Contato

Manchete

Papa Francisco nomeia Dom Jaime Spengler cardeal em cerimônia no Vaticano

 Arcebispo de Porto Alegre é um dos 21 novos cardeais, marcando esforço do Papa em diversificar geograficamente o Colégio

Dom Jaime Spengler, arcebispo de Porto Alegre, foi empossado como cardeal em uma cerimônia na Basílica de São Pedro, no Vaticano, nesta 3ª feira (07 de dezembro de 2024).

A nomeação pelo papa Francisco insere dom Jaime entre os 21 novos cardeais, destacando-se como um dos cinco latino-americanos selecionados.

A cerimônia ocorreu no Vaticano e marcou a inclusão de dom Jaime no Colégio de Cardeais, ampliando a representatividade brasileira nesse grupo influente da Igreja Católica. Com essa nomeação, o Brasil agora tem oito cardeais, sete dos quais estão aptos a votar em um futuro conclave.

A escolha de dom Jaime, que é o atual presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e do Conselho Episcopal da América Latina e do Caribe (Celam), reflete o esforço do papa Francisco em diversificar geograficamente o Colégio de Cardeais.

Desde o início de seu pontificado, o papa tem buscado aumentar a representatividade de cardeais de regiões como Ásia, África e América do Sul, enquanto reduz a proporção de cardeais europeus, especialmente italianos. Atualmente, os cardeais provêm de 94 países diferentes, totalizando 253 membros.

Nascido em Gaspar, Santa Catarina, dom Jaime entrou para a Ordem dos Frades Menores em 1982 e foi ordenado sacerdote em 1990.

Sua nomeação como bispo auxiliar ocorreu em 2010, e em 2013, assumiu como arcebispo de Porto Alegre. Sua liderança na CNBB e no Celam tem sido notável, especialmente nas discussões sobre temas contemporâneos da Igreja, como o celibato clerical.

Dom Jaime expressou surpresa e humildade ao ser nomeado cardeal. Em entrevista, ele relembrou o momento em que soube da nomeação, quando seu celular recebeu muitas mensagens de felicitações.

Ele foi informado sobre sua inclusão pelo papa durante a oração do Angelus. Dom Jaime vê sua nomeação como um chamado para servir à Igreja e confirmar sua adesão a Cristo, auxiliando no ministério do Bispo de Roma.

 

Publicidade
Comentários

Manchete

EXERCITO APOIA DEFESA CIVIL NO INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA

Guarnição Federal de Alegrete apoia a Defesa Civil de Alegrete na recuperação do Instituto Federal Farroupilha que foi afetado com o vendaval que ocorreu dia 08 de maio de 2025.

Militares das Unidades de Alegrete estão no Instituto Federal Farroupilha apoiando na recuperação para que com o menor tempo possível possa haver o retorno as aulas.

A Defesa Civil de Alegrete tem seu expediente de segunda e sexta-feira das 07:30 as 13:30 horas e está localizada na Praça Getúlio Vargas, 409, Centro – Prefeitura Municipal de Alegrete.
Telefones de contato – 3120-1065 , 991589544, 999566385.

 

Continue lendo

Manchete

Quatro traficantes pegam entre 25 e 29 anos de prisão cada um

Quatro acusados, três homens e uma mulher, foram condenados pelos crimes de tráfico de drogas e associação criminosa, conforme decisão do Juiz de Direito Rafael Echevarria Borba, da Vara Criminal da Comarca de Alegrete. As penas variam de 25 a 29 anos e seis meses de prisão, em regime inicial fechado.

A sentença, assinada neste domingo (11/5), acolhe parcialmente denúncia do Ministério Público Estadual, apontando que o grupo agiu em conjunto para realizar o transporte de 135 tijolos (cerca de 143 kg) de cocaína em meio a uma carga de arroz, em operação com origem em cidades da Fronteira Oeste gaúcha e destino à Região Metropolitana de Porto Alegre.

A droga, localizada e apreendida na passagem pela Unidade Operacional da Polícia Rodoviária Federal de Alegrete, em 6/8/24, no km 587 da BR 290, foi avaliada em mais de R$ 20 milhões.

Ainda de acordo com a denúncia, a atuação dos réus na região da fronteira fazia parte das atividades de facção da capital gaúcha, incluindo a organização do transporte intermunicipal de drogas (ligação da rota Uruguaiana-Itaqui-Alegrete com a Região Metropolitana).

Em operações policiais de investigação sobre o caso, foram encontradas drogas armazenadas em locais na cidade de Itaqui, e automóveis foram apreendidos.

Os quatro réus foram também acusados pela prática do crime de colaboração como informante, mas absolvidos, conforme o julgador, por esse crime não ser punido de forma autônoma por quem faz parte da associação criminosa e participa do tráfico de drogas.

Todos seguirão presos e não poderão recorrer da sentença em liberdade. Uma quinta pessoa denunciada foi absolvida de todos os crimes.

Na decisão, o magistrado considerou para elevação do tempo de pena a natureza da droga, de “alto potencial lesivo” e a elevada quantidade transportada.

Também citou que “a culpabilidade dos réus deve ser reconhecida como acentuada, considerando a premeditação com o transporte intermunicipal de drogas pela associação com a simulação de transporte regular de carga de arroz e, ainda, em concurso de agentes”, bem como por envolver criança e adolescente no transporte das drogas nos carros batedores, a fim de ludibriar a atuação policial, disse o Juiz Rafael Echevarria Borba.

Cabe recurso da decisão.

Continue lendo

Manchete

Defesa Civil atualiza o listão de prejuízos do pós-vendaval

 

Alegrete, 09 de maio de 2025 – 18h00 – O município de Alegrete foi fortemente atingido por um evento climático adverso, caracterizado por vendaval e chuvas intensas, resultando em enxurradas e diversos prejuízos.

O boletim mais recente da Defesa Civil de Alegrete, divulgado nesta quinta-feira, detalha as ocorrências e as ações em andamento.

Principais Danos e Áreas Afetadas:

 

Estruturas importantes sofreram destelhamento, incluindo o Instituto Federal Farroupilha (IFFAR) – Campus Alegrete, o Polo do Jacaqua e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Alegrete. Além disso, residências em diversas áreas do município registraram destelhamentos e alagamentos.

A abrangência dos desastres é vasta, com registros de ocorrências nos bairros: Dr. Romário, Ayrton Senna 1, Nossa Senhora da Conceição, Anita Garibaldi, Maria do Carmo, Segabinase, Macedo, Vera Cruz, Prado, Vila Nova, Canudos, Rui Ramos, Vila Izabel, São João, Medianeira, Tancredo Neves, Centenário, Ibirapuitã, Promorrar, Bairro Assunção, Restinga, Porto dos Aguateiros e Rincão do 29.

Impacto na População:

A Defesa Civil estima que 120 pessoas e 25 famílias foram diretamente atingidas pelos eventos climáticos. Apesar dos danos, não há registro de famílias ou pessoas desabrigadas no momento. No entanto, 150 alunos residentes nos alojamentos do IFFAR precisaram ser realocados, caracterizando-se como pessoas desalojadas.

Outras situações de impacto incluem:

* Cinco famílias que ficaram ilhadas na localidade de São João, no interior do município.
* O IFFAR teve cerca de 1.500 alunos e 200 servidores afetados pela situação.
* No Polo Jacaqua, 47 alunos e 15 servidores foram impactados.

Resposta e Serviços Realizados:

Uma força-tarefa conjunta, composta pela Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Secretaria da Agricultura, Secretaria de Infraestrutura, Parque de Máquinas, Secretaria de Desenvolvimento Social, Gabinete do Prefeito, Guarda Municipal, Secretaria de Segurança e Setor de Iluminação Pública, está atuando intensamente.

Os serviços prestados incluem corte de árvores, vistorias em áreas afetadas e a entrega e colocação de lonas para a população atingida. Equipes da Prefeitura Municipal também estiveram levando atendimento a famílias que tiveram suas casas destelhadas no interior do município, nas regiões do Passo Novo e KM 29.

Situação do Rio Ibirapuitã:

O nível do Rio Ibirapuitã foi registrado em 7,63 metros às 18h00, estando em cota de atenção (que se inicia em 7,50 metros). A cota de alerta é de 8,50 metros e a cota de inundação é de 9,70 metros. O acumulado de chuva do período não foi detalhado no boletim.

Contatos para Informações e Ajuda:
A Defesa Civil de Alegrete pode ser contatada pelos telefones:
* (55) 3120-1065
* (55) 99158-9544
* (55) 99956-6385

A população é orientada a manter-se informada e seguir as recomendações das autoridades para garantir a segurança.

Continue lendo

Popular