Contato

Polícia

Alegrete é palco de seletivas internacionais de dança

A cidade recebe, neste final de semana, a primeira audição estadual para o South American Program. Os bailarinos selecionados serão contemplados com bolsas de duas semanas de aulas na Miami City Ballet School (MBS) – uma das mais renomadas escolas de ballet dos Estados Unidos.  Em Alegrete, a iniciativa tem como espaço sede a Escola de Dança Ballerina. Ao todo, são esperados cerca de 50 bailarinos de todo o estado.

O programa de bolsas, que existe há 10 anos, já passou por nove estados brasileiros e dois países da América Latina. Esta é a primeira edição no Rio Grande do Sul. Segundo a diretora da Ballerina, Jacqueline Silveira, o evento é a chance para que bailarinos do estado busquem novos espaços de destaque na dança.

Na data, também será ministrada uma Master Class – aula com especialista da área, com a professora da Cia de Ballet do Rio de Janeiro Alice Arja.

Alegrete no cenário internacional do ballet

A oportunidade para sediar o evento surgiu no ano passado, durante o “Encontrão de Dança da Fronteira” – um dos principais eventos na agenda da Ballerina, que reúne dançarinos de toda região. O Encontrão contou com a presença da bailarina e professora do teatro Sodre de Montevidéu, Marlene Lago. Lá, ela convidou três alunas da Ballerina para participarem das seletivas do South American Program. As audições ocorreram na cidade de Florida, no Uruguai. Elisa Diniz, Carolina Freitas e Julia Paim – as três alunas convidadas, foram contempladas com bolsas de estudo no Rio de Janeiro e Miami.  Nesse cenário de destaque, os organizadores do evento internacional focaram na escola alegretense.

A professora Jacqueline comemora a oportunidade e destaca a importância da valorização da arte da dança: “lutamos por apoio e por espaço. Políticas públicas que contemplem os bailarinos do país” declara a profissional que lembra o caminho trilhado, com muitas lutas e desafios, para que a dança conquiste seu merecido espaço.

South American Summer Program – Summer de duas semanas no   MCP School

Audições nos dias 28 e 29 de abril de 2018 na escola de dança Ballerina

Inscrições abertas à todas as escolas de dança do RS

Mais informações:  [email protected]

 

PRIMEIRO ENCONTRINHO DE BALLET INFANTIL

Para aproveitar o momento que reunirá professores e alunos de diversas escolas do estado, a Ballerina promove um encontro de ballet infantil – concomitante ao evento principal. As aulas serão ministradas pela diretora da filial da Ballerina de Porto Alegre, Camila Vincenti, que tem vasta experiência no trabalho com crianças.  A atividade visa focar em metodologias lúdicas para integrar as alunas da Ballerina com outras crianças que acompanharão seus professores durante a audição.

 

BERÇO DE GRANDES TALENTOS

Há 34 anos com atuação na cidade, a Ballerina é responsável pela formação de muitos dançarinos que foram e são destaque pelos palcos do mundo todo. Um dos talentos mais importantes revelados nos últimos tempos é a bailarina Dandara Amorim. Ela já participou de programas pelos EUA e Europa e atualmente compõe o corpo de dança da Companhia Hispânica de Nova Iorque.

A aluna Elisa Diniz, de 14 anos, dança desde os três e pretende seguir carreira como bailarina. Ela é uma das apostas da escola para o futuro. Em julho, Elisa embarca para Miami junto com as colegas para participar do South American Program e, neste final de semana, estará em busca da bolsa para a próxima edição.

Já a jovem Eduarda Carvalho, de 16 anos, participa pela primeira vez de uma audição para companhias do porte da MBS.  A bailarina já conquistou, em outras oportunidades, vagas em cursos de verão do Youth America Gran Prix, concurso internacional de dança. Eduarda, que já é formada em Ballet Clássico há dois anos, destaca o foco como fator primordial para a preparação. Desde o início do ano ela ensaia diariamente para alcançar o êxito.

Também são destaques recentes as bailarinas Julia Paim e Leticia Cirne, que representaram a cidade em um intercâmbio como bolsistas em um festival em Portugal, no início deste ano.

 

Continue lendo
Publicidade
Comentários

Polícia

PRF prende homem com carga de agrotóxicos contrabandeados

Na tarde desta sexta-feira (03), a Polícia Rodoviária Federal prendeu um homem transportando agrotóxicos em um Kadett com placas de Itaqui. A ação ocorreu na BR 472 em Uruguaiana.

Os policiais realizavam uma operação de combate aos crimes transfronteiriços quando deram ordem de parada ao veículo. Ao vistoriar o carro, os policiais encontraram a mercadoria, acondicionada nos bancos traseiros e no porta-malas. Foram apreendidos 17 galões, totalizando 160 litros, além de 2 sacos contendo 29 kg de agrotóxicos de origem uruguaia, uma substância proibida no Brasil.

O homem, de 58 anos e natural de Itaqui, com antecedentes criminais, foi preso e encaminhado à Polícia Judiciária local, juntamente com a mercadoria e o carro apreendidos.

Continue lendo

Polícia

Veículo cai de cima de uma ponte e deixa uma vítima fatal

Na manhã desta sexta-feira, (3), por volta das 9h, a Polícia Rodoviária Federal atendeu um grave acidente que envolveu um carro que caiu de uma ponte, ocasionando o óbito de uma passageira e deixou o motorista ferido. O fato ocorreu no Km 152 da BR 293, em Candiota, na ponte sobre o rio Jaguarão.

 

Pelos levantamentos preliminares realizados no local, foi verificado que se tratou de um acidente do tipo saída de pista envolvendo um HB20 com placas de Santa Maria.

A passageira do carro, uma mulher de Santiago, 36 anos, foi a óbito no local do acidente. O motorista, 37 anos, também de Santiago, foi socorrido com lesões leves pelo SAMU para o hospital em Bagé.

O trânsito não foi afetado. Os Bombeiros de Bagé auxiliaram no resgate do motorista. O IGP foi acionado para realizar a perícia no local.

As causas do acidente ainda estão sendo investigadas.

Continue lendo

Polícia

Polícia Civil identifica o corpo encontrado nos Canudos

Sobre o corpo encontrado ontem à noite: a vítima foi identificada pelos familiares como sendo TALISSON DOS SANTOS MOMBAQUE, de 19 anos, morador da cidade.

A causa da morte foi estrangulamento e a vítima possuía sinais de espancamento. A Polícia Civil já trata o caso como homicídio doloso e está investigando a fim de apurar, o quanto antes, a autoria do fato.

A investigação é sigilosa e qualquer informação que contribua pode ser feita no número (55) 984511689 (sigilo garantido).

Continue lendo

Popular