Polícia
CEPAL: Quando a leitura é só o primeiro passo
Viajar, refletir, aprender e se distrair. Estes são alguns dos benefícios da leitura. Em Alegrete, é possível viajar no tempo não apenas por meio dos livros, mas por meio de um aconchegante lugar que nos faz ir além das fronteiras do pensamento: o CEPAL (Centro de Pesquisa e Documentação de Alegrete). O sonho, que começou em 1988 com Danilo Nelson Assumpção dos Santos, hoje é preservado pelo irmão, Nelson, e conta com o apoio e doações da comunidade. O aprendizado se dá não só pelo contato com os livros, mas também com documentos, imagens e artefatos. Lá, é possível ir além da leitura, é possível conhecer a origem da história do povo alegretense.
O antigo depósito da Viação Férrea, outra parte importante da história da cidade, atua como abrigo de um dos maiores acervos da cidade desde 2001. Ao entrar no local, a sensação de um ambiente familiar aliada a um espaço repleto de conhecimento é instantânea. “Acumulamos materiais de várias características e que fazem parte da formação da cidade. Buscar a historicidade nos leva a pensar no ser humano”, destaca o presidente do CEPAL, Nelson Assumpção dos Santos.
Para ele, a importância da manutenção da mostra não está somente nos registros, mas em todo o conjunto de informações que compõem um recorte do trajeto percorrido para a formação da cidade que temos hoje. “Se olhássemos um pouco do que foi feito lá atrás, muita coisa seria poderia ser diferente hoje”, desabafa o curador, de 66 anos, que dedica a rotina às atividades voltadas para o museu.
Um catálogo inusitado de artigos pode ser encontrado no grande salão: certidões de 1822, fichas de votação da década de 60, fósseis, pedras, animais empalhados e muito mais são expostos no local. O que não está diante dos olhos está catalogado e arquivado. Só em livros, somam-se mais de 12 mil exemplares. O espaço abrange áreas como antropologia, arqueologia, paleontologia, gemologia e taxidermia.
Desde a criação, mais de 70 mil pessoas já visitaram o CEPAL. Motivo de orgulho para o presidente que diz ser o “guardião” do sonho do irmão. “O Danilo era responsável pela parte intelectual e eu pela parte física. Minha casa é aqui”, conta.
As visitas de escolas são seguidas de uma palestra, nela Santos conta a história sobre a formação da cidade. Atualmente, o espaço é mantido pelo curador – que cultiva e preserva o trabalho desenvolvido pelo irmão – falecido em 2016, e conta com o apoio da esposa. Além disso, o CEPAL conta com uma diretoria de 11 membros e doações. Ao tocar nesse assunto, o presidente faz questão de ressaltar que todo auxílio de voluntários é sempre bem-vindo. “Não temos dinheiro, mas a gratificação que o trabalho proporciona não há o que pague”, revela.
Além do teor educativo, o CEPAL também atua com grupos de auxílio à comunidade em geral. Entre em contato com a instituição e saiba mais.
Confira. na íntegra, a conversa com Santos:
*Ao final do vídeo, um problema de interferência não possibilitou a transmissão das últimas palavras que são “dentro da metodologia que nós nos habilitamos a oferecer”.
Além do teor educativo, o CEPAL também atua com grupos de auxílio à comunidade em geral. Entre em contato com a instituição e saiba mais.
Ficha técnica
Expediente: de segunda a sexta das 09h ao meio-dia e das 14h às 18h.
Telefone: (55)3422.4585
Endereço: Largo da Viação Férrea
Tour virtual:
Polícia
Homem é entubado após ser agredido de facão por um vizinho
A briga aconteceu na invasão próxima ao bairro Maria do Carmo. Os dois discutiram e estavam armados.A BM atendeu o B.O
A briga entre dois vizinhos culminou com os dois feridos, mas um deles em estado grave, já estando entubado na Santa Casa de Caridade.
A dupla mora na invasão ao lado do bairro Nossa Senhora do Carmo, na zona sul de Alegrete.
Os dois estavam bebendo na rua quando houve um desentendimento. Como estavam portando arma branca, acabaram desferindo golpes de adaga e faca.
Um deles já tinha passagem pela Polícia e ficou com ferimentos mais leves.
O outro, o que foi entubado, é trabalhador rural e ficou com cortes severos na cabeça.
Polícia
Motorista alcoolizado invade pista a causa morte de policial rodoviário
Por volta das 16h30 desta sexta-feira (22), no Km 136 da BR-293, em Candiota, ocorreu um acidente envolvendo uma carreta, um caminhão e uma viatura da PRF.
Conforme levantamento preliminar, a carreta, que transitava no sentido Pelotas – Bagé, invadiu a pista contrária e colidiu frontalmente com a viatura Ranger da PRF e com um caminhão, que deslocavam no sentido Bagé – Pelotas. O motorista da carreta (52 anos e natural de São Borja) fez o teste do bafômetro que constatou que ele dirigia embriagado (0,49 mg/L). Ele recebeu voz de prisão e será encaminhado para a delegacia assim que for liberado do hospital.
O PRF que estava dirigindo a viatura (56 anos e natural de Dom Pedrito) morreu no local. O policial que estava na carona ficou ferido, mas não corre risco de morte.
O motorista do caminhão teve lesões e foi encaminhado para o hospital, o passageiro morreu no local. Ambos ainda não tiveram a identidade confirmada.
O trânsito no local se encontra em meia pista para a realização das perícias, com possibilidade de bloqueios totais ao longo da noite e madrugada.
Polícia
Homem é preso por receptação de celular furtado
A Polícia Civil, na manhã do dia 21/11 (quinta-feira), por meio dos policiais civis da Delegacia de Polícia de Alegrete, coordenados pela delegada Fernanda Mendonça, prendeu em flagrante um indivíduo de 48 anos pelo crime de receptação no bairro Assunção, em Alegrete.
O inquérito policial iniciou a partir de um registro de um furto de aparelho celular, comunicado pela vítima e ocorrido em junho deste ano. A investigação apontou que o celular estava sendo utilizado por e na posse do preso, o qual já é conhecido no meio policial por práticas delituosas, destacando-se os crimes de furto qualificado e receptação, além de outros crimes.
Ao se dirigirem ao local onde o indivíduo se encontrava e onde trabalhava, em contato com o suspeito confirmou-se que este ocultava consigo o aparelho celular da vítima e, diante disso, ele foi autuado em flagrante pelo crime de receptação. O objeto foi apreendido e já restituído à vítima. O preso pagou a fiança arbitrada pela autoridade policial e foi liberado após interrogatório.
DENÚNCIAS À POLÍCIA CIVIL EM ALEGRETE (garantido o sigilo):
(55) 34270300 (plantão)
(55) 984511689 (WhatsApp)
-
Cidade4 anos atrás
Cavalarianos desfilam pelas ruas do Alegrete em homenagem ao 20 de Setembro
-
Polícia4 anos atrás
Racismo em Alegrete. Idosa é gravada xingando com injúria racial
-
Manchete3 anos atrás
Jovem médica alegretense morre em acidente na 290
-
Polícia6 meses atrás
Acidente fatal faz vítima fatal mulher jovem de 28 anos
-
Esportes2 anos atrás
Pauleira em baile viraliza nas redes sociais
-
Polícia1 ano atrás
Advogada é surpreendida por depoimento de Emerson Leonardi
-
Cidade5 anos atrás
Folia e diversão no enterro dos ossos da descida dos blocos 2020
-
Polícia4 anos atrás
Atualizado. Carro com placas de Alegrete é esmagado por Scânia em Eldorado