Contato

Educação

Abertura da Formação do PNAIC reúne professores da rede de ensino municipal e estadual

A Prefeitura de Alegrete, através da Secretaria de Educação e Cultura, promoveu na noite de quarta-feira (11), a solenidade de abertura da formação do Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa – PNAIC.

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal e solidário assumido pelos governos Federal, do Distrito Federal, dos Estados e dos Municípios, desde 2012, para atender à Meta 5 do Plano Nacional da Educação (PNE), que estabelece a obrigatoriedade de “Alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o 3º (terceiro) ano do ensino fundamental.

“É uma satisfação ter esse auditório lotado de professores em busca de formação. Sabemos das dificuldades dos professores, que muitas vezes tem uma jornada tripla para atenderem seus alunos e sua família, mas acredito que temos muito oferecer para a formação de nossos estudantes e acredito na capacidade de cada um de vocês. Desejo que todos aproveitem esta oportunidade e tenham uma excelente caminhada nesta formação. ”, destacou a Prefeita Cleni Paz da Silva.

“É muito bom ver este auditório lotado, sabendo das dificuldades que todos nós professores enfrentamos e mesmo assim vejo muitos aqui com sorriso no rosto, já pensando nas informações e atividades que poderemos planejar para levar aos nossos alunos. Representando a Coordenadoria de Educação, desejo que todos aproveitem essa formação e estaremos juntos realizando essa formação em rede. ”, destacou Madeneli Trindade, representando a 10ª Coordenadoria de Educação.

“Quando professores, nós estamos aprendendo sempre e como ser humano estamos nos construindo e nos reconstruindo. Nesse reconstruir, certamente a proposta do PNAIC coloca no centro dois atores principais, educador e o aluno, ambos em processo de aprendizagem e este processo de troca é o que o PNAIC proporciona como uma forma de crescimento. O PNAIC é uma aposta do governo federal para atender as metas do plano nacional de educação, como uma das formas que nós temos de propiciar aos educadores uma formação. Por outro lado o ator aluno, que é a razão de ser enquanto professores, nos desperta a importância do nosso papel dentro da sala de aula, de educar para humanizar e desenvolver as mentes de nossos alunos, apesar de todas as dificuldades que nós sabemos que existem em nossa profissão. Nesta caminhada, acredito no grupo coordenado pela professora Jane, através dessa experiência diferenciada em território e em rede, com uma troca entre grupos distintos, com professores da rede de ensino do estado e do município. Desejo um bom trabalho e um bom evento a todos. ”, ressaltou a Secretária de Educação e Cultura Marcia Dornelles.

A solenidade contou ainda com a manifestação da Coordenadora Regional do PNAIC, Mara Cardoso, da Coordenadora local, Jane Carvalho e da Diretora da Escola Emílio Zuñeda, Dilza Silva.  Após a solenidade, a formação continuou com a apresentação da equipe responsável pela coordenação do programa em Alegrete e início das atividades com os professores.

Participaram do encontro, que aconteceu no salão da Escola Estadual Emílio Zuñeda, professores da educação infantil, professores do 1º ao 3º ano da educação básica da rede municipal e estadual, coordenadores pedagógicos, articuladores do Programa Novo Mais Educação das escolas Estaduais.

Publicidade
Comentários

Educação

Escola Marquês de Alegrete vence Mostra Científica com projeto sobre energia solar

Alunos dos Anos Iniciais conquistam 1º lugar em Uruguaiana com estudo focado em sustentabilidade

Em 7 de novembro, a Escola Marquês de Alegrete ganhou destaque ao conquistar o 1º lugar na Etapa Regional da Mostra Científica das Escolas Públicas Estaduais, em Uruguaiana. O projeto vencedor, “Conhecendo a Energia Solar: Aprendendo sobre sustentabilidade desde cedo”, foi desenvolvido por alunos dos Anos Iniciais, sob a orientação das professoras Clarisse Nunes e Márcia Valério. Felipe Ribeiro, Diogo Santos e Renata Pereira apresentaram uma maquete e explicaram a importância da energia solar como alternativa sustentável.

O projeto visa ensinar o conceito de energia solar aos alunos, ressaltando sua importância para o uso responsável da energia e a preservação do meio ambiente. As professoras Clarisse Nunes e Márcia Valério destacaram a necessidade de conscientizar as crianças sobre sustentabilidade e o uso consciente dos recursos naturais, considerando o aumento da população e a demanda por esses recursos. A energia solar é apresentada como uma solução vital nesse cenário.

A iniciativa busca preparar as futuras gerações para enfrentar desafios ecológicos, promovendo o conhecimento sobre tecnologias sustentáveis e a conservação ambiental. Aprender sobre energia solar desde cedo é visto como essencial para formar indivíduos conscientes e agentes de mudança para um desenvolvimento equilibrado com a natureza.

O evento, que ocorreu em Uruguaiana, reuniu projetos de várias escolas públicas estaduais da região. O trabalho da Escola Marquês de Alegrete se destacou, mostrando o empenho e a dedicação dos alunos e professores envolvidos.

Continue lendo

Educação

Escola de Alegrete brilha em mostra científica em Uruguaiana

Ecobag, Cubo Mágico e Bombas de Semente destacam-se por suas contribuições à educação e ecologia

Recentemente, Uruguaiana foi palco de uma Mostra Científica, promovida pela 10ª Coordenadoria Regional de Educação. O evento, que reuniu estudantes, professores e membros da comunidade, teve como foco a disseminação de conhecimentos em ciência, tecnologia e sustentabilidade.

Dentre os diversos projetos apresentados pela Escola Dr. Romário Araújo de Oliveira, três se destacaram por suas propostas voltadas à solução de problemas ambientais e sociais: Ecobag, Cubo Mágico e Bombas de Semente.

O projeto Ecobag, intitulado “Mais que uma ideia, uma atitude”, é uma iniciativa das professoras Catiusia Carvalho e Mariana dos Santos, juntamente com os alunos Benjamin Ramos, Isabelli Oliveira e Yasmin Palau. O objetivo é diminuir o uso de sacolas plásticas, incentivando o uso de alternativas ecológicas.

A proposta visa promover um consumo mais consciente e sustentável, reduzindo assim o impacto negativo no meio ambiente.

Por outro lado, o projeto Cubo Mágico, liderado pelo professor Giliardi Dorneles e pelos alunos Victória Alves, Lauane Lee e Manuella Dornelles, utiliza o conhecido quebra-cabeça como uma ferramenta educacional.

O foco é no desenvolvimento cognitivo e motor de crianças e jovens, através da integração de conceitos matemáticos e lógicos, além de estimular habilidades como concentração, raciocínio espacial e resolução de problemas.

Já as Bombas de Semente, sob orientação da professora Luciane Palau e com a colaboração das alunas Fernanda Linck, Manuela Cruz e Nadine Teixeira, propõem uma técnica inovadora para o reflorestamento e recuperação de áreas degradadas.

Compostas por argila, terra e sementes, essas “bombas” permitem um plantio rápido e eficaz, contribuindo significativamente para a revitalização ambiental.

 

Continue lendo

Educação

Alunos promovem conscientização ambiental com jogos recicláveis

Estudantes da EMEB Saint Pastous criam atividades educativas usando materiais reutilizados para ensinar sobre sustentabilidade

Alunos da EMEB Saint Pastous, na Zona Leste, realizaram uma atividade de conscientização sobre reciclagem e cuidado ambiental em 08 de novembro de 2024. Estudantes dos 8º e 9º anos do ensino fundamental desenvolveram jogos educativos com materiais recicláveis para os alunos dos anos iniciais.

A professora de educação física Márcia Viana coordenou o projeto, visando promover aprendizado lúdico e enfatizar a importância da sustentabilidade.

Os jogos, criados a partir de garrafas PET, caixas de papelão e tampas plásticas, incluíram atividades como jogo da memória, pebolim e basquete. Essas atividades não só proporcionaram diversão, mas também educaram sobre práticas sustentáveis.

Márcia Viana destacou a ação como uma oportunidade de aprendizado diferenciado, reforçando a colaboração e os valores de sustentabilidade entre os estudantes de diferentes faixas etárias. “A iniciativa uniu conscientização ambiental e integração entre as turmas”, afirmou.

Através dessa experiência, os alunos mais velhos demonstraram como reutilizar materiais descartáveis em recursos pedagógicos, incentivando reflexões sobre consumo e descarte responsáveis.

O projeto exemplifica a integração da educação ambiental ao currículo escolar de forma interativa, aumentando a conscientização sobre questões ambientais.

 

Continue lendo

Facebook

Previsão do tempo

 

 

Popular