Contato

Polícia

É seguro beber água da torneira em Alegrete?

Diante da situação atual em Santa Maria, onde até o momento a maior suspeita é de contaminação através da água como possível causa do surto de toxoplasmose confirmado na última quinta-feira (19), surge o questionamento sobre o consumo da água distribuída no município.

A engenheira química da CORSAN, Juliana Gasparotto, assegura que a qualidade da água em Alegrete está devidamente atestada e que ela pode ser consumida sem qualquer receio. O tratamento segue as diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Saúde conforme legislação.  Juliana acredita que a provável causa da presença de protozoários na água em Santa Maria, caso a suspeita venha a se confirmar, seja a falta de cuidado na distribuição após o tratamento, ou seja, nos reservatórios particulares. Segundo Newton Trevisan, superintendente adjunto da CORSAN, diversas análises são feitas diariamente em pontos estratégicos de maior circulação de pessoas, como hospitais, parques e escolas. São 68 pontos monitorados por mês e, na Estação de Tratamento, as análises são feitas de hora em hora. Algumas amostras ainda são enviadas para inspeção de técnicos em Porto Alegre. Além do monitoramento da CORSAN, a Vigilância Sanitária municipal também realiza análises mensais em diferentes pontos.

A recomendação da Vigilância Epidemiológica Estadual da Secretaria Estadual da Saúde, para a cidade de Santa Maria, é de ferver pelo menos 10 minutos a água antes de consumi-la, por precaução. Em Alegrete, a engenheira química frisa que não há necessidade dessa medida ser tomada, uma vez que a ação eliminaria o cloro residual presente nela.  “Se a água fervida ficar parada de um dia para o outro, por exemplo, podem se desenvolver microrganismos, pois não haverá o cloro residual que atua justamente para eliminar os mesmos”, lembra.

Quanto ao surto em Santa Maria, não existe a preocupação de que possa se espalhar para outras cidades, porque o protozoário não é eliminado pelos humanos. Os hospedeiros definitivos são os felinos infectados pelo toxoplasma. É neles que os protozoários se reproduzem e são disseminados através das fezes.

 

 

Publicidade
Comentários

Polícia

Homem é entubado após ser agredido de facão por um vizinho

A briga aconteceu na invasão próxima ao bairro Maria do Carmo. Os dois discutiram e estavam armados.A BM atendeu o B.O

A briga entre dois vizinhos culminou com os dois feridos, mas um deles em estado grave, já estando entubado na Santa Casa de Caridade.

 

A dupla mora na invasão ao lado do bairro Nossa Senhora do Carmo, na zona sul de Alegrete.

Os dois estavam bebendo na rua quando houve um desentendimento. Como estavam portando arma branca, acabaram desferindo golpes de adaga e faca.

Um deles já tinha passagem pela Polícia e ficou com ferimentos mais leves.

O outro, o que foi entubado, é trabalhador rural e ficou com cortes severos na cabeça.

Continue lendo

Polícia

Motorista alcoolizado invade pista a causa morte de policial rodoviário

Por volta das 16h30 desta sexta-feira (22), no Km 136 da BR-293, em Candiota, ocorreu um acidente envolvendo uma carreta, um caminhão e uma viatura da PRF.

Conforme levantamento preliminar, a carreta, que transitava no sentido Pelotas – Bagé, invadiu a pista contrária e colidiu frontalmente com a viatura Ranger da PRF e com um caminhão, que deslocavam no sentido Bagé – Pelotas. O motorista da carreta (52 anos e natural de São Borja) fez o teste do bafômetro que constatou que ele dirigia embriagado (0,49 mg/L). Ele recebeu voz de prisão e será encaminhado para a delegacia assim que for liberado do hospital.

O PRF que estava dirigindo a viatura (56 anos e natural de Dom Pedrito) morreu no local. O policial que estava na carona ficou ferido, mas não corre risco de morte.

O motorista do caminhão teve lesões e foi encaminhado para o hospital, o passageiro morreu no local. Ambos ainda não tiveram a identidade confirmada.

O trânsito no local se encontra em meia pista para a realização das perícias, com possibilidade de bloqueios totais ao longo da noite e madrugada.

 

Continue lendo

Polícia

Homem é preso por receptação de celular furtado

A Polícia Civil, na manhã do dia 21/11 (quinta-feira), por meio dos policiais civis da Delegacia de Polícia de Alegrete, coordenados pela delegada Fernanda Mendonça, prendeu em flagrante um indivíduo de 48 anos pelo crime de receptação no bairro Assunção, em Alegrete.

O inquérito policial iniciou a partir de um registro de um furto de aparelho celular, comunicado pela vítima e ocorrido em junho deste ano. A investigação apontou que o celular estava sendo utilizado por e na posse do preso, o qual já é conhecido no meio policial por práticas delituosas, destacando-se os crimes de furto qualificado e receptação, além de outros crimes.

Ao se dirigirem ao local onde o indivíduo se encontrava e onde trabalhava, em contato com o suspeito confirmou-se que este ocultava consigo o aparelho celular da vítima e, diante disso, ele foi autuado em flagrante pelo crime de receptação. O objeto foi apreendido e já restituído à vítima. O preso pagou a fiança arbitrada pela autoridade policial e foi liberado após interrogatório.

DENÚNCIAS À POLÍCIA CIVIL EM ALEGRETE (garantido o sigilo):
(55) 34270300 (plantão)
(55) 984511689 (WhatsApp)

Continue lendo

Popular