Contato

Manchete

Você já ouviu falar nas principais causas do câncer de boca?

Uma doença altamente mutiladora, especialmente porque, quando diagnosticada, já está em estágio avançado, o câncer de boca atingiu, conforme dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), 15 mil brasileiros em 2018, sendo 1.100 no Rio Grande do Sul. Números que poderiam ser bem menores se o problema fosse detectado com antecedência ou, melhor ainda, se hábitos nocivos como beber e fumar dessem lugar a uma alimentação e práticas de vida saudáveis. Ano passado foram registrados, no Estado, 12,45 novos casos para cada 100 mil habitantes do sexo masculino e 2,45 novos casos para cada 100 mil habitantes do sexo feminino.

Para dar visibilidade ao problema e trabalhar a conscientização da população, especialmente do sexo masculino e acima de 40 anos – segmento mais atingido – durante todo o mês de maio foram realizados exames para detecção desta neoplasia maligna. Maio é conhecido como o mês de prevenção ao câncer de boca e seu último dia, 31, é marcado como o Dia Estadual de Combate ao Câncer de Boca e, também, como o Dia Mundial sem Tabaco. É o Maio Vermelho.

Tatiana Lafin, da Coordenação Estadual de Saúde Bucal da Secretaria Estadual da Saúde (SES/RS), informou que, durante o mês, foram feitas campanhas e ações para informar e orientar a população sobre a doença, suas causas e a importância de procurar um cirurgião-dentista para exames preventivos e diagnóstico precoce. A Secretaria, em parceria com outras instituições como o Comitê de Entidades de Classe Odontológica (Ceco) e a Faculdade de Odontologia da UFRGS, apoiou institucionalmente os municípios para que atuassem na campanha do Maio Vermelho.

Ações de conscientização sobre a importância da prevenção são realizadas em unidades básicas de saúde de municípios da Região Metropolitana, como Gravataí e Canoas. Em Porto Alegre, durante todo o dia de quarta-feira, 29, será feito um trabalho de visibilidade do Maio Vermelho no Largo Glênio Peres, centro da capital gaúcha.

Um exemplo desta atividade parceira é a atuação da cirurgiã- dentista Nathália Lopes, que trabalha no Centro de Especialidades Odontológicas de Gravataí. Ela aproveitou o período para falar sobre o tema e conscientizar os usuários. Em suas palestras, destacou os principais fatores de risco: cigarro e fumo em geral (cachimbo, charuto e semelhantes), e as bebidas alcoólicas. Além deles, a exposição ao sol sem proteção também é perigosa. “O melhor combate é a prevenção. É preciso evitar fumar e beber, atitudes que potencializam o adoecimento, e também ter uma alimentação variada”.

O câncer bucal afeta o interior da boca (gengiva, língua, garganta, embaixo e atrás da cavidade) e os lábios. E apresenta sinais, como feridas ou caroços que não cicatrizam em até 15 dias, manchas que surgem na boca, sangramento sem causa conhecida, rouquidão persistente, dor de garganta que não passa. “Quando isto acontece deve-se procurar um profissional”, informa Nathália.

Publicidade
Comentários

Manchete

Condenação para acusado de matar por ciúmes em Alegrete

Rafael Echevarria Borba sentencia Pedro Cesar Fonseca a 23 anos de prisão após homicídio durante transmissão de futebol

Pedro Cesar Fonseca foi condenado a 23 anos e 4 meses de prisão por matar um homem a facadas em Alegrete, no dia 19 de novembro. O crime, ocorrido em 8 de outubro de 2023, foi motivado por ciúmes, segundo o Ministério Público.

A vítima foi atacada numa loja de conveniência durante a transmissão de um jogo de futebol. O juiz Rafael Echevarria Borba determinou o cumprimento imediato da pena e manteve Fonseca em prisão preventiva.

A decisão reflete a gravidade do ato e a importância da justiça em casos de violência.

 

Continue lendo

Manchete

Juíz determina remoção de presos de Alegrete devido à superlotação

O Juiz de Direito Rafael Echevarria Borba, da Vara Adjunta de Execuções Criminais da Comarca de Alegrete, determinou, nesta segunda-feira (18/11), que a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) faça as remoções de presos do Presídio Estadual de Alegrete necessárias para o cumprimento do teto de 110 pessoas recolhidas no local.

Em inspeção judicial, realizada nesta segunda-feira (18/11), foi constatada a presença de 147 presos. Segundo o magistrado, o presídio foi projetado para receber 59 pessoas, com limite de 110, que é o número de camas existentes.  Durante a enchente, devido à situação de calamidade pública, temporariamente, o teto havia sido relativizado para 140 presos.

“No que diz respeito ao Presídio Estadual de Alegrete, a situação estrutural dele é caótica. Não foram reformadas as celas nem foi feita a reforma da parte elétrica. É urgente, nesse passo, a tomada de medidas drásticas para que sejam obedecidas as decisões judiciais.  O calor na fronteira oeste está absurdo, é absolutamente insalubre dentro das celas superlotadas e, não tendo sido reformada a parte elétrica, o risco de incêndio com a utilização de ventiladores é real”, pontua o magistrado.

Continue lendo

Manchete

Alegrete em destaque na final do ENART com o Grupo Ibirapuitã

Através do chamamé, o grupo Ibirapuitã visa celebrar a diversidade e riqueza cultural gaúcha em Santa Cruz do Sul

O Grupo Nativista Ibirapuitã garantiu lugar na final do ENART, marcada para este domingo em Santa Cruz do Sul. Destacaram-se com a história do chamamé, ritmo latino influenciado por imigrações europeias.

A preparação envolveu ensaios rigorosos e coreografias de Rafael Machado e Taiara Carus, visando capturar a essência cultural do chamamé.

O ENART reúne grupos de dança tradicional gaúcha, e o Ibirapuitã busca impressionar jurados e público com sua performance. A final promete ser um momento de celebração da cultura gaúcha, com diversidade e riqueza cultural em destaque.

 

Continue lendo

Facebook

Previsão do tempo

 

 

Popular