Contato

Polícia

CEPAL: Quando a leitura é só o primeiro passo

Viajar, refletir, aprender e se distrair. Estes são alguns dos benefícios da leitura. Em Alegrete, é possível viajar no tempo não apenas por meio dos livros, mas por meio de um aconchegante lugar que nos faz ir além das fronteiras do pensamento: o CEPAL (Centro de Pesquisa e Documentação de Alegrete). O sonho, que começou em 1988 com Danilo Nelson Assumpção dos Santos, hoje é preservado pelo irmão, Nelson, e conta com o apoio e doações da comunidade. O aprendizado se dá não só pelo contato com os livros, mas também com documentos, imagens e artefatos. Lá, é possível ir além da leitura, é possível conhecer a origem da história do povo alegretense.

O antigo depósito da Viação Férrea, outra parte importante da história da cidade, atua como abrigo de um dos maiores acervos da cidade desde 2001. Ao entrar no local, a sensação de um ambiente familiar aliada a um espaço repleto de conhecimento é instantânea. “Acumulamos materiais de várias características e que fazem parte da formação da cidade. Buscar a historicidade nos leva a pensar no ser humano”, destaca o presidente do CEPAL, Nelson Assumpção dos Santos.

Para ele, a importância da manutenção da mostra não está somente nos registros, mas em todo o conjunto de informações que compõem um recorte do trajeto percorrido para a formação da cidade que temos hoje. “Se olhássemos um pouco do que foi feito lá atrás, muita coisa seria poderia ser diferente hoje”, desabafa o curador, de 66 anos, que dedica a rotina às atividades voltadas para o museu.

Um catálogo inusitado de artigos pode ser encontrado no grande salão: certidões de 1822, fichas de votação da década de 60, fósseis, pedras, animais empalhados e muito mais são expostos no local. O que não está diante dos olhos está catalogado e arquivado. Só em livros, somam-se mais de 12 mil exemplares. O espaço abrange áreas como antropologia, arqueologia, paleontologia, gemologia e taxidermia.

Desde a criação, mais de 70 mil pessoas já visitaram o CEPAL. Motivo de orgulho para o presidente que diz ser o “guardião” do sonho do irmão. “O Danilo era responsável pela parte intelectual e eu pela parte física. Minha casa é aqui”, conta.

As visitas de escolas são seguidas de uma palestra, nela Santos conta a história sobre a formação da cidade. Atualmente, o espaço é mantido pelo curador – que cultiva e preserva o trabalho desenvolvido pelo irmão – falecido em 2016, e conta com o apoio da esposa. Além disso, o CEPAL conta com uma diretoria de 11 membros e doações. Ao tocar nesse assunto, o presidente faz questão de ressaltar que todo auxílio de voluntários é sempre bem-vindo. “Não temos dinheiro, mas a gratificação que o trabalho proporciona não há o que pague”, revela.

Além do teor educativo, o CEPAL também atua com grupos de auxílio à comunidade em geral. Entre em contato com a instituição e saiba mais.

Confira. na íntegra, a conversa com Santos:

*Ao final do vídeo, um problema de interferência não possibilitou a transmissão das últimas palavras que são “dentro da metodologia que nós nos habilitamos a oferecer”.

Além do teor educativo, o CEPAL também atua com grupos de auxílio à comunidade em geral. Entre em contato com a instituição e saiba mais.

Ficha técnica

Expediente: de segunda a sexta das 09h ao meio-dia e das 14h às 18h.

Telefone: (55)3422.4585

Endereço: Largo da Viação Férrea

Tour virtual:

 

Continue lendo
Publicidade
Comentários

Polícia

PRF prende homem com carga de agrotóxicos contrabandeados

Na tarde desta sexta-feira (03), a Polícia Rodoviária Federal prendeu um homem transportando agrotóxicos em um Kadett com placas de Itaqui. A ação ocorreu na BR 472 em Uruguaiana.

Os policiais realizavam uma operação de combate aos crimes transfronteiriços quando deram ordem de parada ao veículo. Ao vistoriar o carro, os policiais encontraram a mercadoria, acondicionada nos bancos traseiros e no porta-malas. Foram apreendidos 17 galões, totalizando 160 litros, além de 2 sacos contendo 29 kg de agrotóxicos de origem uruguaia, uma substância proibida no Brasil.

O homem, de 58 anos e natural de Itaqui, com antecedentes criminais, foi preso e encaminhado à Polícia Judiciária local, juntamente com a mercadoria e o carro apreendidos.

Continue lendo

Polícia

Veículo cai de cima de uma ponte e deixa uma vítima fatal

Na manhã desta sexta-feira, (3), por volta das 9h, a Polícia Rodoviária Federal atendeu um grave acidente que envolveu um carro que caiu de uma ponte, ocasionando o óbito de uma passageira e deixou o motorista ferido. O fato ocorreu no Km 152 da BR 293, em Candiota, na ponte sobre o rio Jaguarão.

 

Pelos levantamentos preliminares realizados no local, foi verificado que se tratou de um acidente do tipo saída de pista envolvendo um HB20 com placas de Santa Maria.

A passageira do carro, uma mulher de Santiago, 36 anos, foi a óbito no local do acidente. O motorista, 37 anos, também de Santiago, foi socorrido com lesões leves pelo SAMU para o hospital em Bagé.

O trânsito não foi afetado. Os Bombeiros de Bagé auxiliaram no resgate do motorista. O IGP foi acionado para realizar a perícia no local.

As causas do acidente ainda estão sendo investigadas.

Continue lendo

Polícia

Polícia Civil identifica o corpo encontrado nos Canudos

Sobre o corpo encontrado ontem à noite: a vítima foi identificada pelos familiares como sendo TALISSON DOS SANTOS MOMBAQUE, de 19 anos, morador da cidade.

A causa da morte foi estrangulamento e a vítima possuía sinais de espancamento. A Polícia Civil já trata o caso como homicídio doloso e está investigando a fim de apurar, o quanto antes, a autoria do fato.

A investigação é sigilosa e qualquer informação que contribua pode ser feita no número (55) 984511689 (sigilo garantido).

Continue lendo

Popular