Contato

Polícia

É seguro beber água da torneira em Alegrete?

Diante da situação atual em Santa Maria, onde até o momento a maior suspeita é de contaminação através da água como possível causa do surto de toxoplasmose confirmado na última quinta-feira (19), surge o questionamento sobre o consumo da água distribuída no município.

A engenheira química da CORSAN, Juliana Gasparotto, assegura que a qualidade da água em Alegrete está devidamente atestada e que ela pode ser consumida sem qualquer receio. O tratamento segue as diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Saúde conforme legislação.  Juliana acredita que a provável causa da presença de protozoários na água em Santa Maria, caso a suspeita venha a se confirmar, seja a falta de cuidado na distribuição após o tratamento, ou seja, nos reservatórios particulares. Segundo Newton Trevisan, superintendente adjunto da CORSAN, diversas análises são feitas diariamente em pontos estratégicos de maior circulação de pessoas, como hospitais, parques e escolas. São 68 pontos monitorados por mês e, na Estação de Tratamento, as análises são feitas de hora em hora. Algumas amostras ainda são enviadas para inspeção de técnicos em Porto Alegre. Além do monitoramento da CORSAN, a Vigilância Sanitária municipal também realiza análises mensais em diferentes pontos.

A recomendação da Vigilância Epidemiológica Estadual da Secretaria Estadual da Saúde, para a cidade de Santa Maria, é de ferver pelo menos 10 minutos a água antes de consumi-la, por precaução. Em Alegrete, a engenheira química frisa que não há necessidade dessa medida ser tomada, uma vez que a ação eliminaria o cloro residual presente nela.  “Se a água fervida ficar parada de um dia para o outro, por exemplo, podem se desenvolver microrganismos, pois não haverá o cloro residual que atua justamente para eliminar os mesmos”, lembra.

Quanto ao surto em Santa Maria, não existe a preocupação de que possa se espalhar para outras cidades, porque o protozoário não é eliminado pelos humanos. Os hospedeiros definitivos são os felinos infectados pelo toxoplasma. É neles que os protozoários se reproduzem e são disseminados através das fezes.

 

 

Continue lendo
Publicidade
Comentários

Polícia

PRF prende homem com carga de agrotóxicos contrabandeados

Na tarde desta sexta-feira (03), a Polícia Rodoviária Federal prendeu um homem transportando agrotóxicos em um Kadett com placas de Itaqui. A ação ocorreu na BR 472 em Uruguaiana.

Os policiais realizavam uma operação de combate aos crimes transfronteiriços quando deram ordem de parada ao veículo. Ao vistoriar o carro, os policiais encontraram a mercadoria, acondicionada nos bancos traseiros e no porta-malas. Foram apreendidos 17 galões, totalizando 160 litros, além de 2 sacos contendo 29 kg de agrotóxicos de origem uruguaia, uma substância proibida no Brasil.

O homem, de 58 anos e natural de Itaqui, com antecedentes criminais, foi preso e encaminhado à Polícia Judiciária local, juntamente com a mercadoria e o carro apreendidos.

Continue lendo

Polícia

Veículo cai de cima de uma ponte e deixa uma vítima fatal

Na manhã desta sexta-feira, (3), por volta das 9h, a Polícia Rodoviária Federal atendeu um grave acidente que envolveu um carro que caiu de uma ponte, ocasionando o óbito de uma passageira e deixou o motorista ferido. O fato ocorreu no Km 152 da BR 293, em Candiota, na ponte sobre o rio Jaguarão.

 

Pelos levantamentos preliminares realizados no local, foi verificado que se tratou de um acidente do tipo saída de pista envolvendo um HB20 com placas de Santa Maria.

A passageira do carro, uma mulher de Santiago, 36 anos, foi a óbito no local do acidente. O motorista, 37 anos, também de Santiago, foi socorrido com lesões leves pelo SAMU para o hospital em Bagé.

O trânsito não foi afetado. Os Bombeiros de Bagé auxiliaram no resgate do motorista. O IGP foi acionado para realizar a perícia no local.

As causas do acidente ainda estão sendo investigadas.

Continue lendo

Polícia

Polícia Civil identifica o corpo encontrado nos Canudos

Sobre o corpo encontrado ontem à noite: a vítima foi identificada pelos familiares como sendo TALISSON DOS SANTOS MOMBAQUE, de 19 anos, morador da cidade.

A causa da morte foi estrangulamento e a vítima possuía sinais de espancamento. A Polícia Civil já trata o caso como homicídio doloso e está investigando a fim de apurar, o quanto antes, a autoria do fato.

A investigação é sigilosa e qualquer informação que contribua pode ser feita no número (55) 984511689 (sigilo garantido).

Continue lendo

Popular