Contato

Política

O criador da Lei fora da lei é reconduzido à Procuradoria

Jesse e Luciano bancam o retorno de Paulo Faraco ao paço municipal. Sua passagem na Procuradoria turbinou o ganho dos advogados do setor e ele é o autor da 078/2023, a Lei que previa um rombo de R$ 10 milhões

 

Conforme o EQ e o canal Jornal Em Questão já havia adiantado há mais de uma semana, hoje foi confirmado Paulo Faraco, como novo Procurador Geral do Município.

 

Um anúncio burocrático feito pelo prefeito eleito Jesse Trindade acompanhado do vice Luciano Belmonte.

Jesse ressaltou que Faraco, juntamente com Luciano, reestruturaram à Procuradoria. O que aconteceu é que todos advogados lotados na pasta pasaram à gozar do status de procuradores, apesar de não estar previsto no concurso.

Com isto, o ganho com honorários de sucumbência turbinou esta carreira, que passou a ser uma das mais bem remuneradas do fincionalismo.

Quanto aos serviços prestados por Paulo Faraco na gestão de Márcio Amaral, ficou notabilizado por redigir uma Lei a quatro mãos com o Sindicato dos Municipários, a 078/2023, que rendeu uma CPI, foi considerada ilegal pelo Tribunal de Justiça/RS e arranhou à reputação de seu conhecimento jurídico.

Pelo tom elogioso de Jesse Trindade neste anúncio, tais atributos e performance profissional de Paulo Faraco justificam sua recondução à pasta que é guardiã da Lei  e da segurança jurídica na administração municipal.

Paulo de Tarso Pereira, atua na área desde o final da década de 1970. Alegretense, formado na UFSM, já trabalhou nas maiores empresas do Sul, como Correio do Povo, RBS, A Notícia e JSC, bem como foi coordenador do Canal Rural e editor na Record/SP. A retornar para Alegrete, na virada do ano 2000, fundou o jornal EQ, e hoje é o jornalista responsável por todas as plataformas, que inclui site, redes sociais e edição on line do EQ.

Publicidade
Comentários

Política

Jesse se emociona ao falar da infância difícil durante a posse como Prefeito

Jesse faz juramento como novo Prefeito de Alegrete. Aproveita para abrir seu coração em pronunciamento cheio de lembranças emocionadas e sonhos desde adolescente

Jesse Trindade, aos 40 anos, toma posse como Prefeito de Alegrete. Se compara à Oswaldo Aranha, revela que várias pessoas indicavam premonitoriamente que ele seria Prefeito, e choromingou emocionado sobre o fato de ter sido acolhido como bebê adotivo num lar amoroso o que o influenciou até hoje.

 

Não por acaso, adiou este pronunciamento ao longo da vida, segundo disse na tribuna do Legislativo.

Aproveitou nesta retrospectiva, para dizer que exerceu a função de oficial temporário do Exército, que se formou em administração e lecionou na Urcamp, que trabalhou na Prefeitura como CC ( não tocou no delicado tema da contraração como arquiteto fake) e que depois transitou no CEA, Câmara de Vereadores, Secretário, vice e que sua meteórica trajetória consolidou a previsão de um antigo colega de quartel, que cravou que ele seria prefeito de Alegrete.

Ressaltou a importância da esposa, dos filhos e de dois colaboradores, fiéis escudeiros, desde sua ascenção à Secretário do governo Cleni Paz.

Citou as dificuldades que teve de superar ao longo da vida, do fato de ter estudado no Colégio Emílio Zuñeda, que tem duas irmãs e que buscará honrar a oportunidade confiada pelo MDB.

No final, disse que juntamente com seu vice, Luciano Belmonte, nos próximos dias terão que montar o restante da equipe de Governo. 

Depois disto reuniu o novo secretariado, CCs, familiares e gente ainda atrás de boquinhas, num showmício no Centro Cultural para ser coroado publicamente, Prefeito de Alegrete pelos próximos quatro anos.

Conforme o EQ adiantou na edição de terça-feira, o secretariado foi fechado, só na segunda-feira, com a indicação de Daniela Dominguez, na Assistência Social. Antes dela, todos os nomes sondados exigiam uma sindicância da gestão anterior. Esta situação não estava contemplada no modelo de gestão de Jesse/Luciano.

 

Continue lendo

Política

Cléo Trindade lidera nova Mesa Diretora da Câmara de Alegrete

Vitória da Chapa 1, por estreita margem, destaca equilíbrio de forças e promessa de trabalho conjunto

No primeiro dia do ano de 2025 (1º de janeiro de 2025), Alegrete presenciou a posse dos novos membros eleitos para a gestão 2025-2028, um marco para o início de um novo ciclo político na cidade.

 

A cerimônia de posse incluiu 15 vereadores, o prefeito Jesse Trindade e o vice-prefeito Luciano Belmonte. Após esse evento, a atenção se voltou para a eleição da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores, presidida pela vereadora Carol Figueiredo, a mais votada, e com João Monteiro como secretário.

A disputa entre a Chapa 1, liderada por Cléo Trindade do MDB, e a Chapa 2, por Jaime Duarte do Republicanos, destacou a diversidade de ideias e projetos políticos.

A Chapa 1 venceu com oito votos, enquanto a Chapa 2 obteve sete, evidenciando um equilíbrio de forças e a presença de uma oposição ativa. A nova Mesa Diretora para o biênio 2025-2026 é composta por Cléo Trindade como presidente, Paulo Berquó do PT como vice-presidente, Firmina Soares do PDT como primeira secretária e Gilmar Martins do PCDB como segundo secretário.

Cléo Trindade, ao expressar sua gratidão pela vitória, destacou a responsabilidade de sua posição: “me sinto muito feliz, com muita responsabilidade. Agradeço aos oito que votaram em mim. Tenho certeza que vamos trabalhar para o Alegrete.”

 

Continue lendo

Política

Sérgio Prates é o novo Secretário de Administração em governo do MDB e PP

Sérgio Prates é o A nomeação de Prates, técnico em ascensão, sinaliza a direção política e administrativa do novo governo municipal

Nesta segunda-feira à noite, o prefeito eleito pelo MDB, Jesse Trindade, e seu vice do PP, Luciano Belmonte, anunciaram Sérgio Prates como o novo Secretário de Administração, a partir de janeiro.

Sérgio, atual diretor geral da Câmara de Vereadores e com forte ligação ao PP local, é visto como um técnico competente e em ascensão. Sua nomeação já era esperada e foi um dos primeiros nomes que p EQ cravou.

O prefeito Jesse tem confirmado às informações que o jornalista Paulo de Tarso tem antecipado, tanto na Página 2, da ediçãp on line, quanto no podcast Repórter Em Questão, nova referência na cobertura do noticiário político de Alegrete.

Esses primeiros passos na formação da equipe do novo governo municipal, refletem a busca por perfis técnicos e políticos alinhados aos projetos de gestão de Trindade e Belmonte.

Detalhes sobre futuras nomeações ou políticas específicas ainda não foram divulgados oficialmente.

QUEM DEVERÁ COMANDAR A AGRICULTURA

 

 

Gabriela Borges Weiler, 36 anos, graduada em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria UFSM/RS, mestranda em Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal de Pelotas- Ufpel/RS, servidora pública, atua como Diretora de extensão Rural na Secretaria de Agricultura,Pecuária e Desenvolvimento Rural, onde desenvolve seu trabalho desde 2013, atuando como incentivadora na propagação de novas atividades no município como a olivicultura e a vitivinicultura além de fomento de programas desenvolvidos pela Secretaria de agricultura dentro das mais diversas áreas do setor produtivo.

Continue lendo

Popular