educandário.

Inteligente e obstinada tem uma rotina de gente adulta. Estudo, estudo e ainda ajuda nas tarefas domésticas onde mora com a mãe que se mudou para acompanhar a filha.

Andressa está pré seleciinada para um curso intensivo de formação de futuros líderes para a América Latina e precisa captar recursos. Para tanto criou uma vaquinha virtual.

É ela quem descreve o porquê precisa tanto da ajuda de seus conterrâneos. Leia com atenção a incrível história desta adolescente que é uma inspiração.

“Eu moro com a minha mãe em Santo Ângelo, é uma experiência completamente diferente do que eu imaginaria para o meu ensino médio. Estudo o dia inteiro na escola, as segundas fico até mais tarde pelo ensaio da banda, ao chegar em casa faço as tarefas da casa e vou tomar banho, após isso apenas reviso o conteúdo do dia, faço temas de casa e se sobrar tempo leio um livro. Alguns dias na semana vou correr, às terças tenho natação, mas tudo muda na semana das trimestrais (uma semana com provas das 16 disciplinas) praticamente estudo o dia inteiro.
Alguns pontos positivos é que criamos o hábito de estudar, criamos laços de amizades inesquecíveis, e disciplina…

Na oitava série decidiu seu futuro

“Desde o ensino fundamental eu buscava ter uma boa educação, insistia em estudar em uma das melhores escolas públicas de Alegrete, apesar de ser muito longe de casa. Quando estava no 8º ano em uma viagem para Santo Ângelo para visitar minha avó me interessei no colégio Tiradentes da Brigada Militar e procurei saber mais, além de ser referência de ensino na cidade e no estado me interessei por sua disciplina. Um ano depois me inscrevi para o exame escrito e físico, passei em 3º lugar no ranking de dependentes de polícias. Meus pais sempre me apoiaram, sabiam que era o melhor para mim, então me mudei para Santo Ângelo com minha mãe onde mora a minha família por parte de mãe para estudar.
Desde então me acostumei com uma rotina completamente diferente, estudar o dia inteiro na escola e revisar a noite, fui honrada com uma medalha disciplinar em 2018, uma medalha cultural em 2019 e me tornei comandante da banda marcial do colégio. Não é fácil se acostumar com a disciplina militar e os estudos intensos, mas com o tempo conseguimos”

Qual oportunidade de ouro ela foi selecionada?

“LALA (Latin American Leadership Academy) é um programa imersivo de 7 dias onde 30 jovens lideres em suas comunidades de toda a América latina recebem formação em liderança e impacto social. O LALA visa proporcionar aos alunos habilidades, competências, ferramentas e uma rede de jovens mentores para apoiá-los a solucionar problemas em suas comunidades.
Eu descobri o LALA após participar do EIP em Brasília, alguns jovens comentaram sobre o programa e me incentivaram a aplicar. Na aplicação era necessário escrever algumas redações sobre mim e meus projetos sociais, além de enviar um vídeo de 3 minutos em inglês. Logo depois recebi o convite para a entrevista, fui entrevistada por uma americana chamada Taylor, conversamos sobre diversos assuntos; projetos, LALA, e sobre futuro. Ser você mesmo é muito importante.
Isso é muito importante pra mim, ter a oportunidade de representar a minha comunidade e o meu país no México é algo extraordinário. Desejo mais do que representar o Brasil, mas inspirar outros jovens a fazerem o mesmo.
Muitas portas irão se abrir, principalmente quando se trata de programas e bolsas de estudo. Mas o mais importante vai ser aprender sobre impacto social, liderança, solução de problemas e poder aplicar em minha comunidade, escola e país.
Para continuar essa caminhada vou precisar do apoio e solidariedade dos cidadãos, com a vakinhas, rifas e vendendo doces almejo conseguir o dinheiro necessário para o programa, passagens e passaporte.
Meus familiares e amigos estão me apoiando, ajudando imensamente e celebrando comigo todas as pequenas vitórias desse objetivo.
Meu pai é policial da Brigada Militar, atualmente está trabalhando em Charqueadas e minha mãe é cuidadora de idosos na clínica e casa de repouso Bem Viver em Santo Ângelo.
O que mais me inspira nessa disputa é o sonho de participar de um impacto social positivo no mundo, com a educação e com a geração de jovens que almeja a mudança, tudo é possível.
O mais difícil é tornar a educação como foco principal da mudança, não devemos desistir da educação e dos jovens. Nós jovens não somos o futuro, mas sim o presente e é no presente que mudamos o mundo”.

 

História que inspira e merece nossa ajuda né? Saiba como ajudar…

A ajuda dos internautas é muito importante nessa caminhada, você pode me ajudar de diversas maneiras como:
– Doando qualquer quantia na minha campanha pelo Vakinha: http://vaka.me/750779
– Compartilhando essa mensagem e a Vakinha com seus contatos;
– Depositando diretamente na conta;

CLENIR DOS REIS
Banrisul 041
Agência: 0110
Conta poupança: 3985732901

Qualquer dúvida ou sugestão me contate:
WhatsApp: +5555996843009
Instagram: @andrsreis
E-mail: [email protected]
Ficarei imensamente feliz em te responder!

Publicidade
Comentários

Educação

Meneghetti leva listão de problemas nas escolas da Zona Leste à SECEL

 Reunião entre vereador e secretário destaca planos de melhorias em escolas e áreas de lazer, com foco na qualidade de vida

Na manhã de 28 de fevereiro, o vereador Leandro Meneghetti (PL) e o Secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Rodrigo Guterres, se reuniram para discutir melhorias nas escolas e no esporte.

Meneghetti propôs a doação de ares-condicionados substituídos da Câmara Municipal para escolas necessitadas, beneficiando as Escolas Infantis Guto Pereira e Arnaldo da Costa Paz, Polo João Cadore, e as Emebs Luiza de Freitas Vale Aranha, Saint Pastous e Fernando Ferrari.

Guterres apresentou um plano de manutenção elétrica e hidráulica nas escolas, iniciando pelo Polo do Jacaraí, com uma empresa terceirizada. Também discutiram a revitalização da Praça da Juventude, incluindo melhorias elétricas e pintura, com apoio de grupos locais para atividades de lazer.

A contratação de novos professores foi outro ponto abordado, com 25 já chamados e a previsão de contratar mais 43 professores e 10 cozinheiros.

Guterres expressou a intenção de contratar mais 25 profissionais para preencher lacunas deixadas por contratos emergenciais. A dificuldade em atrair estagiários para as escolas, devido à concorrência com bolsas estaduais, também foi discutida.

Este encontro marca um esforço conjunto do legislativo e executivo municipal para melhorar a educação e o esporte, focando na melhoria das condições das escolas e espaços de lazer.

As ações propostas incluem a manutenção de escolas e da Praça da Juventude, além da contratação de novos profissionais.

 

Continue lendo

Educação

Campanha em Alegrete arrecada livros para escola infantil

Projeto de leitura para crianças até o 5° ano recebe suporte da comunidade através de campanha de arrecadação de livros

Esforços de uma mãe de aluno e integrante do Círculo de Pais e Mestres da Escola João André Figueira, Pólo do Durasnal, tem feito uma grande diferença aos alunos das séries iniciais e aos novos que recém estão chegando neste ano.

 

Alir Almeida Antunes é a mãe que em 2024 se somou ao Projeto Ler é Show, que foi criado há três anos para estimular à leitura naquele educandário. Agora, como integrabte ativa do CPM, dobrou a aposta.

 

Nesta semana veio à cidade e lançou uma campanha para coletar livros infantis para a biblioteca Dionísio Machado da E.M.E.B. João André Figueira.

A iniciativa, que começou com caixas coletoras em vários pontos da cidade, busca enriquecer o acervo da escola e apoiar o “Ler é Show”, um projeto que incentiva a leitura entre crianças da educação infantil ao 5° ano.

 

A campanha já viu resultados positivos, com a escola Divino Coração doando muitos livros. Alir planeja expandir os pontos de coleta, incluindo a Rádio Alegrete. A comunidade local tem participado ativamente, demonstrando solidariedade e apoio ao projeto.

 

Ela colocou caixas também no Sindicato Rural, devidamente identificadas para coletar livros infantis.
Também está articulada com a Livraria Martini, onde os clientes podem comprar livros para apoiar esta iniciativa.

“Só uma professora das séries iniciais têm seus livros particulares. Ela faz o que pode para seus alunos acessarem à leitura. Então, tomei à iniciativa de apoiá-la incrementando o acervo da biblioteca”, enfatizou Alir Almeida Antunes.

O objetivo é ter mais opções de leituras e melhorar a formação e a criar a cultura de leitura entre às crianças. “A gente tem que se superar para garantir que eles tenham êxito na vida”, dispara a mãe.

 

Continue lendo

Educação

Parceria entre Rotary Club e Sindicato Rural financia entrega de kits escolares

Em 18 de fevereiro de 2025, o Rotary Club Alegrete Sul entregou materiais escolares na Escola Municipal Ensino Básico Francisco Mafaldo, no Polo do Caverá.

A ação, que beneficiou alunos selecionados pela escola, foi financiada com fundos da Exposição Feira do Alegrete, em parceria com o Sindicato Rural de Alegrete.

Esta entrega faz parte de uma campanha maior para distribuir kits de material escolar em outras escolas do município.

O Rotary Club, ativo desde 1969, continua seu compromisso com projetos sociais e educacionais, contando com o apoio do Sindicato Rural de Alegrete.

 

Continue lendo

Popular