Cidade
Sem habilitação, motorista faz manobra arriscada, capota e fere crianças
Motorista sem habilitação tenta economizar combustível com técnica perigosa, resultando em acidente na Avenida Tiaraju. O acidente deixou passageira ferida após tentativa de economia de combustível
Um veículo tombou na Avenida Tiaraju, Zona Leste de Alegrete, em 30.out.2024, após uma manobra arriscada do motorista. O incidente ocorreu quando o condutor, sem habilitação, tentou economizar combustível desengatando o veículo e desligando a chave, o que levou ao travamento da direção.
O acidente aconteceu enquanto o motorista, um homem de 57 anos, dirigia em direção ao centro da cidade. O Ford Fiesta subiu na calçada, colidiu contra uma mureta e a tela da Secretaria de Agricultura, resultando em seu tombamento.
Além do motorista, estavam no carro sua filha, que relatou dores no pé e foi encaminhada para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) devido à sua condição de hipertensa, e duas crianças, netas do condutor, que não sofreram ferimentos.
O acidente mobilizou o Corpo de Bombeiros, a Guarda Municipal e a Brigada Militar. A identidade da passageira ferida foi inicialmente confundida, mas confirmada posteriormente como sendo a filha do motorista pela Brigada Militar.
O veículo sofreu danos significativos, e o motorista foi autuado pela Brigada Militar pela falta de habilitação e pela gravidade da situação.
IMPORTANTE SABER…
Este evento destaca os riscos de práticas inadequadas de condução, como desengatar o veículo e desligar a chave em movimento, uma tentativa de economizar combustível que pode ter consequências perigosas.
A falta de habilitação do motorista adiciona preocupação ao incidente, ressaltando a importância de seguir as regulamentações de trânsito e possuir a devida autorização para dirigir.
A educação sobre práticas seguras de condução e a conscientização sobre os perigos de manobras arriscadas são fundamentais para prevenir acidentes e garantir a segurança de todos nas vias.
Cidade
Segurança pública de Alegrete une forças contra o câncer de mama e violência
Palestras e demonstrações de defesa pessoal marcam evento de conscientização com apoio do GABM e autoridades locais
Um evento voltado para a conscientização sobre o câncer de mama e a violência doméstica reuniu mulheres da segurança pública e convidadas no salão social do Corpo de Bombeiros na segunda-feira, 28 de outubro (28.out.2023).
A iniciativa, coordenada pela Capitã Amanda Cavalcanti Mello de Paula do 1º Batalhão de Policiamento de Área de Fronteira (1º BPAF), contou com a participação de figuras importantes como o Capitão Marques, da Patrulha Maria da Penha, e o Capitão Lançanova, comandante de Alegrete. O Grupo de Apoio à Brigada Militar (GABM), liderado por Vanessa Moraes, também apoiou o evento.
A programação incluiu palestras sobre saúde feminina, com ênfase na prevenção e tratamento do câncer de mama. Maria de Fátima Castro Mulazzani, da 10ª Coordenadoria Regional de Saúde, destacou a importância do diagnóstico precoce. “Não é o câncer que mata, e sim o diagnóstico tardio,” afirmou, ressaltando a maior chance de cura quando a doença é identificada cedo.
Além da saúde, o evento abordou a defesa pessoal com uma demonstração pela soldado Borges do Exército Brasileiro. A soldado Elizabeth Yuri Matsuki, instrutora do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), e a nutricionista Camila Nogueira Marques contribuíram com informações sobre saúde, condicionamento físico e cuidado mental.
Cidade
QUEDA DA MARQUISE. Sobrosa disse que erro foi coletivo e assume sua responsabilidade
Uma marquise caiu de um prédio, no centro de Alegrete, nesta madrugada, por volta da 1h30. O prédio construído pela Construtora Sotrin. Ninguém saiu ferido. O prejuízo é de grande monta. No local, rua Vasco Alves, esquina com a General Sampaio, funcionam várias lojas.
https://www.youtube.com/watch?v=jZPWWGyWeqk&t=12s
O engenheiro dono da construtora, Jorge Sobrosa, disse que desde o início da madrugada está no local. Sobrosa afirmou que não houve abalo na estrutura do prédio e nem da garagem. A marquise era fixada no piso da garagem e cedeu. Jorge Sobrosa, avalia que houve erro coletivo e que como engenheiro assumia a responsabilidade sobre a queda.
Ao mesmo tempo agradeceu à Deus em não ter havido nenhuma vítima.
Durante toda a manhã houve trabalho de rescaldo e o trânsito fpi interrompido na quadra onde está edificado o prédio.
O prédio tinha dois conjuntos de marquises. A superior é que tombou. Os operários fizeram escoras para as partes que resistiram nas marquises de baixo, que fixavam às placas das lojas, porque no trabalho de restauro, a marquise ainda suspensa deverá ser arrancada da parede.
Os estabelecimentos comerciais não funcionam nesta segunda-feira. O trabalho de rescaldo vai continuar, tanto pra intervenção de retirada do que não tombou, quanto da marquise fixada na rua General Sampaio, que está parcialmente avariada.
Cidade
Pavimentação urbana em debate no CEA
Especialistas discutem técnicas e materiais sustentáveis para pavimentação, com destaque para a palestra do engenheiro Luciano Pivoto Specht
Em Alegrete, um evento relevante para o setor de engenharia e urbanismo ocorreu em 25 de outubro de 2024, reunindo especialistas e interessados para discutir sobre pavimentação. A Construtora Alegretense organizou a palestra no Centro Empresarial de Alegrete, destacando-se pela participação do engenheiro Luciano Pivoto Specht. Specht, com pós-doutorado na França, doutorado pela UFRGS e professor na UFSM, abordou temas de engenharia civil, focando em pavimentações, geotecnia e transportes.
O evento contou com a presença de engenheiros, membros da UNIPAMPA, professores e estudantes de engenharia civil, técnicos da prefeitura, a secretária de Planejamento Érica Vargas, o presidente da Câmara Municipal, Moisés Fontoura, e o prefeito eleito Jesse Trindade Santos. Luiz Henrique, diretor da Construtora Alegretense, conduziu a conversa, onde Specht realizou uma análise sobre os diversos tipos de pavimentos.
Specht destacou a necessidade de pavimentos duráveis e impermeáveis, criticando a prática de operação tapa-buracos e enfatizando a importância de planejamento hidrológico.
Ao discutir as vantagens e desvantagens do uso de asfalto e blocos intertravados, apontou o asfalto como uma opção vantajosa pela facilidade de manutenção e melhoria contínua. Além disso, ressaltou a escolha de materiais de pavimentação que minimizem o impacto ambiental.
DESMISTIFICANDO PAVIMENTOS
VERDADE OU MITO?
1) O pavimento intertravado em blocos de concreto, é mais barato do que o pavimento em CBUQ, pois
não precisa da execução de camadas de Sub-base e Base.
R:É mito! O pavimento intertravado, corretamente dimensionado pelo seu projetista, possuirá as
mesmas camadas de estrutura que o pavimento em CBUQ, ou seja, as mesmas camadas de
subbase em macadame e base de brita graduada simples, do contrário, ambos os pavimentos
apresentarão patologias. O que ocorre é que, comumente, os 2 tipos de pavimentos são comparados
de maneira equivocada, atrelando ao pavimento asfáltico o custo das camadas de subbase e base,
mas não fazendoomesmo para o pavimento em Bloco Intertravado e, portanto, passandoa falsa
ideia do pavimento em bloco ser mais barato.
2) O Pavimento Intertravado auxilia na drenagem da Pista, pois é mais permeável.
R: É Mito. O último lugar onde se quer a presença de água, é sob o pavimento, pois a presença de
água abaixo do pavimento ocasionará a perda da capacidade de suporte da estrutura do pavimento,
logo, se o pavimento intertravado fosse significativamente permeável, a ponto de auxiliar a drenagem
urbana, ele implodiria!!! Justamente para evitar a presença de água sob o pavimento em bloco
intertravado, é tão importante caprichar na declividade e na drenagem deste tipo de pavimento, pois
quandoa drenagem da pista é negligenciada e a água penetra no pavimento, ocorrem os
afundamentos que, por vezes, vemos neste tipo de pavimento!!
SEÇÕES TIPO DOs PAVIMENTOS EM CBUQE PAVER:
Seção Tipo
Pavimento em CBUQ
6 cm CBUQ (ASFALTO)
15 cm Brita Graduada Simples
15 cm Macadame
Seção Tipo
Pavimento INTERTRAVADO- PAVER
8 a 10 cm Bloco (PAVER)
5 cm Colchão de Areia
15 cm – Brita Graduada Simples
15 cm Macadame
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