Contato

Cidade

Demolição de ponte da Restinga mostra que alguém “dormiu nas palhas”

 

Simplesmente a cidade não foi comunicada na véspera. Houve reclamação de populares

A Revitalização do Arroio Regalado protagoniza nova etapa polêmica. Na manhã desta terça-feira (17), a ponte que liga o bairro Restinga ao bairro Boa Vista foi demolida. Porém, a comunidade local alega que não houve aviso prévio e que só teve conhecimento quando viu o maquinário no local. O tráfego em uma das vias arteriais da cidade está interrompido e tanto comunidade quanto opinião pública não foram comunicadas, antecipadamente, sobre a data de execução do cronograma.

Segundo fontes do Executivo Municipal, o problema se resume a falhas internas de comunicação.

Sim, a derrubada da ponte estava prevista no projeto da obra. Contudo, os moradores locais, meios de comunicação e meios de transporte públicos não tinham conhecimento prévio do dia e nem quais os acessos secundários deveriam ser realizados.

Em contato com a prefeita Cleni Paz, ela afirma que todas as pastas envolvidas (Secretaria de Planejamento, Segurança, Infraestrutura) tinham conhecimento da data. “Faz mais de 15 dias que estava marcado para essa semana. Se teve falha foi dos fiscais”, enfatiza a chefe do Executivo.  Cleni aproveitou para destacar que “o andamento do projeto estava parado há mais de um ano em função de irregularidades”.

Data prevista foi alterada mais de uma vez, afirma Cleni

Segundo a prefeita, a demolição estava prevista, inicialmente, para ser feita em 09 de abril. A data foi transferida para o dia 18, e, ainda assim, concretizada antes – dia 17. Em nenhuma das ocasiões a opinião pública e população foram comunicados.

O secretário de Planejamento, Luciano Salbego, corrobora com a versão da prefeita e destaca que “o andamento do projeto vem há tempos”. Ele, sem trabalhar desde sábado, devido a uma virose inclusive, alega que pediu que a imprensa fosse comunicada. “Eu pedi que os fiscais fizessem um comunicado com antecedência”. Contudo, ele destaca que foi informado da data exata somente na manhã da derrubada da ponte.

O responsável pela pasta de Segurança, Luciano Pereira, também diz que ficou sabendo da execução da etapa da obra por volta das 07h20min de terça. “Fiquei sabendo de manhã cedo pela Guarda Municipal”, salienta. Após ser comunicado, ele concedeu entrevista em uma das rádios locais, ainda pela manhã, para orientar a população.

Sinalização de acesso só no dia seguinte

Ainda de acordo com Pereira, a sinalização de acesso secundário ao local será instalada nesta quarta (18) – 24 depois da demolição da ponte. “Vamos colocar as placas e informar amanhã, é o jeito”, destaca o secretário de Segurança.

Como fica o acesso: veículos leves devem trafegar pela Barão do Cerro Largo até o bairro Boa Vista; veículos pesados  terão passagem pelo Corredor dos Papagaios na BR 290.

Relembre 

A demolição da ponte é apenas uma das etapas para a Revitalização do Arroio Regalado. A estrutura de pedra da rua Daltro Filho será substituída por uma nova ponte, com 30 metros de vão, 3m20cm de largura e duas pistas de rolamento. O objetivo é de proteger 1\4 da área urbana de Alegrete atingida por enxurradas pelo menos quatro vezes por ano. O foco é reduzir para uma enxurrada a cada 10 anos. Esta primeira etapa da revitalização compreende obras numa extensão de 2.450 metros – que começam na Avenida Braz Faraco até a ponte da Daltro Filho.

Publicidade
Comentários

Cidade

FREDERICO ANTUNES DESTINA EMENDA PARLAMENTAR A APAE ALEGRETE

Trata-se de uma Instituição beneficente de apoio, prevenção e promoção de bem estar às Pessoas com Deficiência e do Transtorno do Espectro Autista (TEA).

 

Na quarta-feira (2/4), Dia Mundial de Conscientização do Autismo, a SJCDH firmou um termo de colaboração destinando recursos de emenda parlamentar, do Deputado Estadual Frederico Antunes, para a APAE Alegrete/RS. 

No total, foram direcionados R$ 75 mil para a Associação. Os recursos serão aplicados na contratação de serviços e multiprofissionais, como neuropsicopedagoga, psicólogo, assistente social, entre outros. A entidade atende em média 426 pessoas.

“É o nosso reconhecimento ao trabalho de excelência que é realizado pela nossa APAE Alegrete, que é uma referência regional”, destacou Frederico.

As Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais são instituições que prestam serviços educacionais e de apoio às pessoas com deficiência intelectual ou múltipla. No total, existem 206 APAEs no Rio Grande do Sul.

O secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Fabrício Peruchin; o Deputado Estadual, Frederico Antunes e a diretora-administrativa da Federação das APAEs do Rio Grande do Sul (FEAPAES), Lúcia Centena, participaram do ato de assinatura no Centro Administrativo do Estado (CAFF).

📸 Cristiano Guerra

Continue lendo

Cidade

Obra particular rompe rede e cinco bairros estão sem água.

Obra particular rompe rede de água, e abastecimento em cinco bairros deve retornar durante a madrugada

Uma obra particular rompeu uma rede de água na Rua Olegário Vitor Antônio José de Vargas, em Alegrete, na noite desta quarta-feira, 26, e o abastecimento foi interrompido na região da Coxilha e nos bairros Fronteira Oeste, Maria do Carmo, Novo Lar e Vila Inês.

A Corsan está realizando o reparos, com previsão de que o retorno do fornecimento de água ocorra durante a madrugada desta quinta-feira, 27, de forma gradual.

Para mais informações, podem ser usados os canais de relacionamento da Corsan com o cliente: app Corsan, site www.corsan.com.br (na Unidade de Atendimento Virtual), WhatsApp (51) 99704-6644 e ligações gratuitas pelo 0800.646.6444.

A Corsan está permanentemente disponível nesses canais e recomenda que a população utilize esses meios de contato com a Companhia para solicitações, pedidos de informação ou para fazer comunicados. Isso agiliza a tomada de providências e a mobilização das equipes de serviço.

Continue lendo

Cidade

MP consegue condenar a 30 anos autor de feminicídio em Alegrete

Após denúncia do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), o Tribunal do Júri em Alegrete condenou nesta terça-feira, 25 de março, a 30 anos de reclusão, homem que agrediu sua companheira até a morte no ano de 2023.

Na madrugada do dia 20 de novembro, após uma discussão com a companheira, o denunciado a espancou com diversos golpes pela cabeça e pelo corpo, fugindo logo após e deixando a vítima inconsciente e agonizando por horas, até ser encontrada por uma vizinha e socorrida pelo SAMU.

A mulher foi encaminhada ao hospital, mas não resistiu à gravidade dos ferimentos, indo a óbito no dia seguinte.

O crime foi praticado por meio cruel, uma vez que o denunciado agiu com brutalidade desmedida ao espancar a vítima na região da cabeça, o que acarretou fratura do crânio e hemorragia cerebral, causando-lhe sofrimento desnecessário, e por razões da condição de sexo feminino (feminicídio).

“Os jurados foram chamados à responsabilidade de encerrar esse ciclo de violência em que a vítima se encontrava, garantindo a punição do responsável, e, ao acolher integralmente o pedido do Ministério Público, indicaram que a sociedade não tem mais nenhuma tolerância com a violência contra as mulheres”, destacou a promotora de Justiça Maura Lelis Guimarães Goulart, que atuou em plenário.

O juiz determinou a imediata execução da pena do condenado, que respondeu preso a todo o processo, e fixou indenização mínima de 30 salários mínimos em favor dos familiares da vítima, a título de reparação pelos danos morais provocados pelo crime.

Continue lendo

Popular