Contato

Cidade

Inclusão e Gerenciamento de Resíduos foram os temas abordados no segundo dia de programação da Semana do Meio Ambiente

Duas atividades completaram a programação de terça-feira (04), da Semana Municipal do Meio Ambiente. Durante a tarde, na Sala Verde foi realizada a Oficina de Modelos Didáticos e Jogos Adaptados e Inclusivos para professores da rede municipal e professores de ciências. A professora do IFFar, Luciana Fortes, formada em Educação Especial, falou sobre as deficiências e adaptação de conteúdo, logo após abriu espaço para troca de experiências entre os participantes.

Finalizando a oficina, os acadêmicos de Ciências Biológicas do IFFar apresentaram modelos e jogos adaptados para deficiências visual, auditiva e intelectual, elaborados com a orientação da professora Luciana e da professora Fabiana Umetsu, durante o curso.

Para a secretária Gabriella Segabinazi, este tipo de atividade é fundamental, para o desenvolvimento das crianças com deficiências. “É preciso garantir o direito à educação e a inclusão permite o desenvolvimento das capacidades de cada um”.
O prefeito Márcio Amaral parabenizou a equipe pelo trabalho e ressaltou a importância do atendimento especializado para uma melhor qualidade na educação.
Participaram da elaboração da oficina a coordenadora da Sala Verde, bióloga Iraline Brum e os estagiários, Viviane Colim e Yan Eduardo, da Secretaria de Meio Ambiente.

No período da noite, no auditório da UERGS, aconteceu a palestra Plano de Gerenciamento de resíduos, conduzida pela geógrafa Lívia Durgante e pela engenheira florestal Gabriela Urbanetto, do corpo técnico da SEMMAM. Participaram profissionais da área ambiental, empreendedores e estudantes.

DPCom PMA

Publicidade
Comentários

Cidade

Segurança pública de Alegrete une forças contra o câncer de mama e violência

 Palestras e demonstrações de defesa pessoal marcam evento de conscientização com apoio do GABM e autoridades locais

Um evento voltado para a conscientização sobre o câncer de mama e a violência doméstica reuniu mulheres da segurança pública e convidadas no salão social do Corpo de Bombeiros na segunda-feira, 28 de outubro (28.out.2023).

A iniciativa, coordenada pela Capitã Amanda Cavalcanti Mello de Paula do 1º Batalhão de Policiamento de Área de Fronteira (1º BPAF), contou com a participação de figuras importantes como o Capitão Marques, da Patrulha Maria da Penha, e o Capitão Lançanova, comandante de Alegrete. O Grupo de Apoio à Brigada Militar (GABM), liderado por Vanessa Moraes, também apoiou o evento.

A programação incluiu palestras sobre saúde feminina, com ênfase na prevenção e tratamento do câncer de mama. Maria de Fátima Castro Mulazzani, da 10ª Coordenadoria Regional de Saúde, destacou a importância do diagnóstico precoce. “Não é o câncer que mata, e sim o diagnóstico tardio,” afirmou, ressaltando a maior chance de cura quando a doença é identificada cedo.

Além da saúde, o evento abordou a defesa pessoal com uma demonstração pela soldado Borges do Exército Brasileiro. A soldado Elizabeth Yuri Matsuki, instrutora do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), e a nutricionista Camila Nogueira Marques contribuíram com informações sobre saúde, condicionamento físico e cuidado mental.

 

Continue lendo

Cidade

Sem habilitação, motorista faz manobra arriscada, capota e fere crianças

 Motorista sem habilitação tenta economizar combustível com técnica perigosa, resultando em acidente na Avenida Tiaraju. O acidente deixou passageira ferida após tentativa de economia de combustível

 

Um veículo tombou na Avenida Tiaraju, Zona Leste de Alegrete, em 30.out.2024, após uma manobra arriscada do motorista. O incidente ocorreu quando o condutor, sem habilitação, tentou economizar combustível desengatando o veículo e desligando a chave, o que levou ao travamento da direção.

O acidente aconteceu enquanto o motorista, um homem de 57 anos, dirigia em direção ao centro da cidade. O Ford Fiesta subiu na calçada, colidiu contra uma mureta e a tela da Secretaria de Agricultura, resultando em seu tombamento.

Além do motorista, estavam no carro sua filha, que relatou dores no pé e foi encaminhada para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) devido à sua condição de hipertensa, e duas crianças, netas do condutor, que não sofreram ferimentos.

O acidente mobilizou o Corpo de Bombeiros, a Guarda Municipal e a Brigada Militar. A identidade da passageira ferida foi inicialmente confundida, mas confirmada posteriormente como sendo a filha do motorista pela Brigada Militar.

O veículo sofreu danos significativos, e o motorista foi autuado pela Brigada Militar pela falta de habilitação e pela gravidade da situação.

IMPORTANTE SABER…

Este evento destaca os riscos de práticas inadequadas de condução, como desengatar o veículo e desligar a chave em movimento, uma tentativa de economizar combustível que pode ter consequências perigosas.

A falta de habilitação do motorista adiciona preocupação ao incidente, ressaltando a importância de seguir as regulamentações de trânsito e possuir a devida autorização para dirigir.

A educação sobre práticas seguras de condução e a conscientização sobre os perigos de manobras arriscadas são fundamentais para prevenir acidentes e garantir a segurança de todos nas vias.

Continue lendo

Cidade

QUEDA DA MARQUISE. Sobrosa disse que erro foi coletivo e assume sua responsabilidade

Uma marquise caiu de um prédio, no centro de Alegrete, nesta madrugada, por volta da 1h30. O prédio construído pela Construtora Sotrin. Ninguém saiu ferido. O prejuízo é de grande monta. No local, rua Vasco Alves, esquina com a General Sampaio, funcionam várias lojas.

 

https://www.youtube.com/watch?v=jZPWWGyWeqk&t=12s

O engenheiro dono da construtora, Jorge Sobrosa, disse que desde o início da madrugada está no local. Sobrosa afirmou que não houve abalo na estrutura do prédio e nem da garagem. A marquise era fixada no piso da garagem e cedeu. Jorge Sobrosa, avalia que houve erro coletivo e que como engenheiro assumia a responsabilidade sobre a queda.

Ao mesmo tempo agradeceu à Deus em não ter havido nenhuma vítima.
Durante toda a manhã houve trabalho de rescaldo e o trânsito fpi interrompido na quadra onde está edificado o prédio.
O prédio tinha dois conjuntos de marquises. A superior é que tombou. Os operários fizeram escoras para as partes que resistiram nas marquises de baixo, que fixavam às placas das lojas, porque no trabalho de restauro, a marquise ainda suspensa deverá ser arrancada da parede.
Os estabelecimentos comerciais não funcionam nesta segunda-feira. O trabalho de rescaldo vai continuar, tanto pra intervenção de retirada do que não tombou, quanto da marquise fixada na rua General Sampaio, que está parcialmente avariada.

Continue lendo

Popular