Contato

Política

Justiça eleitoral auditou urnas para verificar reclamações

O Cartório da 005a Zona Eleitoral de Alegrete informa que, por determinação do Tribunal Superior Eleitoral, foi feita auditoria das urnas eletrônicas em todo o país em virtude das muitas reclamações ocorridas no 1o Turno das Eleições. Na 005a Zona foram identificados cinco registros de problemas na votação, segundo os reclamantes, nas seções 008, 097,132, 144 e 179. Desses, três registros foram feitos em Cartório no dia eleição. Os outros dois foram identificados nas atas das seções eleitorais, sendo que estes eleitores não puderam ser contatados por não constar número de telefone na ata e nem no cadastro eleitoral.
Foram chamados para a auditoria os reclamantes, o Ministério Público Eleitoral, a OAB Seccional de Alegrete, Polícia Civil, Polícia Federal e partidos políticos.
No dia 18 de outubro, às 13h30min, na presença da reclamante Sabrie Severo Jabbour, da seção 179, do presidente do MDB, Airton Pacheco do Amaral, do advogado do MDB Rui Alexandre Azevedo Medeiros, Carlos Roberto Pereira Martins e da Juíza Eleitoral, Dra. Lilian Paula Franzmann, foram iniciados os procedimentos de auditoria da seção 179, escolhida pela reclamante Sabrie Severo Jabbour.
Foram verificados os lacres da urna eletrônica, conferidos os resumos digitais ou hashes (que servem para verificar a integridade dos arquivos constantes da urna), emitido o Boletim de Urna (igual ao emitido no dia da votação ao final dos trabalhos) e o Registro Digital do Voto (através do qual é possível identificar a destinação dos votos contidos na urna: se nominais, nulos, brancos, votos para legenda ou anulados por suspensão do voto, sem identificação dos eleitores que votaram), e extraídos os logs (que é o registro de cada evento ocorrido na urna, desde o momento em que ela é ligada até o desligamento final, com precisão de segundos).
Ainda, conferidas as assinaturas digitais feitas na Cerimônia de Assinatura Digital e Lacração dos Sistemas no TSE, para a qual são convidados várias instituições, tais como partidos políticos, Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil, Polícia Federal, Supremo Tribunal Federal, Controladoria Geral da União, Congresso Nacional, Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura, Sociedade Brasileira de Computação e Departamentos de TI (Tecnologia da Informação) das Universidades.
Nessa cerimônia, são apresentadas às entidades as versões definitivas dos sistemas da urna e do código-fonte de todos os arquivos que compõem esses sistemas. Para cada arquivo dos sistemas são gerados resumos digitais, para garantir a integridade e imutabilidade, os quais são depois assinados digitalmente pelas entidades que assim o desejarem. Os participantes das auditorias nos cartórios eleitorais podem verificar a autenticidade das assinaturas dos arquivos através de um certificado digital com a chave pública da entidade que participou da cerimônia lá em Brasília. Esses certificados estão em um pendrive chamado AVPART (sigla para auditoria e verificação dos partidos).
Ressalte-se que na cerimônia realizada neste Cartório da 005a ZE, foi utilizado o pendrive da Justiça Eleitoral, tendo em vista que nenhum dos presentes apresentou pendrive próprio. Ao final dos trabalhos, não foi constatada nenhuma irregularidade na urna auditada. Importante informar que qualquer eleitor, de posse de foto ou cópia do Boletim de Urna, pode verificar se o resultado da sua seção confere com o resultado que consta no site do TSE, após o processamento dos votos.
Por fim, cabe acrescentar que grande parte dos problemas identificados pelos eleitores deveu-se a pressa em digitar o número do candidato e apertar o botão confirma, sem antes conferir a foto do candidato. Para o segundo turno, o cartório providenciou cartazes para alertar os leitores em relação ao procedimento correto na hora de votar.

Publicidade
Comentários

Política

Câmara de Alegrete concede título de Cidadã Alegretense à promotora Rochelle Jelinek

Formada em Direito pela Universidade de Passo Fundo, com mestrado e doutorado na área, Rochelle Jelinek é promotora de justiça desde 1999.
 
A Câmara Municipal de Alegrete realizou, na noite de quarta-feira, 9 de abril de 2025, uma sessão solene para conceder o Título de Cidadã Alegretense à promotora de justiça Rochelle Jelinek.
 
A homenagem, proposta pelo vereador João Monteiro por meio do Decreto Legislativo nº 1.177, de 5 de dezembro de 2024, reconhece a dedicação da promotora em serviços prestados à comunidade, especialmente na coordenação da Rede de Proteção à Mulher Vítima de Violência Doméstica no município.
 
Em seu discurso, o vereador João Monteiro destacou a importância do trabalho da promotora. “Ela fez o que ninguém conseguia: foi costureira de uma rede de proteção. Que sua caneta e sua voz continuem dando espaço e voz às mulheres”, afirmou.
 
Natural de Giruá, na região das Missões, Rochelle Jelinek foi celebrada por sua atuação voluntária e incansável na construção de uma rede de apoio às mulheres em situação de vulnerabilidade.
 
Emocionada, Rochelle agradeceu a homenagem e expressou seu carinho por Alegrete. “Sou uma cidadã do mundo, mas agora tenho para onde voltar. Escolhi ficar em Alegrete, onde me sinto pertencente”, declarou, mencionando a acolhida da comunidade e o apoio de amigos, família e colegas.
 
Atuou em comarcas como Camaquã, Alvorada, Tramandaí, Capão da Canoa e, atualmente, em Alegrete, onde ocupa o cargo de Diretora das Promotorias e 1ª Promotora Criminal, com atribuição no Tribunal do Júri. Em Alegrete, ela lidera, de forma voluntária, a Rede de Proteção à Mulher Vítima de Violência Doméstica, contribuindo para o fortalecimento do enfrentamento à violência de gênero.
 
A sessão contou com a presença de diversas autoridades, como o vice-prefeito Luciano Belmonte, o juiz Rafael Echevarria Borba, da Vara Criminal da Comarca de Alegrete, a delegada Fernanda Graebin Medonça, o presidente da Casa Legislativa, vereador Cléo Trindade, além de outros vereadores, secretários municipais e representantes de entidades locais.
 
.Fonte: Assessoria de Imprensa/CMA
Continue lendo

Política

Deputado Afonso Motta cumpre extensa agenda em Alegrete

Parlamentar visita presídio superlotado em Alegrete e anuncia novos veículos para a saúde

Em visita ao Presídio Estadual de Alegrete, o deputado federal constatou a superlotação da unidade, que abriga mais de 500 detentos em um espaço com capacidade para 110.

 

Acompanhado do vereador Éder Fioravante, Afonso Motta conheceu as instalações, acompanhou as reformas em andamento e recebeu um relatório das atividades.

“Reconhecemos o esforço da direção em manter a organização e promover ocupação aos detentos, e seguimos atentos às necessidades para contribuir com esse espaço importante para a cidade”, declarou o parlamentar.

A agenda em Alegrete incluiu também uma reunião com a secretária de Saúde do município, Heili Temp. Na ocasião, foram apresentados programas e projetos em andamento, além de prestação de contas sobre recursos destinados à cidade. Afonso anunciou a aquisição de dois novos veículos para o transporte de pacientes, fruto de recursos de seu mandato.

“Reafirmamos nosso compromisso com a saúde pública e com a melhoria da qualidade de vida da população alegretense”, afirmou.

Durante esta agenda, o deputado federal se reuniu com o oficial Paulo Neto, do Corpo de Bombeiros, que agradeceu os investimentos já recebidos e apresentou novas demandas da instituição.

Continue lendo

Política

Afonso Motta critica adiamento da duplicação da BR-290 e cobra compromisso do Governo Federal

O deputado federal Afonso Motta (PDT-RS) manifestou profunda insatisfação com o anúncio do Governo Federal de adiamento da conclusão da duplicação da BR-290 para 2029, contrariando a promessa inicial de término até 2026.

A mudança no cronograma, anunciada recentemente, foi alvo de duras críticas pelo parlamentar, que destacou a importância estratégica da rodovia para o desenvolvimento econômico e a segurança dos gaúchos.

É inaceitável que o Governo Federal volte atrás em seu compromisso e adie a conclusão da duplicação da BR-290 para 2029. Essa rodovia é essencial para a ligação com o Mercosul, além de garantir mobilidade e segurança à população gaúcha. Os constantes atrasos nas obras prejudicam o escoamento da produção, dificultam o transporte de cargas e comprometem o turismo na região”, afirmou o deputado.

Afonso Motta também criticou o fato de a promessa feita pelo presidente Lula de conclusão até 2026 não ter sido cumprida. “O povo gaúcho não pode aceitar esse descaso. Recentemente, um acidente interditou a BR-290 por mais de 10 horas, mostrando como a situação é insustentável. Estamos cobrando, junto ao ministro dos Transportes, Renan Filho, que o Governo Federal faça todos os esforços para garantir a conclusão das obras no prazo originalmente previsto”, destacou o parlamentar.

Segundo o deputado, o atraso na conclusão das obras impacta diretamente o desenvolvimento econômico e a segurança viária. “A duplicação da BR-290 até Uruguaiana é um compromisso que não pode ser quebrado. O Rio Grande do Sul exige respeito e soluções concretas para essa questão urgente”, finalizou.

_Outras informações:_
Assessoria de Comunicação
Flávia (61) 98165-6566

Continue lendo

Popular